terça-feira, janeiro 24, 2006

Mais uma eleição que passou. Finalmente teremos bastante tempo sem eleições, o tempo perfeito para reflexões mais profundas sobre o que sucedeu, o que sucede e o que acontecerá no futuro.
É tempo também de voltar a olhar para nós, para o nosso Concelho que continua como em Outubro... parado, tal como estava até à oito anos atrás.
Facto relevante deve ter sido a compra de um GPS para o carro do Sr. Presidente pois devia ter medo de se perder na viagem até Toulouse.
Também nos apercebemos que tinha voltado com o seu staff quando no sábado vi o carro da Câmara estacionado numa "tasca" e o Sr. Presidente "ao serviço do Concelho" a jogar uma bela sueca.
É verdade, também tem direito à diversão como qualquer outro, escusava era de gastar "a nossa" gasolina, e de desgastar o "nosso" carro.

Chegamos ao fim de Janeiro e ainda não há Orçamento nem Plano de Actividades. Esperamos que em breve se digne a apresentá-los pois sem eles não há governação possível.
Quanto a nós, continuaremos atentosa todos os desenvolvimentos como sempre o fizémos.

30 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de social - democrata, esse comportamento do vosso presidente é um bocadinho estranho...
Uma vez ainda vá lá. Mas pelos vistos é sistemático.
Já ouviram falar do crime de peculato de uso?

Viperina disse...

Concordo com as criticas feitas.

O presidente deve dar o exemplo.

Relativamente "...ainda não há Orçamento nem Plano de Actividades." sou da opinião que estes documentos de trabalho indespensáveis deverão ser apresentados, mas racionalmente e reflectidamente apresentados. Quero com isto dizer que se uma auditoria se encontra em curso, julgo que se deverão retirar daí conclusões e reflecti-las em tais documentos.

No entanto percebo a preocupação do Dr. Paulo e talvez ao tardio na conclusão e apresentação desses documentos - terá sido aberta uma, quanto a mim, gravissima precedência, que julgo todos as associações IPSS deverão aproveitar.

Refiro-me à ajuda concedida à Cáritas Queiriga (como podem ler na acta de Janeiro disponivel no sitio oficial da autarquia) - não percebo como uma associação englobada num programa conjunto recebedor de 1 milhão de euros vem pedir e pior lhe é concedido - cita assim a acta:

f) Cáritas Paroquial de Queiriga – Por ofício datado e registado em 28.11.2005, solicitam
apoio financeiro para a obra de construção do Lar de 3.ª Idade.-----------------------------------
------ O Sr. Presidente da Câmara propôs verbalmente a atribuição de um subsídio no
montante de dois mil e quinhentos euros.-------------------------------------------------------------

Gostava que o dr. Paulo se pronunciasse sobre esta atribuição, se lhe é eticamente possivel?

Mais queria alertar todas as Associações com estatutos semelhantes para mais um possivel financiamento das suas actividades - certamente não poderão recusar um pedido nos mesmo moldes - principio da igualdade.

cmps,
viperina

PTM disse...

A minha ética não me impede de comentar o que quer que seja. Quanto a esta situação, é a meu ver perfeitamente normal.
Apesar de não ser associado da Cáritas Paroquial nem coisa parecida, há obras importantes que estão a ser realizadas de modo a ser finalizado o Lar, obra preponderante na freguesia.
Estes pedidos são normais e quase todas as associações os fazem. Agora, uns têm mais legitimidade que outros, que é como quem diz, há maior relevância nalguns projectos que outros.
Eu defendo por exemplo que não se deviam atribuir subsídios a associações apenas por elas existirem, deviam, pelo contrário, ser atribuídos subsídios a quem apresentásse motivações para isso, factores relevantes, actividades importantes e mobilizadoras. Esta é a minha opinião pessoal.

