quarta-feira, março 01, 2006

Nova Assembleia em breve

Devido à ausência do Sr. Presidente da Câmara nesta reunião agendou-se para breve uma nova Assembleia Municipal extraordinária com o intuito de se discutir o relatório da auditoria.
Não havia condições para se discutir nesta altura pois sem a pessoa que individualmente mandou fazer a auditoria não faria sentido continuar. Temos de saber se os objectivos que propunha para a auditoria foram cumpridos.
Quanto aos outros pontos da Assembleia, já se focou o imposto, levantaram-se mais algumas questões muitas delas sem resposta pois o sr. Vice-Presidente humildemente reconheceu que não estava preparado para a reunião.
No entanto ficam cientes que as desculpas do não sei estão a acabar, têm de começar a agir.
Quanto ao relatório em si, não o comentaremos antes de ser discutido em Assembleia Municipal apesar da enorme vontade de o fazer pois é, em toda a linha favorável à gestão PS e confirma tudo o que se disse em campanha mas isso ficará para depois.

7 comentários:

Anónimo disse...

De Facto reconheço que tem muita razão. Uma dívida de 700 mil contos a fornecedores (existentes e compromissos assumidos), um milhão e quatrocentos mil contos a bancos, a maior parte destes empréstimos aida em período de carência, ou seja, ainda não se estão a pagar, etc, etc, etc...., contas de 2004 ainda por encerrar, reconciliações bancárias por fazer (quer isto dizer que os bancos se podem enganar e ninguem dá conta, que se podem fazer pagamentos em duplicado e ninguem dá conta...), seguros de quase todos os edifícios por fazer, imóveis por inventariar depois de pagos milhares de contos em avaliações de imoveis, ou seja, um caos. Talvez o melhor exemplo do que se não deve fazer.
Façam política com honestidade e não atirem com areia para os olhos de quem, infelismente, é facilmente influenciado. Uma barbaridade, se fosse eu fugia e não mais aparecia. Desgraçados dos portugueses que têm que pagar tudo isto com impostos e mais impostos.

Anónimo disse...

Tenham muita contenção pois estou a ser muito Bondoso.....

PTM disse...

Naturalmente que serão dados todos os exemplos mas apenas depois de discutidos na Assembleia Municipal o que será no máximo dentro de duas semanas.
Aliás, até creio que posteriormente se deveria disponibilizar o relatório na site da Câmara para todos poderem analisar.

Dívidas todos têm, a questão é saber se há capacidade para pagar, e o peso que esta tem na gestão do Município. Ah, e o porquê dos empréstimos, algo me diz que foi para fazer obras mas isso para alguns pode ser mal feito, são opiniões.

A nossa política é feita com honestidade, acredite e verá, que com o relatório acabam alguns fantasmas lançados em campanha e não foi por nós.
Tudo o que dissémos em campanha se comprova e isso é ser politicamente honesto.

Anónimo disse...

Sr. Paulo Marques,

As suas palavras! Onde anda o seu espríto crítico? Foi aglutinado pela máquina partidária? Tente ver as coisas com mais imparcialidade e então dar-se-á conta de uma realidade completamente diferente!

Terras do Demo

PTM disse...

Eu estou a falar de factos e dados concretos.
Tudo foi perfeito? obviamente que não.
Mas também não foi nem é, nem de perto nem de longe,a catástrofe ou o caos que muitos apregoam.

O problema é que agora já não há desculpas para o executivo não trabalhar.

PTM disse...

Bem, já vislumbro mais uma "desculpa" para o resultado da auditoria. Afinal agora o caos apareceu depois de 31 de Outubro, agora o problema são as facturas dos dois últimos meses do ano.
Lembrem-se é também de contabilizar o dinheiro que entrou como p ex os 10 000 contos que ninguém´sabia de onde tinham aparecido e que foi apenas mais um dos muitos financiamentos que a Câmara captou.

Quanto ao exemplo que deu não comento e espero é que este executivo não "adormeça" e tente ser activo, não tenha medo de exigir que se cumpram compromissos anteriormente tomados.

Só mais uma coisa, não acham normal que todos os meses apareçam facturas? Não é normal que numa instituição em movimento com obras em curso isto aconteça? Ou era melhor fechar a Câmara um ano antes das eleições para nesse ano pagarem todas as facturas?

PTM disse...

Sinceramente não me recordo de grandes obras "em cima da hora" por causa das eleições.
Lembro-me sim de grandes problemas que houve por causa da seca por exemplo. Lembro-me que À conta da seca de gastaram à volta de 30 000 contos.
E essas facturas também não devem ter chegado todas ao mesmo tempo.
De qualquer forma não quero estar aqui a falar destas coisas que, no âmbito da auditoria são coisas com ligeiramente menos relevância (não quero com isto dizer que não é importante).
Mas uma auditoria traz-nos as condições macro económicas e financeiras da Câmara Municipal, da dívida geral, a curto prazo, do impacto da dívida no orçamento, da capacidade de endividamento, do investimento efectuado...
Estas são as grandes matrizes da auditoria.