quarta-feira, outubro 28, 2009

A situação de Fráguas

Em Fráguas não há Junta. Situação inédita no nosso concelho, que esperamos seja a única (ainda há tomadas de posse por realizar).
É uma situação que aconteceu não havendo para tal qualquer atropelo à lei, tudo correu dentro da normalidade democrática.
A Presidente apresentou propostas e estas foram rejeitadas.
Esta situação, há 8 anos atrás não se colocaria pois qualquer membro da Assembleia de Freguesia poderia propor uma lista para ir a votação. Agora não é assim, e as votações são feitas mediante proposta do Presidente.
É claro que houve freguesias onde, apesar disso, se deu liberdade à Assembleia para se pronunciar e apresentar propostas à votação, e se assim tivésse acontecido teríamos Junta de Freguesia.
No entanto, a Presidente não tinha de o fazer legalmente, e optou mesmo por tentar ela própria apresentar várias listas a votação que foram rejeitadas.
E agora?
Agora não há Junta de Freguesia de Fráguas.
Os passos a seguir ainda são um pouco confusos por serem inéditos mas, à partida, o cenário de eleições intercalares é o cenário mais provável, quase inevitável.
Tudo indica que uma das primeiras decisões do próximo executivo camarário será nomear uma comissão administrativa para Fráguas sendo que esta comissão deve ter em conta os resultados eleitorais naquela freguesia (não pode nomear quem quer).
Esta comissão terá como primordial função a marcação de eleições.
Não julgamos ninguém, cada um actuou da maneira que achou melhor, e ninguém cometeu ilegalidades, e , pelo que sabemos, a reunião decorreu sem incidentes de maior. Isto é o mais importante. Respeito democrático.

40 comentários:

Ricardo Reis disse...

Antes de se fazer qualquer tipo de comentário acerca do assunto de Fráguas, deveriam conhecer a lei.

Não é o Presidente de Câmara, neste caso, que tem poderes para nomear a Comissao Administrativa.

A Sandra Francisco, a partir de sexta-feira passada passou a ser a Presidente de Junta de Fráguas e as propostas que apresentou foram honestas respeitando os resultados das eleições. Não lhe queiram impôr uma pessoa com quem ela não quer trabalhar. Tem esse direito e poder!

Houve e possivelmente irão existir casos em Portugal em que nas freguesias houve unicamente Presidente de Junta, sem haver o primeiro e segundo vogal(secretário e tesoureiro), ou seja, durante esses quatro anos apenas houve Presidente de junta.

Antes de fazerem comentários estudem bem a lei!

Anónimo disse...

há coisas em que não é preciso saber da lei para nada. O que é uma Junta?
É um órgão executivo colegial.
Com certeza o (Fernando) Ricardo Reis deve saber o que significa ser um órgão colegial.
Não há órgão colegiais de uma só pessoa.
E ninguém disse que ela fez mal ou bem, nem a oposição fez mal ou bem, todos cumpriram a lei.

Ricardo Reis disse...

Desculpe,não se ponha a adivinhar!Não sou o Fernando.

Anónimo disse...

Olá a todos!!! Eu só quero deixar bem claro a todos que a Presidente de Junta de Fráguas,Sandra Francisco,irá novamente tentar uma vez mais a resolução do problema do Executivo.E mais uma vez,as propostas iram de encontro com o Método de Hondt,3 PSD,3 PS,1 CDS-PP.E se porventura não existir consenso,como na última Reúnião,o Sr.Presidente Eleito da Câmara terá de seguir essa regra...O Método de Hondt.Para ser mais claro:-o PSD tem os Mandatos:1º,3º e 6º.-o PS tem os Mandatos:2º,4º e 7º.-o CDS-PP tem o Mandato:5º. Resumindo,o Executivo da Junta terá sempre 2 Indivíduos do PSD e 1 do PS. Não valerá de nada a guerrinha do senhor do CDS-PP.No máximo ficará como 1º Secretário da Assembleia de Freguesia.E se ficar??? Abraços para todos de um Fraguense atento.

Anónimo disse...