Não há, a meu ver qualquer precedência em nada, sinceramente.
A questão é esta: Não se pode confundir o Projecto Progride com a sua entidade executora.
O dinheiro vai de facto para a Cáritas e é administrado por esta entidade mas não pode ser usado para as suas intenções privadas. O dinheiro está consignado ao Projecto e Às suas atribuições. Repare, o Progride tem a sua entidade executora porque tinha mesmo de ter, mas desenvolve-se e abrange todo o Concelho, e o dinheiro será gasto em todo o Concelho.
Não é com esse dinheiro que a Cáritas fará o Lar, isso é certo pois há regras muito apertadas quanto ao destino do financiamento do Progride e que estão bem definidas na Lei e bem controladas por todos os múltiplos parceiros do Projecto.
Espero que tenha sido minimamente esclarecedor, se não fui peço desculpa e tentarei sê-lo posteriormente.

Anónimo disse...

Olá Paulo... Espero que estejas bem de saúde pois a meu ver, apesar de não ser médico, é notório que passas por uma fase de alguma instabilidade mental, pelo que te aconselho o máximo de repouso.... Sou do teu partido (Penso que serás do P.S.)e entristece-me que tenhas uma postura tão radical, tao "bota abaixo",pois penso que não se coaduna com a verdadeira forma de estar de um Socialista.... Penso que não serás um verdadeiro socialista (simplesmente és mais um dos tais, se é que me faço entender), assim como penso, também, que a postura que tens aqui e a forma como constantemente "botas abaixo" só vem denegrir a imagem dos socialistas. Não me identifico contigo, nem com a tua ideologia pseudo socialista... não passas de um anarquistazeco que só quer confusão, que não tem como passar o tempo e que se entretem a ofender quem ganhou as eleições de uma forma leal, justa, e sem elementos estranhos (ATENÇÃO - sou do teu partido, torno a realçar). Penso que, pelo dizeres do povo (eles se falam por alguma coisa é), a Câmara não estará financeiramente sã, pelo que mesmo não sendo Doutor como Vossa Senhoria,será praticamente impossivel fazer com que Câmara atinja tal debilidade financeira de Outubro até aos dias que correm, mas certamente que O Senhor nos poderá informar disso, pois parece-me que é bastante interventivo nas sessões da Assembleia Municipal, falta saber se a quantidade das intervenções são sinónimas de qualidade... No que concerne ao GPS, admira-me que a Câmara ainda tenha dinheiro para um (podiam ter gasto a calcetar a entrada de alguma casa antes das eleições, também era só mais uma), mas para o GPS parece que ainda dá... Aconselho Vossa Senhoria a comprar um GPS para se orientar pois parece-me que à medida que os posts aqui do blog vão aumentando, a sua desorientação aumenta paralelamente, pelo que aconselho vivamente a comprar um GPS, ou uma Bússola ....
Envio-lhe as mais sinceras melhoras e que recupere rápido, não esquecendo o repouso, o repouso é muito importante

PTM disse...

Não vou comentar coisas que não fazem o mínimo sentido e atentam contra a minha dignidade. As atitudes ficam com quem as toma e nós aqui tentamos, e temos conseguido manter o nível da discussão e do debate tanto com os posts como com os múltiplos comentários.

Só três pormenores: Ainda bem que não se identifica comigo ou com o meu socialismo pois se bem conheço muitos grandes socialistas, esses não têm e nunca tiveram medo de dar a cara, não se escondem debaixo da capa do anonimato.

Quanto às minhas intervenções na Assembleia Municipal nada melhor do que assistir. Aliás, se se preocupa tanto com o socialismo e principalmente com o seu Concelho não lhe ficava nada mal aparecer. As assembleias municipais não têm tido grande público o que é uma pena pois todos ficávamos a ganhar.

Ah... e com meias palavras não te fazes entender, essa do "um dos tais" não me diz nada.
Deve andar desatento porque aqui não se deita abaixo. Critica-se o que se tem de criticar, não andamos de olhos vendados.

Anónimo disse...

Desculpem-me a minha modéstia, mas penso que a oposição está a ir pelo pior caminho. Eu penso que sim senhor, deve haver uma boa oposição ao executivo e estarem atentos a tudo que se passa…mas de relevante.

Agora andam a vigiar o Presidente do Município, a ver se anda ou não com o carro, aqui e ali.

