quinta-feira, março 30, 2006

Tiro ao alvo ou tiro no pé?

É já sem surpresa que lemos todos os meses algumas barbaridades que se vão escrevendo no jornal “Notícias do Paiva”, em especial na rubrica do seu director e dono: Fernando Bonito.
Sem surpresa pois este director conseguiu sempre pautar os seus raciocínios pelo ataque aos socialistas e pela falta clara de fundamentos e apanágio de algumas mentiras que, como bem sabemos, quando ditas muitas vezes, julgam-se verdades.
Ora bem, começando pelo início até a frase introdutória dá para rir. “Movidos pela curiosidade”. Será que é pela curiosidade que se deve ir a uma Assembleia Municipal? Não será o “Notícias do Paiva” um jornal que necessita de informação? Não serão as decisões tomadas em Assembleia relevantes para o Concelho? Terá este Concelho tanta notícia relevante que se poderá passar em claro estas reuniões e decisões?
A nosso ver, tal como sempre dissemos e continuaremos a dizer, é dever dos órgão de comunicação do Concelho comparecer em tais reuniões, bem como nas reuniões de Câmara.
Foi com bons olhos que vimos o Sr. Director naquela Assembleia, pena que tenha sido a única deste mandato.
É também pena que, remetendo algumas informações para a segunda reunião, nela não tenha comparecido e assim esclarecido in loco as suas dúvidas tirando também as devidas conclusões.
Depois vem a análise à Assembleia Municipal na qual, ao contrário do que diz, não era para votação do Relatório. Havia uma votação sim, mas essa não lhe deve ter interessado pois apenas??? dizia respeito à taxa Municipal de Direitos de Passagem, um autêntico imposto que este executivo queria aprovar e que foi, pela bancada socialista veementemente recusado.
Talvez lhe não tenha interessado porque aí houve intervenção de outros deputados municipais que não os referidos no artigo, e houve também uma decisão que orgulha o Partido Socialista e é boa para todos os munícipes.
Como esta foi uma parte séria, de boa discussão e com objectividade, não deu azo aos “cochichos” e talvez por isso também o Sr. Director não tenha tomado atenção, é compreensível.
“De qualquer modo, e porque este é também um espaço de crítica, pessoalmente pareceu-nos que, apesar dos anos que decorreram desde a implantação do regime democrático no País e na sequência também” no domínio da Comunicação Social, o progresso em termos de notícias fidedignas sem ressabiadismos e inveja, com procura de informação credível– outros chamam-lhe trabalho de casa – continua a ser ZERO no Notícias do Paiva.
Sabemos que nunca gostou das Assembleias dos mandatos anteriores e nem sei se alguma vez lá foi, mas sabemos também que gostava de comentar a suposta duração e qualidade das mesmas sem saber o que por lá se passava, dando azo a comentários cheios de falsidades que se tornaram convicções para alguns.

No fundo, o que incomodou foram os supostos cochichos, talvez algumas conversas laterais, ou então o barulho que existia. Talvez seja por isso que não escreveu nada do que foi discutido e esse era também o seu dever, informar sobre o que se passou mas isso deve ser pouco interessante. O que tem de interessante um imposto? Nada não é?
Agora, apenas concluímos dizendo que não tem porque duvidar daqueles que são eleitos pelo povo pois por ele foram mandatados, e da nossa parte, todos os que nos elegeram sabem que podem confiar no nosso trabalho, sabem em quem votaram e conhecem as nossas capacidades, “de peito aberto e sem cochichos”, nem promessas por cumprir.

Paulo Marques

13 comentários:

Anónimo disse...

REGUILA MAS NEM TANTO !!!