Lembro os senhores que se julgam sabedores, que nao compete à Camara Municipal eleger a comissao administrativa mas sim ao Sr Governador Civil. Parece que desconhecem totalmente as leis que nos governam...

Anónimo disse...

Sendo o Sr. Presidente da Câmara Eleito ou o Sr. Governador Civil de Viseu,teram ambos seguir o Método de Hondt. ,tal como diz o Anónimo das 17:25 horas.

Anónimo disse...

Quanto á instalação do orgão executivo de uma Junta de Freguesia deixa a ANAFRE a seguinte nota:

"Pode ocorrer , que em certas circunstâncias, se não facilite a eleição dos Vogais, dificultando-se a normal constituição daquele orgão executivo.
A Assembleia pode ou não aceitar a proposta do Presidente da Junta eleito.
Deve prevalecer o interesse local, alicerçado no bom senso individual e no beneficio colectivo.
O legislador quis, especificamente, que a proposta dos nomes dos vogais fosse feita pelo Presidente da Junta de Freguesia para que este possa ser um orgão com quem se possa e deseja trabalhar em bloco, por todo o tempo do mandato, com confiança pessoal e politica."

Julgo que se reflectirmos sobre esta orientação, não nos restam duvidas que deve o Presidente de Junta estar rodeado daqueles que no momento julgar os mais competentes e claramente os vencedores. As listas menos votadas, ou seja, a oposição terá o seu lugar (sempre em numero superior á lista mais votada) na Assembleia de Freguesia desempenhando assim o seu papel de fiscalização e orientação do orgão executivo.

Cumprimentos
Rosa da Paz

Unknown disse...

Isto só bem provar que a politica é porca e ordinária. Parece uma lixeira. Uma terrinha de meia duzia de trutas e tanta confusão. Os Clãs de Fráguas em luta acessa. A Junta de Fráguas deve ter mel, para tanta gente a querer tomar de assalto. Bem se é o Método de Hondt que impera então isto passa a ser uma festa. A Junta do Touro que faça a mesma coisa e depois pelo mesmo método o PSD mete 2. Não coneço a Lei nem me interessa, mas o melhor é acabarem com as Juntas deste País, nem servem para nada.

Anónimo disse...

Amigos, “ou nem por isso”, deixem a moça trabalhar, é isso que ela quer, porque razão lhe estão a dificultar a tarefa?

O que tenho a dizer a essa gente é que parecem uma “cáfila”.

JS Vila Nova de Paiva disse...

Há uma grande confusão em todo este processo, é normal pois neste Concelho é inédito, e a própria lei ajuda pouco. É confusa, contraditória e nem sempre perceptível.
É, de facto, ao Governo Civil que cabe nomear a Comissão Administrativa e marcar eleições.
Tal como aqui já dissémos, não criticamos ninguém e achamos que, tanto a dona Sandra como todos os outros estão no seu legítimo direito.
Ela que trabalhar com quem confia e por isso fez propostas.
A oposição sente que tem maioria na Assembleia de Freguesia e não aceita as equipas que a Sandra propõe.
Agora, não há Presidente sem Junta, ou seja, não é possível defender a hipótese do Ricardo Reis. Uma Junta é um conjunto de pessoas e mesmo os actos exclusivos do Presidente da Junta não podem ser tomados.
A Comissão Administrativa que terá, à partida, a Sandra como sua Presidente também poucos poderes tem.
Quanto ao Fraguense atento, também concordo que a Sandra tente de novo, é sempre preferível tentar o consenso do que haver eleições antecipadas.
Agora, não é o método de Hondt que vai impôr o que quer que seja na nomeação da Comissão Administrativa. O que a lei diz é que se deve ter em conta os resultados eleitorais, tão só isso.
O que a ANAFRE diz, é tudo e não é nada. Limitou-se a dizer e a escrever o que está implícito no espírito da lei 5-A/2002, e o que se disse nos trabalhos preparatórios dela, mas nada resolve.
Paulo Marques

Anónimo disse...

