domingo, setembro 11, 2005

E que alternativa.....

Não é tudo pois claro, a entrevista foi muito rica em termos de perceber quão mau é o candidato sonhador. Ainda nesta "bela" parte da empresa municipal, com a incongruência já referida que afinal o panfleto não tem a ver com a realidade, como já tinhamos referido só pode ter sido copiada de outras propostas de outros concelhos muito maiores. Primeiro diz que a Câmara tem demasiados funcionários e que têm de se colocar noutras funções, uma das quais na empresa municipal. Depois diz que esta suposta empresa ia gerar emprego!!!!! Não dá para perceber o que se passa nos seus sonhos pois deve pensar que essa empresa seria para empregar 100 pessoas, ou então já prometeu mepregar 100 pessoas mas isso já são contas de outro rosário. Outra mentira vem quando diz que seria uma empresa pioneira. Nada de mais errado. É algo que já se faz no nosso Distrito por exemplo. Ah pois, mas ele não sabe, apenas se lembrou do Príncipe de Gales, é bonito. Também não sabe que se há País onde isso se faz é na Suécia, e é de lá que vêm os exemplos nesta matéria onde 20% da energia produzida vem já da biomassa. Como também não sabe que das empresas que fazem isso cá nem por isso os resultados são animadores, muito pelo contrário. Depois, a cereja em cima do bolo vem na sua grande obra. A passadeira em madeira a ligar duas praias fluviais. Essa só mesmo em sonhos, e só mesmo de quem não conhece o Rio e também pouco se importa dos benefícios que traz para a População. Ele, os seus amores e a sua ecologia deixam muito a desejar. A entrevista mostrou claramente que é um candidato sem qualidade, sem argumentos e sem boas ideias o que é normal pois inspirou-se em ideias que trazia dos anos oitenta. Deve é ter-se esquecido é que o Concelho nestes oito anos evoluiu e pretende catapultar-se para outros níveis para os quais ele não está minimamente preparado. Podem criticar o que aqui escrevemos, podem não concordar com algumas coisas ou maneira de as expor mas aqui estão factos, e verdades, podem é custar a assumir que o são. Esperamos acima de tudo que os seus apoiantes tenham mesmo ouvido atentamente para se aperceberem do flop do seu candidato. Nós por cá continuamos cada vez mais empenhados em não deixar que esse flop se transforme no pesadelo do Concelho. Hoje como sempre estamos com os pés bem assentes na terra. Os amores e os sonhos deixamo-los para quem não quer acordar.

8 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com tudo o q tá escrito. Foi mesmo muito mau, ele não vale mesmo nada.
Que desilusão.

Sergio Pereira disse...

Não sou apoiante do PSD. Porém mais uma vez não gosto da forma de como o texto foi escrito. Não escutei a entrevista, mas acho que quando se escreve algo ao se fala de um determinado assunto, é necessário existir algum conhecimento sobre o mesmo. Neste ponto o texto do blog comete algumas falhas.

As empresas municipais, na prática, foram criadas para fazerem a "máquina do município" funcionar e para "enxugar" o número de funcionários com vínculo a Câmara Municipal diminuindo assim algumas despesas. Também servem para gerir e administrar determinados serviços como por exemplo urbanismo, Água e saneamento, Serviço social, etc.
Por exemplo: Em algumas Câmaras com empresas ligadas ao urbanismo, consigo uma resposta em relação a uma licença de construção em 24 horas. Quanto tempo demora em Vila Nova de Paiva?
Além do mais, uma empresa é criada com finalidades de obter lucro e por isto, certas mordomias e regalias que os funcionários munícipais possuem são cortadas.
Não quero entrar na área da competência das pessoas, mas é muito triste quando vou a uma Câmara Municipal tratar um determinado assunto e encontro um funcionário(a) que sabe menos sobre o assunto do que eu. Ou então encontro um funcionário(a) com má vontade ou ainda sou olhado de cabo a rabo porque não sou do Concelho ou não conheço "alguém" dentro dos serviços.
Quanto a Biomassa aconselho uma maior investigação sobre o assunto.

PTM disse...

Quanto às empresas municipais apenas referimos que, primeiro: está no texto e assumimos pois é verdade, o Sr. Custódio propôs a abertura delas (as que supostamente deviam existir mas que ele não sabia que não existem) a capitais privados.
Ora, ele está um passo À frente, deve ser um visionário pois não só não deve saber como funciona uma empresa municipal como assume à partida que com ele nunca iria funcionar pois necessitaria de capitais privados.
Por outro lado nunca pode ser o objectivo de uma emrpesa municipal o lucro!!! Nunca.
O fim social da sociedade não é esse, nem poderia ser.
Existem para agrupar e racionalizar serviços, concordo mas convenhamos, será que este Concelho necessita de uma empresa Municipal?
É que assim já não compreendo algumas coisas que se dizem: por um lado há muitos funcionários para o tamanho e população do concelho, por outro lado somos suficientemente grandes para necessitar de emrpesas municipais.

Sergio Pereira disse...

Não sou capaz de afirmar se o Concelho necessita ou não de uma Empresa Municipal.
Quanto ao lucro, pode até ser que não seja a finalidade, mais ele existe e não podemos negar.
Em Lisboa e no Porto, as empresas ligadas ao urbanismo, contribuem muito para as contas das Câmaras.
Em Vila Nova de Gaia, a E.M Águas de Gaia, praticamente sustenta a Câmara Municipal.

PTM disse...

Já reparou nos exemplos que deu? foram bons exemplos.^Concelhos muito populosos.

Anónimo disse...

Mas Sr. Paulo os exemplos dados, apesar de serem de cidades populosas, não se pode esquecer na estrutura de custos dessas mesmas cidades.

Ou seja o Sr. Paulo não deve analisar proporcionalmente os exemplos com a realidade do nosso concelho.

PTM disse...

Ai não??? Então peço desculpa. Sempre pensei que as realidades têm de ser adaptadas ao local.
Mas continuo a afirmar que a criação de empresas municipais não é o caminho.
Apenas será o caminho para quem quiser, ao contrário do que apregoa, aumentar o pessoal a trabalhar para a Câmara.

Anónimo disse...

olhe faça esta proporção SSF:

Camara de Moimenta:

- 12 freguesias
- cerca de 12.000 habt.
- cerca de 120 funcionarios

Camara de VNPAIVA:

- 7 freguesias
- cerca de 6.000 habt.
- cerca de 120 funcionarios

Consegue o sr paulo fazer considerações????!!!!

Deixe-se de discursos desse tipo, vc parece acreditar no que diz e isso e preocupante qdo o que vem de si e sempre do contra idenpendentemente da matéria. Ó Sr. Paulo há porventura algum assunto onde tenha uma posição discordante, ou é tudo bom, não há massa Critica contraria mesmo dentro do mesmo partido?

Já não há paciencia.