Então o presidente não pode ir a uma tasca e tomar um café com o povo. É muitas vezes nestes sítios que se discutem muitas coisas importantes. Isto faz parte da vida social do Sr. Presidente. Por vezes é mais importante este pequeno gesto do que outros.

O carro é para servir o senhor Presidente, seja em que situação for.

Então mas antes, não havia problema…e agora é tudo diferente. O carro fez 100.000 Km em 3 anos e circulou aonde? Qual o problema?

Agora se o Sr. Presidente fosse de férias para o Algarve com o carro, aí sim, podiam falar…e eu também apoiava no protesto.

Agora o carro andar no concelho…por amor de DEUS…tenham dó.

Vocês precisam dos votos da direita se tiveram ambição de alguma coisa…mas não é com essa politica baixa que vão lá…
Esta é a minha opinião.

Cumprimentos,

Miguel Magalhães
mdois@msn.com

PTM disse...

E como é uma opinião... respeita-se.
Não temos é de concordar com ela, como discorda das nossas. É normal.
A questão é que foi uma das grandes bandeiras e das grandes críticas, e o problema é que assim dá um mau exemplo aos seus funcionários que também já foram vistos (não vigiados) a utilizarem os carros em situações de vida particular e familiar.
Se no passado se fez o mesmo, condeno-o, apesar de 100 000 Km em 3 anos não me parecer uma barbaridade, mas se o fizeram, com certeza também foram criticados por isso.
Só não acho que o IMI que eu pago tenha de servir para o Presidente ir jogar cartas ao sábado à tarde, nem para comprar um GPS para o carro.
Mas esta é somente a minha opinião.

Anónimo disse...

É incrivel como se gasta tanto dinheiro mal gasto neste país.
Então os carros do municipio servem para beneficios próprios e para passear durante os fins de semana??? Enfim parece que o Sr. Presidente em vez de trabalhar se anda a passear com o carro do municipio. Ainda bem que adquiriu o GPS pois poderá perder-se por Terras do Alto Paiva. É melhor ter cuidado.

Viperina disse...

Podemos pintar o quadro de muitas formas...o resultado deverá ser este:

Bens publicos = Serviço Publico e .


discordo no entanto da sua posição no seguinte:

Não é criticável ver um presidente no fim de semana junto do seu povo fazendo o que bem lhe apetecer perceber Dr. Paulo(já chega de presidentes ausentes) quando diz "...sábado vi o carro da Câmara estacionado numa "tasca..." eu digo-lhe ainda bem que o viu, eu raramente vi presidentes passados durante o fim de semana.

É demagogia exigir MUNDOS E FUNDOS e rotular uma gestão autarquica(até parece que nada tem a ver com ela, que se está a desresponsabilizar) de inoperância, ou mesmo de lenta atendendo ao periodo de governação. Concordarei se os resultados não aparecerem, quero com isto dizer que a lentidão é relativa dependendo da ánalise e da profundidade dos documentos que refere tiverem. Mais não recordo de um incio tão activo, tão empreendedor, tão deslumbrante de nenhum dos mandatos Socialistas, vi sim algumas medidas/obras (mais poderiam ter havido) como aquele que agora exige e condena - Onde andava nessa altura caro Paulo?

Viperina disse...

Faltou dizer:

mas o passado não serve de desculpa para o futuro.

Junto-me a SI como parte que quer ver obra e medidas de fundo e evolutivas, mas o conceito de TEMPO deve ser razoável deve ser principalmente porporcional à medida à obra.

cmps

Sergio Pereira disse...

Agora fiquei confuso...
Vejamos:
100.000km/3anos= 33.333,33Km/ano

33.333,33Km/ano / 264 Dias úteis= 126,26 km/dia

Será que não é muito?

Anónimo disse...

Hoje em dia fala-se de desenvolvimento sustentado, de choque tecnológico, planeamento, optimização...

Já que falamos de PASSADO... Ora vejamos temos, a título de exemplo, o caso do auditório municipal e da bibioteca municipal que será na antiga escola primária... Será que o antigo executivo nunca ouviu falar de gestão de recursos ou de planeamento..