O Dr Paulo Marques nota-se que é um leigo.Quem ganha tem todo o direiro de governar. Lembro-lhe: O Sr Primeiro Ministro, Eng Sócrates não obteve maioria absoluta, agora pergunto ao sr Paulo marques: " quantos ministros do PSD, CDS/PP, BE, CDU,etc foram para o governo do Eng Sócrates?? Responda-me...

Anónimo disse...

E digo-lhe com certezas, a partir do dia 23 de Outubro a D. Sandra Francisco è a Presidente da Junta de Freguesia de Fráguas, ao contrário do que se anda para aí a comentar.Saudações

JS Vila Nova de Paiva disse...

É pena o sr anónimo não se identificar pois assim é fácil mandar bitaites.
A mim não me interessa o q se comenta ou não. Atente é ao que eu já escrevi. Em nenhuma altura eu disse que a Sandra não era presidente da Junta e que não devia governar, pelo contrário.
Até me abstive de fazer qualquer comentário político ao que aconteceu. A lei foi cumprida por todos, por ela e pela oposição.
Sou muito claro quanto a isso.
Até lhe digo mais, é presidente da Junta não desde dia 23 mas desde dia 13, data da homologação dos resultados.

"Quem ganha tem todo o direito de governar". É um facto. Eu também ganhei, e nem por isso é certo que serei Presidente da Assembleia Municipal.
Quanto à analogia com o Primeiro Ministro, a meu ver não faz grande sentido pois ele é convidado pelo Presidente da República a formar Governo. Não teve qualquer eleição dentro da Assembleia da República, por isso não é questão de ser mais ou menos leigo.
Paulo Marques

Zé disse...

Sr Paulo Marques, vê-se mesmo que você não percebe nada de política nem de leis. É uma pena, olhe que pôe em causa o seu futuro.....
não ande com coisitas.
Deixe o governo de Fráguas para os de Fráguas e limite-se a ouvir sem dar opiniões e sem escrever "tretas", neste blog "ridículo", que não tem outro nome.

Em Fráguas quem vai resolver o problema são os de Fráguas e não "os que se dizem importantes do concelho de Vila Nova de Paiva", que não me parecem ser.
Mia um aviso: Não se metam e não metam veneno nos vossos cabeças de lista por Fráguas nestas últimas eleições. O povo não anda cego!!!!!!! Tão depressa puseram o PS na Câmara Municipal como com dois xutos o põem de lá para fora.
Reflita e medite antes de escrever qualquercoisa neste blog "ridículo".

os meus cumprimentos

mais um Fraguense atento

Anónimo disse...

Paulo Marques diz na TSf que já propos eleições antecipadas. Será que ele ainda não pensou que não tem qualquer legitimidade para tal facto!!!!!!!!! Saudações

JS Vila Nova de Paiva disse...

Já vi que se é preso por ter cão e por não ter. Se por um lado pedem para eu responder e eu respondo, logo a seguir partem para o enxovalho. A mim e a este blog que permite a todos que digam o que querem.
Não sei o que queriam que respondesse, e, este é um assunto de interesse e por isso está no nosso blog, ao qual ninguém é obrigado a vir, pelo contrário.
"os que se dizem importantes do concelho de Vila Nova de Paiva" não sei quem são, mas sei de uns que se dizem importantes laranjas de Viseu que já foram a Fráguas ditar sentenças.
Nós não metemos veneno em ninguém, pelo contrário, mas isso poderia dizer-lhe se soubésse quem era e se tivésse coragem para se identificar pois mandar bitaites no anonimato não só é fácil como é cobarde e tira-lhe toda e qualquer moral que tenha para falar dos outros ou deste blog.
Aqui não atacámos ninguém e, se lesse o que escrevemos veria que não pusémos nada em causa.Fomos bastante imparciais.
Este fraguense parece muito pouco atento.
E Zé, tens razão, tu é que deves perceber de leis, eu não percebo nada, nem de leis nem de nada.lol.
O último anónimo também anda desatento pois o Paulo Marques, aos microfones da TSF não propôs eleições antecipadas. Uma mentira dita muitas vezes para ver se é verdade não é? Felizmente no site da tsf têm os arquivos dos noticiários. Vão lá e ouçam. Não propus nada, apenas disse que neste cenário caminhamos definitivamente para eleições antecipadas. Não é bem a mesma coisa pois não?