È aquilo que a minha experiência partidária, define, como entrada com o pé esquerdo numa área em que no meu tempo de militância politica, considerava-mos essencial para a sobrevivência do próprio partido, -afinal, onde há jovens há inovação, e que por isso mesmo lhe era permitido algumas loucuras, quer em termos de comportamento politico-partidário, quer em termos de análise politica, sobretudo quando esta interferia em posições tomadas por dirigentes responsáveis, que muitas vezes erram, mas sempre o fazem com o objectivo de reforçar a presença dos seus partidos, a nível de bases, como é óbvio numa sociedade, em que os professores existem para ensinar, os advogados para defender, os Juízes para julgar, os Padres para pregar e os politicos, -sobretudo nos regimes democráticos, para conciliar interesses de uma sociedade multi-facetada que precisa de se alimentar de factos a que ideológicamente se sentem ligados, para que essa sociedade seja mais justa, fraterna e responsável.
Recentemente, -digamos que há uns meses atrás, foi criado este Blog pela Juventude Socialista, núcleo de Vila Nova de Paiva, onde é figura de proa um jovem advogado, de nome Paulo Marques, e que recentemente foi eleito para a Assembleia Municipal de Vila Nova de Paiva e que é o responsável pelo texto apresentado neste mesmo Blog, onde entre algumas “enormidades”, cita o director do Noticias do Paiva, como “mentiroso”, promotor de falsidades, surdo ao que se passa nas Assembleias Municipais, falta de fundamento nas suas análises, etc etc...
Trata-se de um “puto reguila”, que me parece ter como objectivo, a carreira politica a longo prazo e que na minha perspectiva, ele sim, acaba de dar um tiro no pé, insinuação que ele usa no título do texto que apresenta no seu Blog.
E como, quem não se sente não é filho de boa gente, e um aprendiz, quer seja de advogado, de sapateiro, de barbeiro, de lavrador ou de politico, tem de aprender ás suas custas, e muitas vezes depois de uns bons puxões de orelhas, não podia ficar indiferente a tanta desfaçatez, apesar de como disse no início, enquanto militante partidário com responsabilidades, sempre entendesse que os putos da JS, eram para os verdadeiros responsáveis politicos, apenas uma franja da sociedade, dentro da vida partidária, aos quais se ia esticando a corda, para depois, puxar forte, no momento mais oportuno.
Paulo Marques merece, pela sua acção partidária, que a corda rebente, mesmo que ele próprio pretenda manter-se em pé.
De qualquer forma, gostaria de deixar-lhe aqui alguns recados e também em forma de pergunta ou resposta, alguma informação que lhe pode ser útil, se como penso quer ser alguém na política, nomeadamente local.
-“Barbaridades”!-É um termo que há muito foi abolido no meu vocabulário.
-“Dono”! Não! proprietário e Director do Noticias do Paiva. Sou de facto dono de um pastor alemão, por quem tenho o máximo respeito, porque ele morde.
-“curiosidades”! –Naturalmente! Estive na reunião da Assembleia Municipal precisamente por ser curioso, porque as informações são-me tranmitidas por quem a elas assiste de principio a fim. –Um pormenor apenas. Enquanto estive presente o Paulo Marques esteve calado. Seria com medo de dizer asneiras e a comunicação social as levar a sério ?
-“Relatório”. –É uma questão de interpretação que julgo pertinente. Se não era para ser votado e daí extrair conclusões, bastaria enviá-lo por correio a cada um dos deputados. Se era facto consumado, porque perder tempo e dinheiro porque as reuniões são pagas, e porque tanto interesse em abolir do relatório factos que não pondo em causa a honestidade do anterior presidente, -aliás a auditoria também não tinha essa finalidade, pelo menos era claro no que respeita a algum descalabro financeiro?
