segunda-feira, outubro 05, 2009

O Debate

Decorreu ontem, dia 4 de Outubro,o debate entre os candidatos à Câmara.
O candidato da CDU faltou, deixando a esquerda da mesa para o José Morgado.
Curiosamente, esta divisão ajudou também a elucidar algumas coisas.
De um lado, um candidato pronto para debater, esclarecer ideias, apresentar projectos; do outro, dois candidatos que se picaram constantemente durante todo o debate, com arrufos, deselegâncias, má educação, e gozo de parte a parte.
Não era, com certeza isto que se deveria esperar de um debate, mas aconteceu.
Num Auditório cheio de gente foi possível distinguir bem quem faz política pela positiva e com olhos no futuro, e quem estava ali apenas com ataques e contra ataques desagraqdáveis e sem nível.
O Sr Custódio, presidente da Câmara por apenas mais uma semana, não demonstrou sentido de estado, elevação, pelo contrário, foi curriqueiro, ofensivo e demonstrou uma falta de capacidade de encaixe que não é próprio de alguém representante de uma Instituição como a Câmara Municipal.
O Dr. Avantino usou a táctica que se esperava. Atacou, primeiro bem, depois usando e abusando do insulto e ataque pessoal que não leva a lugar algum.
O Dr. José Morgado teve uma postura serena, confiante, de quem demonstrou estar completamente preparado para ser o próximo Presidente.
Não entrou em querelas inúteis e inóquas, não insultou ninguém, manteve-se calmo, seguro, apresentando as suas ideias e projectos.

Houve vários sinais claros e definidores da campanha neste debate.

Os apoiantes de Manuel Custódio estavam claramente em minoria, talvez com a premonição que o debate iria correr mal para ele.

No final, sentiu-se claramente que José Morgado foi o vencedor inequívoco do debate, mantendo a elevação que faltou aos outros dois não só no debate, como também durante 4 anos.

Já fora do Auditório José Morgado foi brindado por uma grande manifestação de apoio e carinho de pessoas que sentiram que ele é, de facto, o único capaz de assumir os desafios do futuro.

Este foi o momento definidor desta campanha. Foi notória a diferença entre os candidatos e isso sentiu-se no espírito das pessoas.

A luta continua. Hoje o PS tem comício em Fráguas.
Amanhã, dia 6 de Outubro, comício em Queiriga.
Quarta, dia 7, comício em Vila Cova à Coelheira.
Quinta, dia 8, o último grande comício, em Touro.

Todos os comícios serão às 20 horas.
Compareça, venha ouvir as nossas propostas, venha ver as nossas equipas.

Dia 9, último dia de campanha, faremos a caravana final, cuja concentração ~e às 19 horas, junto ao bowling, na zona industrial.

Vamos mostrar a nossa força, a força da mudança.
Vamos acreditar com confiança.

21 comentários:

Laranjinha de Barrelas disse...

tanta mentira nesta notícia...
só falta dizer que os "rebelos" e os "beneditos" tiveram um comportamento exemplar!

Enfim... as pessoas que lá estiveram sabem bem o que viram e o que aconteceu!
As noticias deste blog sao sempre muito pouco estruturadas.


http://laranjinhapsd.blogspot.com/

Anónimo disse...

Realmente, Sr. Morgado mais parecia um frequentador de esplanada, perna esticada e traçada, recostado na cadeira, braço por cima da mesma, garrafita d’água...

A apreciar as “tricas” dos adversários, só lhe faltou bater palmas como o arqueólogo.

Aquilo que estava em causa neste debate, a si, pouco pareceu dizer-lhe.
Nada abona em seu favor, como também não o favorece manter-se ao lado e deixar estas “querelas” nas mãos dos outros!

É o mais fácil e o mais cómodo.

Não é assim que se é lider!

Zaroteias disse...

Realmente este post, não é a descrição da verdade!

Eu é que te entendo laranjinha!

Anónimo disse...

Não é justo, baterem assim no Sr. Dr. Avantino, tanto a JS como o laranjinha, e até a cena do lenço foi cruel.

Deixe para lá isso que no dia 11 á noite, até se vão roer!

Anónimo disse...