Para finalizar continuo a apelar para que haja respeito por todos.Quem não gosta do blog não precisa cá vir, muito menos para enxovalhar seja quem for. Estamos a caminhar para haver moderação de comentários, algo que queriamos evitar.
Nós continuaremos a postar o que achamos relevante, e a dar a nossa opinião sempre.Já o fazemos há 4 anos, não entramos aqui só quando é para picar.
E não vale a pena tentarem criar algum mau ambiente entre nós e as pessoas de Fráguas que muito respeitamos, todas.
P.S:apenas poderei comentar algo que diga respeito ao processo, não vou responder a mais ataques pessoais.
Paulo Marques

Anónimo disse...

Porque é que aind ninguem falou da verdadeira questao de fráguas?Já viram as propostas da presidente?Nas cinco ou seis propostas há sempre um nome repetido... Orlando.
É só por causa dele que não há acordo. Ela que faça propostas sérias sem o Orlando e verá que tudo se resolve.

Sandra Amaral Francisco disse...

Para o anonimo:

Até este momento limitei-me apenas a ler os comentários deste blogue.
Neste momento acho que certos anónimos são de uma falta de respeito incrivel.
A politica é mais ou menos séria dependendo de quem a vê,interpreta ou vive.
Agora, as pessoas devem ser por natureza sérias naquilo que afirmam e fazem.

"Ela que faça propostas sérias sem o Orlando e verá que tudo se resolve."

Ela quem?!? (deve-se tratar as pessoas com o devido respeito, que eu saiba não é das minhas relações pessoais este anónimo)

Propostas sérias?!?
Algum dia poderá ter passado pela cabeça de alguém que eu me meteria na politica para andar a brincar ou ser menos séria com as pessoas.

O valor da democracia é no dia a dia menosprezado por quem lhe devia dar o devido valor e utilizam-no como arma de arremesso quando necessitam de justificar causas perdidas.

Tenhamos alguma ponderação e contenção nos comentários porque as verdades nunca são absolutas, são todas elas relativas e dependendo de quem as profere podem mesmo resultar em perfeitas inverdades.

Sandra Amaral Francisco

Anónimo disse...

Ai agora o PS já quer moderar os posts. agora que é governo já não lhe interessa os anónimos. Os do Tribunalaranja também fizeram o mesmo mas lixaram-se. Sim senhor, estou a ver o vosso caminho. Tão depressa entram como daqui por quatro anos estão a ser corridos. Não brinquem com o Zé Povinho.

Padaria disse...

No meu canto analiso o cenário:
O Ps está e fazer em Fráguas o que fez na Queiriga, a diferença é que na Queiriga ganhou o Ps e em Fráguas o PSD, isto é:
Queiriga
Ps - 4, PSD - 4, CDS - 1.
Como o Sr eleito pelo CDS estava antes das eleições feito com o PS, sim antes das eleições (é pena os ignorantes da lista do CDS não se terem apercebido), foi fácil formar tanto a junta de freguesia como a assembleia. Os 3 primeiros eleitos pelo PS na junta, o do CDS contentou-se com a presidência da assembleia, o 4 do PS foi para vogal da assembleia e os seguintes do PS ocuparam a secretaría e seguintes. Os do PSD abstiveram-se (e em Meu entender muito bem).Já agora, só espero que o Sr. Daniel (eleito como presidente da assembleia de freguesia da Queiriga), seja o próprio (arrogante, mal educado, sem formação, hipócrita, desonesto, interesseiro, arroaceiro, "um bicho autentico"). Não tarda nada o Augusto, a Dulcelina e o Idalécio, pedirem a "...." para o Daniel não aparecer.
Em relação a Fráguas,O psd 3 ganhou, o PS perdeu (mas ganhou PS 3, Cds 1), o Morgado e o Paulo tudo farão para que a Srª Sandra não consiga formar listas. Prometem um trabalhito ao do CDS e já está no "papo".
Já agora como é que o Paulo está a trabalhar para formar a Assembleia Municipal? Vamos Ver.
Um abraço e tenham na realidade respeito pela DEMOCRACIA.

