sexta-feira, setembro 23, 2005

A toda a linha???

Foi com um sorriso nos lábios que lemos, como sempre fazemos, o Notícias do Paiva. A sua análise política é, deveras, fascinante.
"A pouco mais de um mês para o veredicto final e sem que o povo tenha sido chamado a decidir, existe já um vencedor a toda a linha: o PPD/PSD(...)"
Esta afirmação é um primor. É um facto que vem posteriormente justificada, naturalmente com a opinião do autor, e não do jornalista pois este não pode nem deve emitir considerações de tendência.
Porque conhecemos o jornalista, sabemos que é pessoa séria e dedicada. Como todos nós não é perfeito.
Tendo emitido a sua opinião pessoal é também criticável e não nos vai levar a mal por isso.
Não podemos concordar minimamente com o que se escreve nos artigos relativos às Autárquicas 2005.
O PSd é vencedor (mesmo que perca) por ter um militante do PSD e o PS por não ter um socialista.
E porque não o PSD é já um derrotado por não ter conseguido congregar os esforços de todos os seus militantes numa candidatura consensual, principalmente numa altura em que tentam ser uma alternativa credível?
Poder-se-ia ter posto a questão nestes termos. Não se pôs, naturalmente.
Se bem nos recordamos a decisão, mais do que acertada, de escolher o Dr. Morgado para prosseguir o incomparável trabalho dos últimos 8 anos (há quem se esqueça que nunca o Concelho tanto se desenvolveu) foi tomada por grande parte das pessoas que tomaram a decisão de escolher o Eng. Diogo à 4 anos.
Naturalmente não foi por todos, como nunca é.
E o incrível é que a escolha foi consensual. Estariam todos malucos? Não cremos.
A escolha foi consensual por se reconhecer no Dr. MOrgado a pessoa certa para enfrentar os desafios do futuro, para continuar na senda do progresso.
Depois também vêm com a questão de não ser só o Dr. Morgado como PSd, mas também mais um que está na lista e que será, se tudo correr bem, um dos próximos vereadores.
O Paulo Loureiro (sim, porque nós não tememos chamar pelos nomes) sempre esteve com o projecto de desenvolvimento para o Concelho. Quem foi o mandatário da Juventude à 8 anos? E à 4? Sim.... e foi mandatário da juventude do PS. E acrescentamos... um óptimo mandatário.
Os socialistas sabem reconhecer a qualidade das pessoas, não ficam agarrados a cartões de militância, nem têm de ficar.
A evolução do País e do Mundo leva-nos para uma maior proliferação de candidatos independentes, listas independentes e não vem daí mal ao Mundo.
O Dr. MOrgado assumiu, como tinha de o fazer, a sua proveniência política, sem pejo nem medo de ser atacado por isso.
Como também assumiu que só com o Partido Socialista seria possível desenvolver o Concelho. porquê?
O PSD esteve no poder, o CDS/PP esteve no poder, o PS esteve no poder... a comparação é fácil de fazer. Coincidência? Não cremos.
Só com o Partido Socialista este Concelho atingiu níveis de desenvolvimento comparáveis com os melhores índices nacionais, só com o PS podemos orgulhosamente mostrar o nosso Concelho a quem passa, só com o PS será possível continuar o óptimo trabalho e catapultar o Concelho para níveis de ainda maior qualidade.
Por tudo isto, toda a linha que se fala no jornal é torta, e o candidato do PSD nem sequer escreve direito.
Para finalizar apenas dizer que mesmo que perca é vencedor o PSd como se refere, pois bem, que o seja. Nós cá estamos para vencer nas urnas pois é aí que o povo tem voz, não no jornal. É o Povo quem decide. É o Povo quem vai apostar numa Nova Dinâmica com a mesma Força.

9 comentários:

Anónimo disse...

You have a awesome blog!

I've got a natural male enhancement site. It's about natural male enhancement related info.

Come see when you can..

Anónimo disse...

Hi, Interresting blog! You can bet I'll be checking back in on it.

I have a internet web site hosting, site. It pretty much covers internet web site hosting, related stuff.

