quinta-feira, janeiro 12, 2006

O Pagador de Promessas

Este é apenas mais um capítulo da saga de um filme de qualidade duvidosa protagonizado pelo Sr. Presidente da Câmara, o Sr. "não sei", ou o Sr. "não estou dentro do assunto".
As Presidenciais vêm aí e com elas vêm as mesas de voto e as pessoas para esses lugares.
Por lei, é da competência do Presidente da Câmara providenciar a composição das mesas.
O "nosso" Presidente da Câmara, dentro das atribuições que lhe são cometidas resolveu pedir às Juntas de Freguesia para indicarem as pessoas que deveriam compor as referidas mesas.
Até aqui tudo normal, sempre foi assim, e bem.
Qual não é o espanto quando afinal, o que as Juntas propuseram pouco tem a ver com o que o Presidente da Câmara decide. Resolveu fazer como bem lhe apetecia fazendo tábua raza do seu próprio pedido às Juntas.
Conclusão: temos os seus "amiguinhos", colaboradores na campanha e nas suas listas, pessoas com quem deverá ter compromissos eleitorais.
Isto é tão mais granve quanto hoje em dia como bem sabemos, o dia é pago, e bem pago sendo assim alvo de natural cobiça por certas gentes.
Vendo aqui uma boa oportunidade o Sr. "não sei" resolveu afinal saber alguma coisa. Sabe que este é um bom momento para alegrar quem porventura esteja descontente com ele.
Parabéns a quem conseguiu cair nas boas graças do sr. Presidente, não por ser competente ou ter experiência para o cargo mas por ter apoiado ou exigido algo na campanha. Afinal... valeu a pena.
Vai com certetza haver quem diga que não é bem assim, ou então que não é muito importante.
Este é só um exemplo para o que há-de vir e nós temos que o alertar.
Reafirmamos a nossa profunda repulsa por esta atitude irracional e descabida do Sr. Presidente da Câmara.
É quase razão para dizer: se quer pagar promessas... pague-as do seu bolso Sr. Presidente.

12 comentários:

Anónimo disse...

"Por lei, é da competência do Presidente da Câmara providenciar a composição das mesas."

Provavelmente é melhor perguntar ao Presidente quais os critérios que usou e não fazer progaganda barata... A política está em descrético por comentários descabido de fundamento como este..

Espero que pessoas que têm este tipo de atitudes nunca ocupem lugares de relevo no nosso concelho

Além disso parece-me que as pessoas que escrevem neste blog estiveram ausentes nos ultimos 8 anos. Durante os ultimos 8 anos não houve "O Pagador de Promessas"?! Quando fizerem uma reflexão deste tipo mui CUIDADO pois podem estar a ferir susceptibilidades dentro do vosso partido

VNP sempre...

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com o exposto CASO sejam verdadeiros os acontecimentos citados.

Queria pedir à JS que condena esta atitude (e bem a ser verdade), se pode disponibilizar os seguintes dados:

1. Elementos propostos pelas Juntas;

2. Elementos designados pelo presidente.


A minha posição será de total repulsa caso a comparação destas listas aponte para o que a JS citou.

O que se discute não é valores monetários, mas sim ÉTICOS e MORAIS...

cmps

PTM disse...