Anónimo disse...

Ai agora intervem no blog e quer moderar os comentários...
Pois é Dr Paulo Marques...

Leu bem o nível da intervenção da D.Sandra? (e eu escrevi D., não Sandra...)aprenda qualquer coisa...

Está agora preocupado com os anónimos que não se identificam e mandam bitaites? Já devia ter tido a preocupação anteriormente, de modo a não ter tornado este espaço naquilo que actualmente É!

um munícipe atento disse...

Anda tudo doido.
Já só servem os acordos que os do PSD querem fazer. Os do PS estão comrpados antes. Tenham juízo.
Não querem falar do Touro também? Aí é o PS e o PSD que chegam a acordo.
Pelo que sei é em cada freguesia que estão a tratar das coisas, sem influências de morgados ou paulos.
E preocupam-se para ver o que está a fazer para a eleição da Assembleia. Porque não se preocupam a ver o que os do PSD andam a fazer?
O respeito pela democracia tem de ser por parte de todos. Pelo visto o anónimo não quer respeitar a democracia em Fráguas. Quem tem a maioria na Assembleia de Fráguas?

Um munícipe atento

Um munícipe atento disse...

fazem muito bem em moderar comentários. Esta malta há 6 meses atrás não aparecia por estas bandas. Só quando lhes interessa abandalhar e xavascar é que pra cá vêm.Depois queixam-se que o blog é isto ou aquilo. Em meu entender, o blog é o que os anónimos fizeram dele.

Veio-me_á_ideia____________________________ disse...

Não sou o anónimo de 29 Outubro, 20:49.
Apenas um “votante” que gosta de pensar!

Como toda a gente de Fráguas e arredores sabe, o anterior presidente da junta dessa freguesia, é das pessoas mais intolerantes que por cá existem.
A D. Sandra Francisco, ganhou as eleições, e deve poder escolher com quem vai trabalhar.
No entanto, provavelmente e/ou por estar cá á pouco tempo, não deve conhecer bem a referida peça.

Respeitosamente, sugiro-lhe que faça uma última tentativa:
Organize uma lista sem o referido personagem e veremos o que esses “socialistas” e “populistas” vão fazer!
Não tem nada a perder!

E como é uma pessoa inteligente, não deve dar muita importância á forma como as pessoas escrevem e falam, dê antes importância ao conteúdo!

Anónimo disse...

Querem moderar os comentários do blog k é para certas coisas k eu vi aqui escritas n virem à baila...como por exemplo: "Festa da Juventude", "Barril à pála"...etc Por 1 lado até acho k fazem mt bem...na conjuntura em k vivemos todos precisam de paz de espirito para governar...estes "fantasmas" podem vir a perseguir certas pessoas durante todo o seu mandato...lol

Anónimo disse...

Ex- Presidente da Junta de Freguesia de Fráguas intolerante?????Devem estar a brincar!!!Há para ai muita dor de cotovelo, é o que é!!!Quantas vezes ganhou ele as eleições em Fráguas???se calhar é porque o povo gostava do trabalho dele...Aliás, as obras feitas estão lá.Contra factos, não há argumentos!!!!
Quanto a este impasse gerado em Fráguas, quem ganha com isso???os de Fráguas não são, de certeza!!!Eu digo-vos quem ganha, ganha o PS...Estes farão de tudo para que haja novas eleições, interessa-lhes.Assim já se podem juntar aos amigos do CDS para assim tentarem ganhar a Sandra Francisco.Só assim conseguirão...Será??????

Anónimo disse...

Não vai ser fácil derrubarem a Srª Presidente da Junta de fráguas, Sandra Francisco... E se os derrubadores da oposição pensam que vai haver novas eleições podem esperar sentados... Saudações

Anónimo disse...

