quinta-feira, janeiro 19, 2006

Mera coincidência?

Estamos no final da primeira volta das eleições presidenciais e os indicadores levam-nos a acreditar mais na possibilidade de uma segunda volta e consequente derrota de Cavaco Silva.
É sempre bom todos os dias "perder" algum tempo e ver as notícias sobre as campanhas dos vários candidatos e é incrível como há notória dualidade de critérios e de tempo de antena nos telejornais.
Já nos tinhamos apercebido disso várias vezes, basta fazer um simples gesto de cronometrar o tempo de cada peça de cada candidato.
O que temíamos estava correcto, embora não tivéssemos dados concretos.
Agora sim encontrámos na net aquilo que temíamos. No site da MArktest (www.marktest.pt) apresentam um estudo elaborado para o efeito e os resultados são inequívocos.

Cavaco Silva protagonizou o maior número de notícias, com 55 matérias. Jerónimo de Sousa, com 20 peças, foi o que menos notícias protagonizou nos noticiários destes canais. cfr. grafico 1 do próximo post.

Cavaco Silva protagonizou também notícias de maior duração, com um total superior a 2 horas e 56 minutos. Jerónimo de Sousa, pelo contrário, foi protagonista de notícias de menor duração total, de cerca de 33 minutos. cfr. grafico 2

Cavaco Silva protagonizou, tal como tem vindo a acontecer, matérias de duração média mais longa, de 3 minutos e 13 segundos. Pelo contrário, Jerónimo de Sousa protagonizou notícias de duração média mais baixa, com 1 minuto e 38 segundos.cfr grafico 3.


Palavras para quê? Os números que Cavaco tanto gosta são indesmentíveis. É ele quem mais aparece e é ele o mais beneficiado pelos telejornais. Campanha gratuita. Assim é normal que se tentem maiorias absolutas à primeira.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Dr Paulo:
Faça as mesmas comparações entre o seu candiadato MAnuel Alegre e Jerónimo e verá que a diferença tb é grande. Já agora compare os vários parâmetros com Cavaco e Alegre e logo verá que a diferença é minima. Dualidade de critérios tem você em apenas comparar Cavaco com o Jerónimo. Pq não comparar ALegre com Jerónimo?
Saudações sociais democratas

PTM disse...

A questão que se põe e se compara é entre o "mais" e o "menos".
Defendo que deveria haver igualdade entre TODOS.

Sergio Pereira disse...

Neste aspecto concordo com o Dr. Paulo Marques.
Numa sociedade dita Democrática deveria existir igualdade.