quarta-feira, janeiro 04, 2006

ENCONTRO DE ESTUDANTES SOCIALISTAS DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO

A Federação Distrital de Viseu da Juventude Socialista assume o seu pioneirismo na organização da ONESEBS. Nesse sentido, organiza no próximo Sábado, dia 7 de Janeiro, no Hotel Senhora do Castelo, em Mangualde, pelas 15 horas, um encontro de estudantes Socialistas do Ensino Básico e Secundário com o objectivo de criar um fórum de debate, reflexão e elaboração de propostas políticas para o melhoramento das condições de ensino no Distrito de Viseu.
Contamos com a tua participação.

20 comentários:

Anónimo disse...

Sou o participante das dúvidas e trago desta feita esta:

ao ler este blogue

http://opresidentesoueu.blogs.sapo.pt/

encontrei este texto que transcrevo na integra:

"Mário Soares


Bom Dia ,Com grande entusiasmo e alegria, que escrevo ao nosso futuro Presidente que serà ao meu parer, o Exm°.Dr Mario Soares quanto é belo sentir de novo os seus discursos com segurança e convicçao que Portugal vai para a frente, e serà assim ,é desta maneira, com firmeza determinaçao e segurança em noz proprios que Portugal poderà no proximo futuro ir para a frente,precisamos de homens positivos e com coragem a enfrentar o futuro com optimismo.Naturalmente, muinto trabalho tera que ser feito ,mas os primeiro passos estou confiante que o Dr.Mario Soares sabe bem de onde começar.( A luta aos malandros e às ilusoes que os Portugueses viveram a criar nestes ultimos anos ,pensando de ser todos ricos...gastando 110 % alem das suas possibilidades!!! )Tenho a certeza que serà o unico e com determinaçao a salvar mais uma vez Portugal e espero que possa contar com o apoio de todos . Noz emigrantes trabalhamos e muinto para conseguir alguma coisa, sem sacrificio nem mesmo aqui seria facil, devemos fazer algo para o futuro dos nossos filhos. DA ITALIA Paulo Marques"

ora como me recordo das palavras ja passadas da problemática do pseudónimo e da identificação do comentários do Dr. PM restam-me as questões:

1- O texto é da autoria do Paulo Marques do concelho?

se sim

2. Não estará o mesmo a ter dualidade de critérios? que variam consoante o local ou o meio em que a expressa?

é só cmps

PTM disse...

Naturalmente que não fui eu.
Primeiro porque quando assino aparece o meu nome a azul, logo username identificado no blogger.
Segundo, não é meu costume dar erros ortográficos.
Terceiro, desconhecia este blog.
Quarto e mais inportante, já o disse por várias vezes que o candidato que apoio e no qual irei votar não é Mário Soares.
Manuel Alegre é, a meu ver, o cidadão mais indicado para exercer o cargo de Presidente da República.
E afirmo-o aqui como em qualquer lugar.
Não sou dúbio, nem de meias palavras, nem vario as minhas opiniões consoante os interesses.
A minha forma de estar na política é limpa e sem subterfúgios quer gostem quer não.
De qualquer forma obrigado pelo alerta.

Anónimo disse...

Caro Dr. Paulo Marques:

"Segundo, não é meu costume dar erros ortográficos."

Olhe seja mais modesto até porque importante escreve-se com um M e não com um N. As regras da primária assim o dizem, qd é necessário colocar um M ou um N antes de um P usa-se SEMPRE um M.
Até breve

Anónimo disse...

Uma outra dúvida/esclarecimento:

Dirijo-me a este blogue para saber qual é a posição da juventude socialista (no caso a do meu concelho) relativamente às seguintes notícias:

1. Contratações o ministério da Justiça

Entre outras...

(1.Coordenadora de Gabinete de logística, 1700€, Neide – empregada de restauração, entrada sem sujeição a concurso; ver.http://www.oindependente.pt/ edição de 06.01.2006)

(2.Prestação de acessória na manutenção de conteúdos da página oficial do Ministério da Justiça fonte, Susana Isabel Costa Dudra formação Psicologia, 3254€; Ver: Despacho nº22 237/2005 (2ªSérie), do Ministério da Justiça, Gabinete do Ministro

2- Pina Moura e o Caso Iberdrola Vs. Galp

3- Eleição do director do "O Jovem Socialista"

Deste primeiro set de questões ficam as seguintes dúvidas por questão usando a mesma numeração:

1. A juventude socialista concorda com estas contratações? A juventude socialista já se manifestou activamente, ou moderadamente, junto das instâncias responsáveis e dentro do partido?