-“omissão de votação”.- A “fonte”, falhou. É apenas um pormenor de pouco importância devido aos valores que representa. Mas olhe que é a mesma que omitiu numa das reuniões anteriores, o facto do grupo socialista na assembleia Municipal, ter votado contra a redução da contribuição autárquica (agora é IMI), uma proposta apresentada e votada favorávelmente pelos vereadores socialistas em reunião de Câmara e aprovada em Assembleia Municipal pelo Grupo Social Democrata contra a vontade do seu Presidente.
-“Assembleias anteriores”. –O problema é o mesmo, se estive ou não na sala. Não pode é acusar-me de eu não ter falado nelas no meu Jornal.
-“Obrigação de estar presente”,- A única obrigação que tenho, é a de informar. Aliás não existe jornal se não houver informação. Ao longo dos anos e já lá vão quase vinte e dois tenho apresentado mensalmente dezasseis páginas. Não invento. As noticias estão lá, sejam ou não do seu agrado.
-“Ressabianismo, ou inveja”,- Podia ter escrito melindre, mas por quê? Por acaso o Paulo sabe que fui, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Paiva, quando havia apenas dois socialistas num grupo de vinte dois deputados. Candidato à presidência da Câmara Municipal, membro do executivo da Federação em vários mandatos, membro da Comissão Nacional do Partido Socialista, candidato a deputado à Assembleia da República, -dirá que não fui eleito, mas também não era esse o meu objectivo. Será que todo este envolvimento, me leva agora a ficar melindrado porque outros pretendem chegar a esse patamar ? Não Paulo! O que posso é ajudar aqueles que pela idade, disponibilidade e aptidões, encarem a hipótese de fazê-lo.
-“Ataque aos socialistas”!- Isto sim é uma barbaridade.
-Sabe por acaso que faço parte de um número de pessoas ainda vivas que contribuiram para a legalização do Partido Socialista, algures na Alemanha ? –Sabe que participei em Festas convívio e manifestações culturais, quando o Paulo nem sequer usava “cueiros”, e que as receitas angariadas eram enviadas para os filhos dos presos politicos?-Sabe quem colou ao longo dos anos os cartazes eleitorais no nosso concelho, -quando ser socialista era crime? E sabe também quem “colocou” pelo menos duas vezes no pedestal que ainda hoje ostenta, o Director da Segurança Social de Viseu, (não sei se é esta a definição actual) – ou quem “colocou” o Engenheiro Diogo, na perspectiva de vir a ser o candidato à Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, como responsável pela delegação regional de Viseu da Região Centro. (também aqui ressalvo o nome) E em casa de quem, e por quem, foi convidado para assumir a candidatura, que depois se mostrou vitoriosa e com grande impacto no desenvolvimento do concelho ?
Pois é meu caro Paulo. Isto é apenas parte daquilo que poderia apresentar em jeito de resposta, pela minha condição de socialista, mas apesar disso livre e independente e capaz de dirigir um Jornal, e escrever mais de 80% do seu conteúdo, nem sempre perfeito, mas sempre disponível para dar voz aqueles que não concordam com o meu racicocínio,-(palavras de um familiar seu) e é isso que estou a fazer. Em primeiro lugar no seu Blog, e depois dele no próprio Noticias do Paiva, em jeito de resposta ao seu, Tiro ao alvo ou tiro no pé.