As obras em curso e quase em fase de acabamento e sob a gerencia de Sandra Francisco já perturbam a oposição. É lamentável pessoas que se dizem de Fráguas (será? não parecem) serem portadores de ideias tão antiquadas e não deixarem trabalhar quem quer fazer alguma coisa de bom para Fráguas. Srª Presidente, aguente-se, os Fraguenses e concelho estão consigo.

Anónimo disse...

boa noite a todos!!! deixen-se de coisa...os problemas de Fráguas são, os de fráguas que devem resolver, pois cada macaco no seu galho...pois os de fráguas não se metem nos problemas das outras Freguesias.É só para dizer a Srª Pesidente de Fráguas, Srª Sandra que tem o meu apoio e o da minha casa para o que der e vier, só são mais 6 votos que vão do Ps para o psd... Não assimo por motivos familiares...

Anónimo disse...

Para o ultimo anonimo:
Eu também estou como tu. Não são muitos votos, simplesmente 3. Se soubesse o que sei hoje não caí na tanga dos do PS. E mais vos digo se houver eleições (daqui a 4 anos) já nao tenho duvidas dos meus votos. Boa noite

Anónimo disse...

Afinal a D. Sandra Francisco já nao é a tal Doutora, Juiza ; Advogada, Professora, etc, enfim uma panoplia de formaçoes que deram a esta senhora.Fraguas e mesmo um lugar sui generis no concelho...... faz muita falta um novo Juiz de Barrelas

Anónimo disse...

Pode não ter essas formações todas mas que incomada muita gente, incomoda até muitos doutores...
Sou um PS e já convivi com ela e podem crer que nunca a ouvi dizer que tinha essas formações mas que tem uma cultura que arruma com muitos PS'S, PSD'S e CDS'S lá isso é verdade.

Anónimo disse...

Cheou-me ao ouvido que a senhora é da judite!
Anda a indagar algo relacionado com a Srª Luisa, que conseguiu expulsar as outras duas!

Anónimo disse...

Ehhh pá!!! Bem me parecia que o bruto carro que ela anda era da secreta.
Não emprenhes pelo ouvido que ainda te sai um aborto companheiro. Ehehehe

Anónimo disse...

se o poleiro nao fosse bom,a minha avo deveria ser a presidente,porque era a unica que durava menos tempo.''''''''''''''''''''paz a todos vos

Anónimo disse...

Ouve lá camarada.Da judite parece ser o drº Paulo Marques que meteu o Bedelho em Fráguas.Já se contradisse. Para se justificar,baralhou os pés com as mãos querendo eleições antecipadas .E agora Srº Dr.? Em que ficamos? Será que a Pseudo Drª lá terra sempre vai para a junta para mandar parar os calceteiros?Cuide-se.

Anónimo disse...

Parar os calceteiros?? Já pararam mas foi por conclusão da Obra. Parabens Srª Presidente, os leigos ainda se vão matar uns aos outros... Saudações

Anónimo disse...

amigos e camaradas de fraguas, pelo que sei não e so ai na minha terra em pendilhe acontece o mesmo, a junta tambem ainda não formou ,porque a la uns senhores que querem o poder a todo o custo, mas eu na minha opinião quem ganhou deveria formar junta com pessoas da comfiança dele, os meus respeitosos comprimentos

Anónimo disse...

Os leigos que pensam ser possuidores de toda a sabedoria até podem apelar para Tarouca (onde pagam as quotas) que nada lhes vai valer, andarem a pedir tantos pareceres juridicos, até é uma vergonha.Marralheiros de Fraguas (Ps e Cds/PP), tomem juizo.

Anónimo disse...

pelos vistos o Sr. Orlando de Pendilhe depois de reunir com os restantes partidos, na segunda tentativa la formou ajunta Presidente ORLANDO CAVALHO CANSEIRO
Secretário ALBERTO GONÇALVES PATRICIO
Tesoureiro ARMANDO DOS SANTOS SILVA


Presidente da assembleia PAULO JORGUE SILVA SANTOS

ao Presidente e retante equipa os meus votos de um bom mandato um contribuinte que gosta de ver o desemvolvimento do concelho e das nossas freguesias





O presidente ,