Faz sentido num conselho como Vila Nova de Paiva ter o auditório e biblioteca em dois edificios diferentes.. Será que é para justificar MAIS funcionários na Câmara (caso tivessem ganho as eleições)?

Como é possível ter-se gasto tanto dinheiro num auditório com várias valências e não ter colocado lá a biblioteca...


Fala-se de cultura e educação como é possível a Câmara atribuir no orçamento do ano passado apenas 1000€ para a compra de livros?

É esta a proposta de desenvolvimento sustentado do PS do nosso municipo.


Terrasdodemo

PTM disse...

Sinceramente também creio que não haveria necessidade de um novo edifício para uma biblioteca. Sei que com esta afirmação posso chocar um pouco com o passado mas lá esta, é a minha opinião.
Com o investimento no Auditório podia-se e devia-se ter acautelado para a Biblioteca ser inserida nesse espaço, ou então aproveitar o café do Museu que está de momento dotado ao abandono.
É um bocado estranho mas creio que nesta situação até concordo com o Sr. Miguel Magalhães. Deve ser a primeira vez.

PTM disse...

Outra coisa, não me viu o Sr. Viperina a exgiri Mundos e Fundos aqui, muito pelo contrário. Acho que pedir que o Orçamento e plano de Actividades apareçam depois de 3 meses de governação é perfeitamente razoável.
Está na altura de se fazer alguma coisa.

Sergio Pereira disse...

Em relação ao Auditório e a futura nova Biblioteca.
É obvio que as duas poderiam e até deveriam estar juntas.
Porém, este é o problema dos políticos quando somente pensam na projecção que a obra vai dar a sua carreira, quando deveriam na verdade era fazerem obras com projecção para o futuro da população.

Viperina disse...

Pois se estamos todos de acordo...porque não elaborar um abaixo assinado minimamente representativo a entregar numa proxima assembleia???

cmps,
viperina

Anónimo disse...

Nunca pensei que o post que coloquei iria ter tanta aceitação... Ainda bem!

Afinal as pessoas apesar de quadrantes politicos (as que o são) diferentes sempre conseguem estar de acordo quando é o interesse do nosso Conselho que está em jogo e não se deixam influênciar por questões menores. Não andamos assim tão distraídos... Fico muito satisfeito.

Subescrevo a proposta da Viperinha. Sempre é uma forma de mostrar que estamos atentos e que esperamos o melhor para o nosso Conselho. Mais, que temos uma palavra a dizer no que diz respeito ao nosso FUTURO...

Por um futuro melhor...

Terrasdodemo

Sergio Pereira disse...

Acredito que a facto da grande aceitação tem haver com uma nova mentalidade que está surgindo. Nem sempre os partidos possuem a verdade absoluta.
É muito triste quando vemos os nossos representantes eleitos encolhendo os ombros ou cruzando os braços e “esquecem” o povo que os elegeu. O pior de tudo é que na maior parte das vezes nós “esquecemo-nos” de os castigar ou esperamos até as próximas eleições para o tal.
Temos de, no dia-a-dia, mostrar a nossa indignação, a nossa repulsa e tomar algumas atitudes.
Não vale a pena mandar bocas ou simplesmente falar mal pelas costas.
Temos que mostrar outras alternativas e ideias, nem que sejam escrevendo para um jornal ou realizando um abaixo-assinado. Porém, nunca sem termos uma alternativa há questão ou uma ideia bem sólida.
Desta forma, apoio o abaixo-assinado.

Tribuna Laranja disse...

Concordamos em pleno e já estamos a tratar de dar um contributo.

Anónimo disse...

Acompanhei o desenvolvimento do concelho nos ultimos anos, e segundo me parece ha sintomas de uma nova paragem no tempo , para mal dos muncipes do concelho.
Quanto à questão do carro, 126 km por dia... não e parece exagerado, pois o antigo Presidente só de deslocação diária (casa_trabalho),andava cerca de 70 km. Pelo que sei nunca ninguem lhe conseguiu apontar qualquer uso indevido da viatura e era de todos conhecido a forma responsável de utilização da mesmo.
Aguardando novidades do concelho...