Fernando Bonito

PTM disse...

Concordo consigo quando diz que "quem não se sente não é filho de boa gente" e por isso mesmo escrevi este post, ao qual não retiro uma virgula pois não é infundado e muito menos não verdadeiro.
É claramente uma resposta à sua rubrica onde, em meu entender, continua a escrever coisas que não fazem o mínimo sentido e, tal como o que escrevo pode e deve ser criticado, também o que você escreve não está a salvo disso, e ainda bem, acrescento.
Agora não pode pensar que ao escrever o que escreve não está sujeito à crítica, e não é por eu já ter nascido após a revolução e após a criação do Partido que isso terá mais ou menos valor.
Aliás, gosto quando falam sempre da idade, seja com ou sem "cueiros", é bom sinal, é sinal que não haverá muito mais por onde pegar.
E até gosto da sua análise ou a sua visão ao que chama os "putos" da JS," aos quais se ia esticando a corda, para depois, puxar forte, no momento mais oportuno".
tem piada, é giro mas nem sequer merece um comentário pela pouca lógica que tem e desprezo que demonstra.

Quanto à minha carreira política não faço futurologia e creio que você também não terá esses dotes mas devo dizer-lhe que se estivésse preocupado com isso já teria tido portunidades mais do que suficientes para a cimentar no seio da estrutura nacional da JS, bastaria para isso abdicar de princípios que, felizmente sempre me foram incutidos pelas pessoas mais próximas e dos quais não abdico como a seriedade, a coerência e a lealdade.
Agora, será que sou eu que mereço que a corda rebente? Talvez essa seja a sua opinião, que respeito, mas eu pensaria em outra pessoa mas isso não vem ao caso.

Pelos vistos tive "azar", não me chegou a ouvir, foi pena, por acaso intervi, como o faço em todas as reuniões, sim, até agora foi em todas, e intervi na parte do imposto, mas pronto, fica para a próxima. Agora, medo de falar nunca tive e muito menos de errar ou de "dizer asneiras".

Algumas coisas do seu "currículo" socialista também as sabia e bem me lembro das suas campanhas onde também participei mas não vou aqui dispôr o meu currículo de "puto" da JS e na JS mas por acaso sabe que estrutuaras estavam representadas em todos os órgãos da JS distrital dos últimos 2 anos? 2 Concelhias, Viseu e VNPaiva, por acaso sabe que na Comissão política Distrital do PS, dos 7 representantes da JS 2 são de VNPaiva, apenas igualado por Viseu? E acha que é por acaso?

É que sabe, ao contrário do que você pensa, a JS não é instrumento ou um brinquedo de corda. Nós discutimos política e fazemos política sem medo de afrontar quem quer que seja, seja ele director de um jornal ou presidente de uma Federação.
Por acaso sabia que fomos a primeira força política no distrito a ter a coragem de não defender uma Universidade Pública para Viseu? Pode ou não concordar com essa posição mas isso é outra história.
Não basta falar nas coisas, há momentos em que se deve ouvir em primeira mão.
Finalizando digo-lhe que fico grato pela sua participação não tendo que concordar consigo, aliás, não sei se alguma vez concordarei mas recordando uma velha máxima da democracia: "Discordo daquilo que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito de o dizeres" (Voltaire).

Anónimo disse...

Depois de ler o comentário do sr. F. B. tem mais sentido o post...
O sr está mesmo ressaibiado, pelo menos com alguns Socialistas!
Também acho que deverá pedir a revisão da lista de Fundadores do PS (tendo em conta os que constam do site oficial).
O sr. FB teve o seu papel no PS do Concelho, mas daí a reecrever a história ... ...!!!

Viperina disse...

este post foi escrito no barrelas no seu ultimo post sobre blogues.

No final do meu comentário e querendo submete-lo verifiquei com espanto que o moderador e as regras iniciais deste já conhecido blogue mudaram sendo que agora todas os comentários são filtrados, peneirados, e seleciondos por o moderador...como sou por natureza a patologia averso a todas as tentativas de lápis azul ou censura, deixo aqui o texto que não sei se irá ser apresentado e a garantia que não irá de futuro haver qualquer tipo de participação da minha parte naquele blogue:

"...como se trabalha com o blogger, é possível escolher vários templates, alterar as cores do blog, o tamanho da letra, escolher várias definições, moderar comentários, saber como lidar com o spam, excluir e activar comentários, etc. etc."

não temos dúvidas.

Caro dr. Remondes, o facto de estar sempre "a bater" na mesma tecla simplesmente tem haver com o facto de não conseguir percebe a lógica quer de coments que desaparecem aleatoriamente, quer na dualidade para o registo de uym comentário.

Ora senão vejamos poderia o dr. Remondes explicar o seguinte:

Porque razão este comentário é simplesmente aberto a bloggers e o post de sua autoria "Adolfo Marques, candidato a líder do PS " o não é???

Gostaria que houvesse a hombridade de explicar esta situação.

Sempre a lê-lo (na parte ou no todo) apresento os meus cumprimentos

PTM disse...