O PSD, está mesmo preocupado com o Dr. Morgado!
Afinal o Manuel Custódio estava enganado, quando disse que o Morgado ia ficar em 3.º lugar!
Para os PSDs mais distraídos, “ JOSÉ Morgado vai ganhar no dia 11 de Outubro e o Manuel já sentiu isso” anda nervoso e tenta a ultima da hora remediar a falta de trabalho com promessas, até utiliza a táctica do CDS com choradinho das “pernas”.

Anónimo disse...

Menosprezar a atitude do José Morgado, é um sinal de fraqueza e de menoridade ideológica.
Se fosse ao PSD estaria indignado com o M. Custódio, não com a oposição.

Xico disse...

Pelos comentários que li, e pela pequena parte que ouvi, parece-me que o debate com os candidatos á Câmara Municipal, foi interessante, pelo menos vivo, até com palmas.
Terá sido um bom espectáculo!

Tenho pena de não o ter presenciado, para apreciar as reacções dos intervenientes.

No entanto as opiniões dos nossos comentadores, são em certos pontos contraditórias.
Resta-me descobrir qual a que melhor se adequa á realidade!

Anónimo disse...

Este debate serviu para escolher o meu candidato- José Morgado. O Manel e o Beleza são de muito baixo nível. Alias se calhar ao nível do concelho que temos. O Manel está à rasca. Essa da maioria é boa. Só se não tivesse candidato é que o PSD ganhava por maioria. 2.º feira nem apareces por Barrelas. Alias como nunca tinhas aparecido antes de seres Presidente.

Anónimo disse...

Manel sem dúvida o pior Presidente de Câmara de sempre. Só não Vê quem não quer.

Anónimo disse...

Não perdeste as eleições nestes 15 dias pedeste-as nos últimos 4 anos, pois não fizeste nada daquilo que prometeste. Vê o panfleto de a 4 anos e verifica o que fizeste.

Anónimo disse...

O Paulo Marques está é morto por sentar o poleiro na câmara como jurista o resto é conversa.

Anónimo disse...

Não, o Paulo Marques não está mortinho para sentar o poleiro como jurista na câmara municipal.
O Paulo Marques está mortinho para sentar o poleiro como Presidente da câmara municipal. Abram os olhos, analisem a postura do rapaz. Eu, no lugar do Morgado desconfiava e afastava-me do rapaz (Ele tem um bom professor). Cuidado Socialistas, será que vamos ter que gramar com este nos próxomos anos. Se a postura não alterar, é preferivel manter o Custódio.

Anónimo disse...

Mal por mal juventude precisa-se, mas ele vai sentar-se na cadeira de Presidente da Assembleia Municipal,o resto é futurologia, e já que têm tanta certeza joguem no euromilhões. Força Morgado.A única solução para o concelho. O discurso do Manel não engana, ele está à rasca.

Anónimo disse...

Poleiro não é sinónimo de rabo. Uma pessoa, independentemente de ser o Sr. Paulo Marques, ou não, senta-se no poleiro, não senta o poleiro. Poder-se-ia falar em trono (sentar no trono), mas se calhar poleiro é mais condizente com o nível da politica municipal.

Anónimo disse...

Já começou o chorrilho de mentiras nos comícios do PSD. Ontem foi uma vergonha aqui em Vila Cova. Só mentiras e ataques pessoais. Ainda falam do Avantino... eles são piores.

força Morgado.

Anónimo disse...

E quem mais aplaudiu (dos poucos que lá estavam), foi a loira dos Alhais. emprego em risco não é? Ai se ele não ganha.....

Anónimo disse...

Esta malta do PS tem falta de ética... Atiram poeira para os olhos na tentativa de ficarmos cegos! Parecem apologista de que uma mentira repetida muitas vezes transforma-se numa VERDADE!

Ainda não conheço NENHUMA ideia para dinamizar o Concelho desta lista! Só vejo objectivos! O meu objectivo é ganhar o EURO-MILHÕES.

Sejam mais construtivos e não destrutivos!

Não vi nada do Sr. Morgado de construtivo nos últimos 4 anos enquanto vreador!

Anónimo disse...