Sr. Viperina a questão é mesmo essa. Valores éticos e morais.
Quanto ao Sr. Terras do Demo, a sua citação inicial não tem nada a ver com o post. Nunca em algum momento dissémos que havia ilegalidades pois sabemos que as não há.
Talvez lhe custe um pouco ler a verdade dos factos mas disso não temos culpa e mais, quanto à composição de mesas, nestes oito anos sempre se agiu com decoro e decência.
Isto não é propaganda barata, são factos a nosso ver graves e que devem ser sempre denunciados.
Quanto ao pedido por parte do Sr. Viperina, de momento ainda não podemos disponibilizar todos os dados mas estamos a tentar recolhê-los, contamos até às eleições ter os dados disponíveis.
Fica apenas uma amostra: no caso da Queiriga que, naturalmente é o que conheço melhor à excepção do Sr. Frias todos os outros elementos que compõem a mesa estiveram nas listas do PSD nas últimas eleições autárquicas. O Sr. Fernando Félix e Sra Margarida Araújo para a Assembleia Municipal, o Sr. Daniel para a Assembleia de Freguesia e o Sr. Manuel candidato a Presidente da Junta de Freguesia.
Nos Alhais por acaso, ou não, o Presidente da Mesa será o candidato pelo PSD à Presidência da Junta de Freguesia.
Muitos podem não querer qualificar estes actos do Presidente da Câmara pois não lhes convém mas cremos que é nosso dever denunciar esta situação tanto mais que, em última ratio, é a própria democracia que está em jogo.
A composição de uma mesa de voto é um acto de extrema responsabilidade e importância e é talvez por isso que, nas autárquicas, acontecem várias situações de desacordo entre listas.
Aqui o Presidente, actuando sozinho pôs e dispôs e teremos na minha freguesia todos os elementos afectos a Cavaco Silva, bonito não é?

PTM disse...

Só um pormenor que por lapso não referenciei no comentário anterior. Sr. Terras do Demo: a política está em descrédito mas por causa de atitudes como esta do Sr. Presidente da Câmara. Nada do que escrevemos está descabido de fundamento, pode é não concordar ou não querer ver mas isso não é culpa nossa. Não somos nós que atiramos areia para os olhos.
E estejam certos que continuaremos sempre a lutar por uma melhor política neste Concelho e foi por isso que em primeira análise formámos este blog, para pela primeira vez neste Concelho se discutir política e isso, quer queira quer não, foi conseguido.

Anónimo disse...

Sr. Paulo Marques,

Tenho que lhe dizer que andou distraído relativamente ao que se passou nos últimos anos... ou só quer ver o que lhe convém...

Acho que devem perguntar efectivamente quais os criterios usados para a selecção ao Presidente da Câmara

E a mim não me custa a ver a verdade dos factos.. Concerteza houve critérios espero que estes sejam tornados públicos.. Se o Presidente agiu de modo menos claro acho que este deve ser responsabilizado por isso.. E será concerteza que o povo tem memória

Resta-me dizer que concordo com TUDO o que foi dito pela Viperina


VNP sempre...

Anónimo disse...

O Sr. Paulo Marques, nas eleições presidencias cabe ao sr. presidente nomear quem ele quiser para as mesas.

Agora se fosse noutro tipo de eleições até lhe dava razão, porque já chegou os últimos 8 anos em que eram sempre os mesmos.

Eu no Blogue do PSD, (psdvnp.blogspot.com)coloquei lá um post, sobre outro assunto. Foi sobre o pessoal que entrou na Câmara nestes dois meses e no Projecto Progride. Gostava de saber o seu comentário?

Cumprimentos,

Miguel Magalhães

PTM disse...

Obviamente que pode pôr quem bem quiser, isso é verdade e nunca questionámos.
Agora o exercício das competências pode ser bem ou mal feito, e neste caso foi péssimo e claramente anti democrático.
O critério será em Assembleia Municipal perguntado mas é óbvio que já sabemos a resposta correcta, e é óbvio que essa não será a resposta dele.

PTM disse...

O que quer que comente? Já vi que para si a constituição das mesas está óptima. Também reparei que as contas que faz é em relação à motivação partidária das pessoas logo, também sabe que esse foi o critério para a constituição das mesas.
Quanto ao resto digo-lhe que nós nunca nos preocupámos, pelos vistos ao contrário de vós, em fazer contas a de que partido eram as pessoas que estavam na Câmara. Vocês isso devem saber melhor que nós.
Quanto ao Progride que tanto quer que comente não vejo qual o problema. A entidade executora é que escolhe a equipa, nada tem a ver com a Câmara Municipal. Além do mais poderia ter pura e simplesmente convidado pessoas mas não, resolveram fazer concurso.Agora se quiser saber os resultados ou a forma do concurso isso é com a entidade executora, não comigo.

Anónimo disse...