Concordo em absoluto com estas dúvidas.é, De facto estranho que antes anónimos não pudessem comentar e naquele post já pudessem.
Mais estranho ainda é que, curiosamente, ou não, o primeiro comentário é o que é, feito por alguém que não quis dar a cara mas que, por tudo o que diz esteve presente na reunião, o que dá para supor muita coisa.

Da nossa parte têm sempre a garantia que não há qualquer tipo de censura neste blog, como nunca houve.

Anónimo disse...

Caro barrelas:
Eu, provavelmente como os outros leitores assiduos dos blogs do concelho, não ficámos satizfeitos com a sua justificação, pq esta contém informação errada e para além disso não aborda o tema de frente como seria o desejável.

Primeiro, não foi a primeira vez. Eu recordo-lhe a primeira vez: foi qd nada o prevendo você, decidiu juntamente com o Dr. Joel escrever um post a afirmar que daqui a 4 anos não seriam candidatos à Câmara Municipal de Vila NOva de Paiva. Recordado ?

Em segndo lugar, o que diz da limpeza do blog, até faz algum sentido se os post foram de há 3 ou 4 meses atrás. Agora, não me parece do mais elementar bom senso, eliminar comentários de um post que actualmente se encontra na página principal do blog. Pq o fez ? Pois isso não lhe sei dizer, mas gostaria. Por se ter arrependido de ter escito o que foi escrito ? Talvez, mas deixo-lhe aqui um conselho: para uma pessoa com o seu traquejo profissional, pessoal e politico não me parece uma atitude pensada, visto já não ser a primeira vez que isto sucede, mas sim fruto de um impulso de momento.

Em terceiro lugar, SPAM não é desculpa. O Barrelas a debater e o blog da JS já possuem mecanismos para o combater, que consiste na verificação de letras geradas automáticamente. Você tb o pode fazer no seu blog. Isso é um recurso do Blogger. Acredite que funciona

Já agora só mais uma coisa. Ao seleccionar os comentários só com bloggers, está a fazer com que qualquer pessoa, mesmo que se queira identificar não possa comentar no Barrelas, a menos que possua um blog.
Espero encontrá-lo em breve num destes blogs, e de preferência com uma resposta mais elucidativa do que a que deu

P.S. -> Zé Paivinho não é a mesma pessoa que Zé Povinho

Anónimo disse...

Quem dá ouvidos a canalha

“Sai borrado”

Foi esta a resposta, que um dia destes e depois de me encontrar com um velho amigo a quem por uma questão de educação, perguntei pelos miúdos; Então ! como vai a canalha lá por casa ? Canalha!!! Sim, sim, os mais pequenos. Ah, tudo bem e tudo mal...
Como assim !!! Olha, bem porque porque fazem barulho e é sinónimo de vida, afinal o que seria uma casa de família sem os putos ! Mal porque estão numa idade em que pensam saber mais do que os mais velhos. E mal também, aqui com culpas acrescidas da minha parte porque não os eduquei como devia e oiço aquilo que os meus pais nunca me permitiriam, quando eu era da idade deles. Falam de tudo, como sendo senhores da verdade e se eu porventura lhes chamo a atenção, logo me titulam de ditador. Pior do que isso, é quando exponho as minhas razões e evoco a minha experiência me chamam velho do restelo, esquecendo que também eu tive a idade deles e que eles não sabem se algum dia terão a minha.
Eu perdoo-lhes, porque tudo não passa de uma canalhada em que a massa encefálica, em pleno crescimento é do tamanho da de um “rato”, enquanto a de um homem que se orgulha de ter entrado nos “entas” e já com sinais de reumático nos ossos, não dá indícios de fraqueza, e sabe fazer a destrinça, entre o que é um rato, que roi e um rato que serve de cobaia para testar medicamentos, ou ainda de um outro que não é capaz de escapar ás garras de um gato, tal a sua fragilidade.
Não digas mais nada... Disses-te o suficiente para dar razão ao ditado popular, de que;
-“Quem dá ouvidos a canalha sai borrado”.