A loira dos Alhais deve ter um nome. Se por um lado acusam o presidente de fazer pressão, por outro lado é importante ser compreensivos com os funcionários que possam sentir-se ameaçados e/ou coagidos, mas mais importante ainda é preservar a liberdade de expressão das pessoas e avaliar os funcionários pelas suas competências e capacidades, pelo que se espera que o facto de ter sido aquela que mais bateu palmas, não seja motivo para perder o lugar, caso o executivo mude.
Viva a liberdade, sempre!

Anónimo disse...

Tenho assistido a alguns comicios quer do CDS quer do PS. Uma vergonha!!
Andam nas freguesias a fazer comicio? Deve ser para brincar! Eu a pensar que ía ouvir propostas, programas com conteúdo, coisas que querem fazer pelo Concelho, mas o que se vê e ouve é simplesmente ataque ao executivo do PSD mais concretamente ao Sr Custódio.
Meus caros, todos sabemos que o Sr Custódio não realizou algumas obras a que se tinha proposto, mas não convem esquecer que a conjuntura económica não é como à 4, 6, ou 8 anos. Sim na altura do Eng Diogo, fez obra, muito bem, porque será ?
Não se esquecam que no final do seu mandato não quis assumir custos em obras que a camara mandou fazer á pressa para as eleições, mas enfim isto não interessa, o que interessa é criticar, criticar e mais criticar, e não apresentam propostas.
Falam dos passeios, mas ainda não ouvi os candidatos da oposição a dizer que vão deixar de proporcionar aos nossos idosos passeios, a frequencia das piscinas e outras coisas, porque será ??
Estão sempre a bater na tecla dos cheques, mas não dizem tudo........, pois não interessa !!
Estava com alguma expectativa para ouvir o candidato do PS Sr Morgado ! Num dos comicios começou por dizer que o seu partido não anda a fazer campanha para dizer mal dos adversários, quando os oradores que o antecederam só disseram mal do Sr Custódio! Bom devia estar a querer tapar o sol com a peneira, Mas Sr Morgado olhe que o povo ouviu com atenção o seu discurso e que desilusão !! O senhor não fala nada, zero, aliás abaixo de zero, uma nulidade. O que é que o senhor pretende afinal para o Concelho !! Ah já sei ! O senhor quer ser Presidente da camara, e quer para presidente da Assembeia o Sr Paulo Marques!! Pois Pois, este bem quer abichar alguma coisa, mas o Sr Morgado ainda não percebeu, ele quer a Camara, a presidência, não agora mas daqui a
4 anos só o senhor é que não vê!! Este rapaz até podia ter um lugar promissor na politica mas, é tão fraquinho, só está bem a dizer mal!!, mas ele esquece-se que ainda tem um longo caminho a percorrer !!

Enfim a politica é lixada!!

Anónimo disse...

Estes gajos do PS andaram a brincar ao cowboys!

Existem actualmente na cmara 32 empréstimos bancários... apenas 3 foram feitos pelo Manuel Custódio.

Responsabilidade zero.
Estes advogados não enganam ninguém.

Anónimo disse...

Este pessoal do PSD e do CDS concerteza que fica danado, até eu ficaria, ao ver o número de apoiantes que seguem o Dr. Morgado e o Dr. Paulo e, naturalmente, os candidatos às Assembleias de Freguesia. Não é fácil meus amigos... ainda lhes dá uma indigestão com tanta inveja. Eles bem tentam, mas não conseguem travar a força demolidora do partido que mais fez pelo concelho de Vila Nova de Paiva. Porque estes quatro anos foram lamentáveis e vergonhosos. Mas nem tudo foi mau. Apesar de haver muita inércia e incapacidade para empreender, houve muita simpatia, muito abraço e muito beijo a ser distribuído.
Assim, no domingo, dia 11/10/2009, os prémios para Presidente seguramente será entregue ao Dr. Morgado, ao Dr. Paulo e a todos os cabeças de lista das assembleias de freguesia. Ao Sr. Custódio, naturalmente receberá o prémio de simpatia...
Rosinhas ao poder. Vamos perfumar o concelho e livrar-nos dessas laranjas secas e desses populares (que de populares nada têm)!!!