Anónimo disse...

Em relação à Biblioteca Municipal o que foi dito é de quem não sabe as exigencias necessárias para a implementação de uma Biblioteca ligada à rede Nacional de Bibliotecas.
Pergunto o Auditório está a funcionar em pleno?
E o Museu Arqueológico?
Será que o novo Presidente não pensa na cultura e na educação dos municipes?
Era bom que todos estes equipamentos continuassem a funcionar em pleno pois atrairia muita gente ao Concelho,animando a economia local e dava a conhecer as "Terras do Demo".

Anónimo disse...

Com que então era em deslocações de casa para o trabalho são feitas ao serviço do municipio...

Fico esclarecido Sr. anónimo... :)

Anónimo disse...

Sr. Anónimo,

Na questão da bibilioteca dirija-se ao blogue Tribuna Laranja para dar o seu contributo...

No entanto acho que você não conhece a realidade do nosso conselho...

Aqui não se nada em dinheiro..

É necessário fazer uma gestão cuidada e direccionada para questões mais prioritárias.

Anónimo disse...

O que me parece não ter sido feito da melhor forma nos últimos anos...

No entanto, brevemente iremos ter uma resposta.

Anónimo disse...

Citando Jorge Palma: "Deixa-me rir"
As deslocações da casa para o trabalho eram feitas com um carro oficial.
Como falou o sr. Australopithecus 126km por dia é muito sim senhor. Ainda mais se as contas forem feitas somente as horas de trabalho da autarquia. Ou seja, 126 km por no máximo 7 horas dia.

Segundo consta a inauguração do Museu Arqueológico estava prevista para o dia 5 de Outubro de 2005. Ou seja, ainda dentro do madato do PS. Será que foi mais uma tentativa para iludir o povo?
Meus senhores, sou socialista, mas não tenho problema algum em identificar-me e admitir que o último mandato do PS foi um total desastre. Na verdade, O Eng. Diogo era uma ótima pessoa, o seu problema era estar muito mal acessorado.

Anónimo disse...

Não sabia da marcação da data da inauguração do Museu.
Foi anunciada publicamente?
Se o foi concordo com o que diz o Carlos Costa, mas não deixo de referir que seria importante para o concelho por em funcionamento o museu... que já devia estar a funcionar.
O que será que falta? Se foi marcada a inauguração é de supor que o processo estava avançado e falava-se de mais de uma centena de peças cedidas pelo Museu Nacional de Arqueologia, para uma exposição de pelo menos um ano.
Assim dava-se utilização ao edificio e divulgava-se o património arqueologico e constituia um forte atrativo no concelho.
O auditorio e museu tem estas duas finalidades, não me parece possivel instalar outras funções como a biblioteca.

Anónimo disse...

Segundo sei o presidente mora em Viseu.
Vem para casa todos os dias ou não?
Será serviço?
Quando o povo o elegeu já sabiam disso...
Acho que devia ter motorista privativo pois o seu perfil assim o exige!!!!!! assim tudo ficava esclarecido, embora o motorista no fim do mês visse o seu ordenado ser superior ao do presidente.

Anónimo disse...

também acho o museu muito importante para o um bom futuro do nosso concelho, tanto mais que estava em curso a sua ligação à rede portuguesa de museus.
Vamos saber o que se passa.O edificio foi construido, a sala existe, tem pessoal, tem espólio e não se quer utilizar?
Agora querem lá por uma biblioteca?
Não percebo e estou confuso com o que se está a passar.Se não há agora condicões para a construção da biblioteca é preferível provisóriamente arranjar outro espaço.
Não concordo é que não se ponha um edificio considerado excelente ao serviço da comunidade que pacientemente continua à espera.

Anónimo disse...

A data de inauguração ainda se encontra anunciada na 1º página do site da Câmara.
http://www.cm-vilanovadepaiva.pt/VNPaiva/

Viperina disse...

Então ainda não há novidades relativas ao orçamento e ao plano de actividades?

Começo a partilhar a preocupação que o PM tinha há uns meses...

cumprimentos