Come take a peak if you get a chance!

Anónimo disse...

Olá meninos !!!
Perdoem-me a indelicadeza se algum de vós já passou dos trinta e ao mesmo tempo desculpem-me pela intromissão num espaço que sendo vosso me permite fazer exactamente aquilo que vocês fizeram - comentar uma crónica do Notícias do Paiva, contrapondo um comentário ao vosso blog.

Com certeza, que a vossa intenção não foi confrontar-me com uma mentira porque ela não existe, do mesmo modo que creio concordarem que lendo o Notícias do Paiva com um sorriso é bem melhor do que fazendo caretas ou admitir sinais de enjoo como o faziam muitos pseudo políticos do concelho de Vila Nova de Paiva há vinte e um anos atrás.

A vossa reacção, naquilo que entendo como negativo, porque concordo em larga escala com o que é dito, nomeadamente quando se fala do desenvolvimento operado nos últimos oito anos, é fruto da vossa jovialidade, (espero que não haja nenhum velho caduco, como eu, nesta história); daqueles que de vez em quando vos pagam um sumo, abrem os cordões à bolsa para financiar as vossas actividades, mas que exigem por troca, fidelidade e trabalho de rua.
Outros, não se contentam com sumos e pretendem um emprego. Mas cautela, porque as vagas estão todas ocupadas.

A minha experiência, neste aspecto é fundamental. Tenho mais anos de politica do que a maior parte de vós têm de idade.

E como me parece que globalmente as vossas queixas não passam de espirros de meninos mimados, aconselho-vos a ler de novo o artigo em questão. Talvez depois de o lerem mudem de opinião. É que, se o titulo é apelativo, como aliás fazem os bons profissionais da Comunicação Social, o conteúdo é ilucidativo, mau grado o desconforto que provavelmente causou, não a vós, mas a quem teme perder o Poder.
Confesso-vos que embora todos saibam qual é a minha cor politica, estou pouco interessado em saber quem ganha e quem perde.
Tenho as minhas convicções, não sou independente como pelos vistos, e segundo a vossa opinião, são os candidatos à Câmara Municipal pelo Partido Socialista. A discussão fica para mais tarde, não no vosso blog, não no Noticias do Paiva, mas no lugar próprio, como o são por exemplo as Assembleias de Seccção, ou os Congressos Distritais e Nacionais.
Em tempos o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, afirmou em entrevista que o Partido que o elegera não era uma monarquia. Com certeza que não estava à espera que o Dr José Morgado fosse o Rei... Cordiais Saudações
Femando Bonito (Director do Noticias do Paiva)

JS Vila Nova de Paiva disse...

Já lá vai o tempo que a JS servia para pendurar cartazes!!!!

Como o Sr. Bonito tão bem sabe não há ninguém na Juventude Socialista com mais de 30 anos. Sumos???? Empregos???? Favores????? vê-se que anda afastado da vida política do nosso concelho. Todas as nossas actividades são auto-financiadas. Ninguem dentro da JS Vila Nova de Paiva, está na política em busca de nada. Acreditamos que podemos contribuir para o desenvolvimento do nosso concelho, e mais do que isso acreditamos que temos uma palavra a dizer na vida política activa do nosso concelho. Fazêmo-lo nos orgãos próprios e desenvolvemos a nossa actividade de forma independente e não nos subjugamos a ninguém, felizmente pensamos e agimos por nós. E se estivessemos à espera de recolher frutos da nossa actividade o sr. sabe muito bem que a nossa atitude deveria ser outra.
Como bom jornalista que é, informe-se sobre a Juventude Socialista, sobre o nosso percurso, e depois certamente irá verificar que está redondamente eganado quanto aos meninos!!!
Saudações jovens

Anónimo disse...

Uiii. Zangam-se as comadres....

Anónimo disse...

Um sugestão Sr. Bonito o sumo a ser que seja laranjada...e daquela concentrada que dá para o Ali Bábá e mais 40 Jotas...