Caro XICO
Acabo de ler o texto que tives-te a amabilidade de me dedicar. Já agora agradeço que leias a minha história e a contes lá em casa, -isto é, se entre os teus familiares já existir algum velho de restelo. Sabes que no bom pano cai a nódoa...

Fernando Bonito

PTM disse...

Esta nem merece comentário de tão reles que é.

Anónimo disse...

Esse sr FB que puxa dos galões de democta socialista que pagou para os filhos dos pressos politicos nao aprendeu nada com os ditos democrtasa . Meu amigo um jornal nao é para servir o Sr director é para principalmente relatar factos verdadeiros e nao misturar notivias cpm opinião comno faz habitulamente . Bem a culpa não é sua é de quem deixa qualquer um ter um jornal . Ta,bém nem todos podemos ser médico . É uma pena ue nao haja coragem e não vai haver para acabar coa as centenas das folhas de couve que existem por este paáis fora que so servem para intoxicar . E não me venham falar dos emigrantse que so assim sabe das noticias da sua terra .Que notícias ... mentiras e depois também não é verdade .
Para terminar. A honestidade desse sr FB está bem visivel no ultimo número . Entrevista ao Sr Presidente da Câmara de V N Paiva paga com publicidade na ultima página . Tenha Vergonha SR Bonitop .

Anónimo disse...

Publicidade paga pela câmara nestes ultimos anos foi o pão nosso de cada dia. Mas os resultados estiveram à vista.

Anónimo disse...

SE calhar não me fiz entender .
Publicidade das Câmras força .
Agora não se pode é publicar uma entrevista a troco de uma pagina de publicidade . Seja uma entrevista deste presidente da câmara , de outro qualquer, ou do presidente de um clube de futebol , ou do dono de uma empresa.
Não devia ser dono de um jornal , ou outro OCS , quem quer, mas sim quem sabe e pode .
Jornais como o NP , que só existem para encher o ego ao director , deviam ser banidos. Infelizmente exemplos dessa tristeza não faltam no país .
Esse pessoal só conhece uma linguagem .... tribunal .
O SR F B passou a "lember as botas " ao DR Avatino porque ele foi o unico que o fez sentar no tribunal pelas irresponsabilidades que escrevia sem confirmar,como mandam as regras , e misturando ,como é habito, noticias com opinião .
Abaixo as folhas de cove .
Esperemos que a RE também nao se venda agora que todos os meses volta a receber verba mensal fixa da CM VNP .
Pela liberdade de imprensa verdadeira ... sempre .....

Anónimo disse...

Sr anónimo, aonde esteve no passado. Deve ter estado no estrangeiro ou coisa parecida. Todos nós vimos páginas de publicidade do antigo presidente se este fizer igual lá tera o seu castigo final.

Anónimo disse...

ÓÓÓ !!! meus amigos o problema não está na publicidade que as camaras fazem .
Está é nos proprietários dos "jornais ", que se vendem por uma página de publicidade .
Quem não pode , $$$ , ter um jornal livre e independente , que feche a porta. Que não se engane a ele e não queira enganar os outros , pelo menos os distraidos . Isto tem que acabar. Só pode ser médico quem tem formação . Com os jornais vai ter que acontecer o mesmo . E atenção não sou jornalista , não tenho formação na area e ja tenho trabalho, há muito tempo .
É uma questão de verdade .
Todos nós sabemos que o Sr FB , zangado com o antigo PC de VNPaiva , que o nao levou nas listas foi o que se viu . Agora a este é o que se vê . Volto a dizer razão teve o DR Avantino que o sentou no tribunal pelas IRRESPONSABILIDADES , que escreveu .
E irresponsabiliaddes porquê?
Porque escreve pelo que lhe dizem não confirmando. É o jornaleiro do espirito santo de orelha .
E mistura opinão com notícias. O que não pode ser .
Enfim mediocridades .
Até quando ? Vamos ver .