terça-feira, janeiro 24, 2006

Mais uma eleição que passou. Finalmente teremos bastante tempo sem eleições, o tempo perfeito para reflexões mais profundas sobre o que sucedeu, o que sucede e o que acontecerá no futuro.
É tempo também de voltar a olhar para nós, para o nosso Concelho que continua como em Outubro... parado, tal como estava até à oito anos atrás.
Facto relevante deve ter sido a compra de um GPS para o carro do Sr. Presidente pois devia ter medo de se perder na viagem até Toulouse.
Também nos apercebemos que tinha voltado com o seu staff quando no sábado vi o carro da Câmara estacionado numa "tasca" e o Sr. Presidente "ao serviço do Concelho" a jogar uma bela sueca.
É verdade, também tem direito à diversão como qualquer outro, escusava era de gastar "a nossa" gasolina, e de desgastar o "nosso" carro.

Chegamos ao fim de Janeiro e ainda não há Orçamento nem Plano de Actividades. Esperamos que em breve se digne a apresentá-los pois sem eles não há governação possível.
Quanto a nós, continuaremos atentosa todos os desenvolvimentos como sempre o fizémos.

segunda-feira, janeiro 23, 2006


Apesar de ser eleito Presidente da República, estaremos atentos ao exercício das suas funções, muito atentos pois sabemos que é um homem que ainda desconhece um pouco os seus poderes e a Constituição. A luta continua.


O Povo decidiu está decidido. Faltou pouco para a segunda volta e para a eleição de quem tinha perfil para Presidente da República. Paciência. São mais dez anos de cavaquismo. Não esperem é que ele faça coisas que não pode fazer. Quem ainda se não convenceu que convença, vai ser Presidente da REpública e não Primeiro Ministro.

quinta-feira, janeiro 19, 2006

A sondagem de hoje DN/MArktest/TSF














Bem diferente do que a sondagem que apareceu noutro blog que já peca por ser antiga e não ter sido renovada.
Longe vão os 60% de Cavaco Silva e perto está a segunda volta. Juntos conseguiremos derrotar Cavaco Silva.
Amanhã publicaremos nova sondagem da mesma fonte.

Os números





Mera coincidência?

Estamos no final da primeira volta das eleições presidenciais e os indicadores levam-nos a acreditar mais na possibilidade de uma segunda volta e consequente derrota de Cavaco Silva.
É sempre bom todos os dias "perder" algum tempo e ver as notícias sobre as campanhas dos vários candidatos e é incrível como há notória dualidade de critérios e de tempo de antena nos telejornais.
Já nos tinhamos apercebido disso várias vezes, basta fazer um simples gesto de cronometrar o tempo de cada peça de cada candidato.
O que temíamos estava correcto, embora não tivéssemos dados concretos.
Agora sim encontrámos na net aquilo que temíamos. No site da MArktest (www.marktest.pt) apresentam um estudo elaborado para o efeito e os resultados são inequívocos.

Cavaco Silva protagonizou o maior número de notícias, com 55 matérias. Jerónimo de Sousa, com 20 peças, foi o que menos notícias protagonizou nos noticiários destes canais. cfr. grafico 1 do próximo post.

Cavaco Silva protagonizou também notícias de maior duração, com um total superior a 2 horas e 56 minutos. Jerónimo de Sousa, pelo contrário, foi protagonista de notícias de menor duração total, de cerca de 33 minutos. cfr. grafico 2

Cavaco Silva protagonizou, tal como tem vindo a acontecer, matérias de duração média mais longa, de 3 minutos e 13 segundos. Pelo contrário, Jerónimo de Sousa protagonizou notícias de duração média mais baixa, com 1 minuto e 38 segundos.cfr grafico 3.


Palavras para quê? Os números que Cavaco tanto gosta são indesmentíveis. É ele quem mais aparece e é ele o mais beneficiado pelos telejornais. Campanha gratuita. Assim é normal que se tentem maiorias absolutas à primeira.

quinta-feira, janeiro 12, 2006

O Pagador de Promessas

Este é apenas mais um capítulo da saga de um filme de qualidade duvidosa protagonizado pelo Sr. Presidente da Câmara, o Sr. "não sei", ou o Sr. "não estou dentro do assunto".
As Presidenciais vêm aí e com elas vêm as mesas de voto e as pessoas para esses lugares.
Por lei, é da competência do Presidente da Câmara providenciar a composição das mesas.
O "nosso" Presidente da Câmara, dentro das atribuições que lhe são cometidas resolveu pedir às Juntas de Freguesia para indicarem as pessoas que deveriam compor as referidas mesas.
Até aqui tudo normal, sempre foi assim, e bem.
Qual não é o espanto quando afinal, o que as Juntas propuseram pouco tem a ver com o que o Presidente da Câmara decide. Resolveu fazer como bem lhe apetecia fazendo tábua raza do seu próprio pedido às Juntas.
Conclusão: temos os seus "amiguinhos", colaboradores na campanha e nas suas listas, pessoas com quem deverá ter compromissos eleitorais.
Isto é tão mais granve quanto hoje em dia como bem sabemos, o dia é pago, e bem pago sendo assim alvo de natural cobiça por certas gentes.
Vendo aqui uma boa oportunidade o Sr. "não sei" resolveu afinal saber alguma coisa. Sabe que este é um bom momento para alegrar quem porventura esteja descontente com ele.
Parabéns a quem conseguiu cair nas boas graças do sr. Presidente, não por ser competente ou ter experiência para o cargo mas por ter apoiado ou exigido algo na campanha. Afinal... valeu a pena.
Vai com certetza haver quem diga que não é bem assim, ou então que não é muito importante.
Este é só um exemplo para o que há-de vir e nós temos que o alertar.
Reafirmamos a nossa profunda repulsa por esta atitude irracional e descabida do Sr. Presidente da Câmara.
É quase razão para dizer: se quer pagar promessas... pague-as do seu bolso Sr. Presidente.

quarta-feira, janeiro 04, 2006

ENCONTRO DE ESTUDANTES SOCIALISTAS DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO

A Federação Distrital de Viseu da Juventude Socialista assume o seu pioneirismo na organização da ONESEBS. Nesse sentido, organiza no próximo Sábado, dia 7 de Janeiro, no Hotel Senhora do Castelo, em Mangualde, pelas 15 horas, um encontro de estudantes Socialistas do Ensino Básico e Secundário com o objectivo de criar um fórum de debate, reflexão e elaboração de propostas políticas para o melhoramento das condições de ensino no Distrito de Viseu.
Contamos com a tua participação.