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o Sr. Bonito e relembro que se fosse militante/apoiante do PS neste momento encontraria-me extremamente frustado, pois após 8 anos em que Deus veio á terra o PS não consegue arranjar um substituto. Quanto a empregos, melhor tachos estes 8 anos de Deus na Terra, falam por si.

Anónimo disse...

Um deus independente já aí havia dificuldades em araanjar um candidato viavél dentro da militancia.

Anónimo disse...

Algumas considerações de um genuíno independente político sobre esse texto,... mas leitor do Notícias do Paiva e, muito embora à distância,
interessado no que se passa no concelho:


a)Se um jornalista não tem o direito de emitir uma opinião então um político não pode ter o direito de defender ideologias políticas diferentes quando
lhe apetece ou convém. Ainda que assim fosse, o primeiro estaria a dizer o que pensa e defende, o segundo estaria a demonstrar desonestidade intelectual;
Aconselho a autor deste texto a ler um qualquer jornal diário que não seja desportivo para que não diga palermices.

b)É curioso que um jornalista não "possa nem deva emitir considerações de tendência" sobre questões políticas mas um político (presumo que o autor desse
texto o seja ou o ambicione) se permita emitir opiniões sobre jornalismo. Enfim... presunção e água benta...

c) Quando uma lista apresenta um ou dois indivíduos de outros partidos,pode tratar-se de uma valorização dessa lista.
Quando os primeiros quatro lugares da lista são preenchidos por pessoas de outros partidos então trata-se de um assalto. E de um insulto.
A conclusão é por demais evidente e é única: o PS e a JS não têm pessoas capazes para assumir os destinos do concelho.
O facto dessa lista ter sido consensual revela que todos os elementos do partido têm a mesma noção.
Assim, levanta-se uma questão: porque razão esta lista foi constituída? A JS afirma de uma forma eloquente que o seu interesse é "desenvolver o
concelho" e que, para isso, escolheram 4 fantásticos independentes com capacidade superior à deles próprios (e não o vou desmentir por desconhecer
qualquer dos intervenientes) e que o facto de serem independentes só valoriza a lista. Mas se assim é, para que serve o PS? Não teria sido mais
coerente o PS não concorrer às eleições e apoiar uma lista independente formada por esses indivíduos? O "bem" do concelho teria sido salvaguardado e
sempre se teriam poupado à humilhação auto-infligida que acontece quando alguém se proclama incompetente.
No entanto, vamos considerar que não é assim. Que os socialistas jovens e menos jovens até nem são incompetentes. Com este pressuposto,
o que poderia levar um partido a metamorfosear-se desta maneira? A única explicação lógica que encontro reside na sede de poder e no dinheiro e
influências que estão inerentes a esse poder. Porque os lugares não se esgotam nos quatro primeiros e mais vale garantir que se apresenta um candidato que
garanta um bom número de votos do que avançar com um outro que esteja derrotado à partida.

d)Mais: neste texto, o autor começa por justificar a escolha do cabeça-de-lista com base no valor da pessoa. Mais tarde afirma que só o Partido Socialista
poderá continuar o desenvolvimento do concelho. Afinal em que é que ficamos? Se o Dr.Morgado se candidatasse pelo PSD você e a JS iriam votar nele ao
invés do candidato do PS? Ou então votariam no PS ao invés de votar no candidato por todos vós (unanimemente, certo?)considerado o mais bem qualificado?
É o problema de se tentar projectar para fora uma coerência que não existe e que acaba sempre por descambar para a contradição.
Por essas e por outras é que o país e a política andam pelas ruas da amargura.

e)Gostaria de dar os meus parabéns aos responsáveis autárquicos do nosso concelho pelo muito que conseguiram fazer. Principalmente, se os compararmos
com a inépcia dos anteriores. Desconfio contudo, que foi um oásis no deserto e que agora se vai voltar à triste normalidade,
independentemente de quem venha a ganhar.

f)Gostaria ainda de dar os parabéns ao Director do Notícias do Paiva por continuar a pensar pela sua cabeça ao invés de decorar cartilhas partidárias,
mesmo que para isso tenha que criticar o partido que ajudou a criar no nosso concelho.