2. Relativamente a este assunto a Juventude socialista, acha que a lei deverá a ser interpretada como até aqui e este caso e perfeitamente legal (tenho duvidas) e ÉTICO? A juventude socialista já se manifestou activamente, ou moderadamente, junto das instâncias responsáveis e dentro do partido?

3. A juventude socialista tem este conceito de democracia? A juventude socialista já se manifestou activamente, ou moderadamente, junto das instâncias responsáveis e dentro do partido?

É só por ora, desde já agradecido por todas as explicações convincentes facultadas.

Saudações

PTM disse...

Em relação a contratações específicas não temos de ter posição oficial, pugnamos é sempre por contratações transparentes, dentro da legalidade. Quanto aos valores não comentamos pois devem estar dentro da lei.

Quanto à questão da Iberdrola, mais do que do próprio Pina Moura é algo que suscita algumas reservas. Foi uma opção do Governo baseada em pressupostos que para nós ainda são um pouco desconhecidos. Temos de confiar que o Governo esteja a fazer o melhor por Portugal. Admitimos, porém, que é um casó complicado e susceptível de crítica.
Pessoalmente, não tomaria essa decisão por, a meu ver, haver conflito claro de interesses.

A eleição do director de "O Jovem Socialista" foi claramente ilegal e a JS deste Concelho já manifestou o seu repúdio quanto ao sucedido. Não nos revemos minimamente em tal situação. Foi um abuso cometido pela direcção nacional da JS.

Anónimo disse...

Caro PM agradeço a sua expedita resposta.

Na ostante, permita-me, quando refere relativamente à questão iberdrola, quando refere - "Quanto à questão da Iberdrola, mais do que do próprio Pina Moura é algo que suscita algumas reservas. Foi uma opção do Governo ...." - era esse precisamente um dos factores da questão.

Senão veja, como sabe a opção do Governo, foi feita pela pessoa (Ministro) Pina Moura. A questão aqui e falando português curto e directo é a seguinte:

temos um ministro que dá o aval do governo numa decisão estratégica como a da energia a que uma empresa do mesmo sector(energético) entre e fique detentora de 5% da Galp, que posteriormente deixa de ser ministro e assume cargo administrativo na dita empresa agora acionista dos 5% (Iberdrola).

Mais se acrescenta a este insólito acontecimento que o personagem ético Pina Moura exerce acumulativemente funções de deputado, onde entra em assembleias assumindo o papel de deputado e de administrador interessado na decisão.

felicito no entanto, a sua posição de aceitar o caso como dúbio e procurar mais informações, estou certo que o fára e então perante novas revelações agirá em conformidade como representante de uma Jota


Já relativamente às contratações lamento não lhe poder tecer o elogio, por não adoptar posição semelhante, e estranho o facto de uma juventude de um partido não ter agora, algo que tinha em passados executivos, onde exigia clareza, onde manifestava repúdio por actos de manifesto clientalismo politico.

Cumprimentos.

PTM disse...

As pessoas em causa, na questão das contratações já foraqm demitidas.

Anónimo disse...

"Em relação a contratações específicas não temos de ter posição oficial, pugnamos é sempre por contratações transparentes, dentro da legalidade. Quanto aos valores não comentamos pois devem estar dentro da lei."


o mal é que não foi graças a uma posição de firmeza e contra o instituido que tal facto de deveu - a juventude socialista, nada teve haver com os 2 despedimentos que ocorreram e isso e que é de lamentar. Quando a juventude, tapa os olhos dizendo: que se foram feitas devem ser legitimas perante todas as evidencias, quando as juventudes estão cegamente limitadas pela vontade dos partidos e dos "mais grandes" pois então que se faça como muita gente defende - que extingam as Juventudes.

Copntinuam os outros casos...o dr Paulo e a juventude Socialista pode ainda ter um posição face a eles...que não seja só no final informar do sucedido.

Anónimo disse...

O Novo filme do Polvo em
http://www.psdvnp.blogspot.com/

PTM disse...

Não compreendo a sua irritação. Apresentou alguns casos que comentei. O que quer que lhe diga mais? Nós não somos o PS, nem o PSD. E é normal que não haja posições públicas sobre tudo o que lhe apeteça.

Agora, não sei de que juventudes fala. Não é certamente aquela à qual eu pertenço.
Só para ter uma ideia a nossa Federação da JS é a única estrutura política do Distrito que não defende a criação da Universidade Pública em Viseu. Contra o que diz o Partido. E isto é só um exemplo por isso para quem como o Sr. defende a extinção das Juventudes Partidárias já é algo que se diga.
Além do que essa história de extinguir as Juventudes partidárias é algo que necessitaria de um debate profundo e acima de tudo sério.
Às vezes é caso para perguntar... será que incomodamos assim tanto?
É bom sinal.