"A entidade executora é que escolhe a equipa, nada tem a ver com a Câmara Municipal."

Isto é mesmo engraçado! usaram e abusaram do Projecto Progride para fazer propaganda politica nas autarquicas, diziam tudo e mais alguma coisa e existem cassetes gravadas onde se prova...e agora o município nada tem a haver...

É um espectaculo!!! Se vos interessa é nosso...quando não interessa é dos outros...

...e a mim não me fale em concursos para o Progride...porque não sabe o que está a dizer! Ou quer que lhe prove!

Se colocar um anúncio num jornal tem a haver com os procedimentos de abertura dum concurso...vou ali e já venho!!!

Lá está a tal areia para os olhos...

...eu vou ver se arranjo a constituição das mesas no passado e depois vamos comparar!!! Agora uma coisa lhe digo, em relação a Vila Nova havia pessoas que já estavam à uma série de vezes...

...mas será que não arranjam mais nada para fazer politica...é isto que os preocupa?

Deve ter sido por causa disso que perderam as autarquicas...muita arrogância e peito feito...e também muito marketing...mas os nossos meios são rurais!!!

Cumprimentos,

Miguel Magalhães
mdois@msn.com

PTM disse...

UI, bem, não sei se poderá falar muito de arrogância dos outros. E também não compreendo a irritação. Depois de vários comentários é que está preocupado com o que nos preocupa ou não.
Volto a frisar, este, quer vc queira quer não, é um assunto grave,a escolha das mesas é da maior importância agora, já sabemos que para si, naturalmente está tudo bem, óptimo, mas é só a sua opinião. Respeite as outras.

Quanto ao resto continua a não querer perceber o que se escreve o que já é sintomático e até feitio seu, só pode.

Repare no que transcreveu do meu texto. Agora leia-o novamente. Sim, é a entidade executora que escolhe a equipa. A equipa.
Ê foi a equipa que o Sr. questionou ou não?
Quanto ao resto das competências peço desculpa mas o Projecto Progride para vós sempre foi secundário, o agora Presidente nunca sequer tinha ouvido falar dele antes. Este Projecto era e é fundamental para este Cocnelho e penso que o Presidente já deu conta disso. Tudo o que se disse em campanha sobre ele era a pura realidade e o futuro dar-nos-à razão.
Depreendo também que o Sr. é que sabe tudo sobre tudo, nós nunca sabemos nem podemos saber de nada mas olhe que está enganado... mais uma vez.
Afinal pensava que o Projecto Progride e quem o integra fariam parte da Câmara ou qualquer coisa parecida, mas é a entidade executora que escolhe, contrata e remunera.

Anónimo disse...

progride - promoção, candidatura feitas pela câmara municipal....

valor aprovado...1 000 000 euros,
pago pelo estado 100%.

prazo de execução até 2009

entidade executora -caritas paroquial da queiriga, por acordo com a camara, responsavel pelo processo de contratação e contabilidade

Confirmem com a cassete.

Conhecem as áreas de intervenção social previstas?

A informação como já alguem disse é obrigatória para fazer opinião séria.

Já há problemas com a selecção de pessoal que o projeto previa?Pois, os lugares não vão chegar para tanta promessa.

Que anda a fazer a Camara? Compete-lhe dinamizar, acompanhar e fiscalizar a execução do projecto.

A coesão social e o auxilio aos mais carenciados deve ser uma preocupação permanente.

Não estraguem o que custou muito a fazer

Já agora o Miguel deve saber bem de concursos.

podia partilhar conosco o processo da sua admissão na camara......

Anónimo disse...

este anónimo deve trabalhar no social.Tanta informação!!!!!!

Mas parece um projeto importante para o concelho. Mais um...

valia a pena saber mais sobre ele.

Relativamente a substituição das mesas é lamentável, após solicitação ás juntas.Não augura nada de bom.

Nos oito anos anteriores nunca ouvi testemunho de qualquer mudança de nomes após a indicação pelas juntas e acordos entre os partidos ou candidatos.

Se assim não foi digam de vossa justiça.