Anónimo disse...

Caro PM não sei onde vislumbrou no meu comentário o minimo de irritação. Já não me irrito por ver Juventudes seguindo cegamente os partidos, passando ao lado de questões que, quanto a mim, deveriam ter uma posição firme e imediata por parte das mesmas. Mais qdo refere:

"E é normal que não haja posições públicas sobre tudo o que lhe apeteça.
"

não se trata de apetites como provou o ministro do seu partido com duas demissões sumárias de uma acentada, trata-se de repor a legalidade e/ou ética.

Relativamente às Jotas, se ler com atenção o meu comentário, verifica que o que lhe digo é que se for por este tipo de inactividade das juventudes perante as acções dos politicos mesmo qdo são do mesmo partido e pela constante obrigatoriedade do aval, da "luz verde" do partido para a tomada de decisões....aí sim compreendo quem defende uma medida extremista como a sua extinção.

"Às vezes é caso para perguntar... será que incomodamos assim tanto?
É bom sinal."

Pelas acções minimamente aliás, como municipe do concelho não me recordo ver traduzido em acções metade do apregoado...se for pela forma altruista e pelo discurso demagógico que exerce, desvirtuando os comentários para onde lhe provem aí talvez provoquem algo...não é incómodo mas imensamente cómico.

cmps.

PTM disse...

Apenas gostava de saber onde leu essa do pedir da "luz verde" do partido. É que fica muito longe da realidade.

Anónimo disse...

o facto da expressão - "luz verde" - não se deve ao facto de ser transcrição de texto, mas uma sim por ser uma expressão usada com frequência em diferentes contextos com um significado semelhante ao de aval, aprovação,...


Nem todo se lê ou ouve...aliás a maior fonte de confirmação do que realmente se passa muitas vezes é o VER...e nesta área faltam-lhe argumentos.

PTM disse...

Por acaso até nem faltam. Ainda neste último fim de semana a nossa concelhia esteve bastante activa e participativa do encontro distrital do ONESEBS.
E isto foi neste fim de semana.
Contudo, nem sempre fazemos tanto quanto queremos ou desejamos admitimos isso.
Mas também muito do que fazemos não transparece para a opinião pública o que também é normal.

Anónimo disse...

Organização Nacional de Estudantes Socialistas do Ensino
Básico e Secundário = ONESEBS, eu quando me referia a ver fazer referia-me a actos, acções, medidas, projectos para a comunidade, no caso, para o Concelho de Vila Nova de Paiva, tomadas, executadas pela JS ou pela sua sugestão/apresentação.

Compreendo que sejam activos na captação de novos militantes e na definição de estratégias de penetração nas comunidades escolares, interessa porém fazer algo de rentável, significativo com esses jovens captados em proveito da comunidade.

Quanto ao muito que fazem que não transparece para o publico, parece que a JS sofre desse estigma, ou então o dr. PM, pois tudo o que fazem tem de ser discreto (refiro-me ao que citou relativamente à comissão que coordena)...

PTM disse...

Não coordeno qualquer comissão

PTM disse...

As nossas ideias foram amplamente divulgadas na altura da campanha. Infelizmente não ganhou quem devia.
Mas não se preocupe pois as nossas reivindicações são para o bem do Concelho e existem independentemente de quem governa.
Vamos lutar pelo que acreditamos.
A breve trecho haverá novidades

Anónimo disse...

"As pessoas designadas pela AM para fazerem parte da Comissão Alargada da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em perigo foram Prof José Luis Ferreira e Dr. Paulo Marques."

fonte: http://www.jsvilanovadepaiva.blogspot.com
posted by: js Vila nova
data: segunda feira, 28 de Novembro


No entanto e se a questão tiver a ver com o termo - coordena - posso referenciar aqui a fonte: Acta da Assembleia se o pretender.

Anónimo disse...

"As nossas ideias foram amplamente divulgadas na altura da campanha. Infelizmente não ganhou quem devia.", já parece o candidato presidencial do seu partido - as eleições só são como devem quando t~em o resultado que nós queremos... mas dr. PM a si ainda lhe reconhece lucidez, pelo que opiniar dessa forma sobre resultados democraticamente atingidos é grave.

cmps

PTM disse...

Fui eleito para a Comissão, não a coordeno. Aliás a CPCJ é coordenada pela sua Presidente.
Apenas faço parte da Comissão Alargada.

É legítimo afirmar que, na nossa opinião não ganhou quem devia, é normal, ou não acha?
Mas ninguém pôs em causa a legitimidade deste Executivo aliás, fomos os primeiros neste e noutros blogues do Concelho a dar os parabéns aos vencedores. Não veja gravidade onde esta não existe.