terça-feira, maio 02, 2006

Grandes Opções do Plano e Orçamento aprovados

Decorreu esta sexta feira mais uma Assembleia Municipal na qual as Grandes Opções do Plano e o Orçamento estavam em discussão.

Mais uma longa reunião, na qual se gastaram 2 horas para aprovar 2 actas que continham omissões relevantes.
Além das actas tratou-se da parte da manhã do período antes da ordem do dia.
Reservou-se à parte da tarde a discussão sobre o as GOP e o Orçamento. Começou-se com 45 minutos de atraso, com efeito o grupo do PSD e mesa da Assembleia "esticaram-se" um pouco no almoço e pediram as devidas desculpas.

Saliente-se que apesar de o Sr. Presidente da Câmara dizer que este é um Orçamento de contenção, não estará por certo informado acerca desse termos ou do que têm sido os Orçamentos. 10 milhões de euros é um grande orçamento, dos maiores que esta Câmara já apresentou.

É um Orçamento de continuidade onde ressalta o número de 500 mil contos a receber de fundos comunitários fruto de um trabalho do anterior executivo que não se limitou a trabalhar até às eleições e deixou projectos relevantes em andamento.

Quanto a obras para o Município haverá lugar à construção de uma cantina municipal que, segundo palavras do Sr. Presidente da Câmara servirá funcionários, conjuges e filhos em idade escolar.
Questionado sobre a viabilidade de tal empreendimento e a sua factual importância, o Sr. Presidente limitou-se a dizer que é uma obra importante principalmente conjugada com o horário de funcionamento contínuo da Câmara Municipal.

Serão também colocados em todas as freguesias, sinais luminosos.
Questionado sobre o porquê, da sua necessidade e de eventuais estudos feitos, nomeadamente rodoviários e de segurança rodoviária, pouco disse. Aliás, a explicação foi sui generis pois disse que passou numa aldeia em que se viu obrigado a parar por causa de um sinal luminoso e por isso é uma boa solução.
Esta justificação não colhe sinceramente e esperamos que se façam estudos pois nem sempre sinais luminosos são sinal de maior segurança.

Está também prevista nas GOP uma verba para uma escola profissional em Vila Cova à Coelheira, não se sabendo ainda que cursos terá, será um pólo de uma outra escola, mas não disse de qual, e disse também que terá a iniciar uma turma com 10 alunos.
Não cremos que seja possível abrir uma escola com 10 alunos quando o número mínimo de uma turma são 20 alunos.

A Rota da Água, com o famoso passadiço também será uma obra a realizar assim como a mudança da Feira quinzenal e requalificação da zona da Câmara Municipal.

Também a Biblioteca Municipal irá avançar.

Além disto, várias obras e conclusão de projectos que vinham de antes serão realizados.

Esperamos que este Presidente da Câmara tenha capacidade para atrair novos investimentos e fundos comunitários pois só assim se poderá desenvolver sustentavelmente o Município.

É também já público que há possiblidade novamente de contrair novo empréstimo num valor que ronda os 550 mil euros, facto este que é relevante tendo em conta que a maioria das Câmaras do País está inibida de o fazer. É mais uma prova da sanidade financeira desta Câmara.
No entanto esperamos que apenas se pondere recorrer a este financiamento caso se garantam formas de o financiar, à semelhança do que o anterior Presidente da Câmara fez.

O Sr. Presidente da Câmara teve sempre uma toada pouco tolerante para com as dúvidas e questões que se lhe colocaram ao longo da reunião o que se lamenta profundamente.
Também em relação à actividade municipal se limita a mandar ler as obras que foram realizadas não falando um só minuto sobre o assunto.

Saliente-se por fim a presença de alguns cidadãos, bem como da Rádio Escuro, e da participação de um deles finda a Ordem do Dia. Gostávamos que esta fosse a regra e não a excepção.

6 comentários:

Tribuna Laranja disse...

"É um Orçamento de continuidade onde ressalta o número de 500 mil contos a receber de fundos comunitários fruto de um trabalho do anterior executivo que não se limitou a trabalhar até às eleições e deixou projectos relevantes em andamento."

São só 8oo mil euros (160.000 contos) que em principio faltam vir. Pois normalmente estes numeros estão muito inflacionados e dão jeito que assim seja.

PTM disse...

Isso não sei, o que sei é o que está no plano e é inequívoco.
Como inequívoco é que o anterior executivo trabalhou para o futuro do Concelho.

Anónimo disse...

Este Miguel Magalhães não deve ter ouvido o que o Prof Jo´se Luis do PSD disse na AM , Os funcionários da CM que querem fazer politica lá dentro devem ter a coragem de se candidatar em eleições . Vai sendo tempo de trabalhar é para isso que lhe pagam e nao para nao fazer nada e apenas intriga politica e outra dentro do municiopio ... bem ,mas lá diz o ditado quem sai os seus ......

Anónimo disse...

Ultima edição do notícias do Paiva …
O Jornaleiro F Bonito no seu melhor …
Folha de couve cada vez mais requintada …
O actual presidente da Câmara é um Deus … o homem ainda está em estado de graça … mas …. Enfim …. Tudo certo … tudo bem pensado … no passado não era assim ..
F Bonito ressaibiado

Quanto ao relato da Assembleia Municipal ….. o habitual do jornaleiro habitual …

Não viu , ou não lhe contaram as criticas e os reparos feitos às propostas do PC , criticas vindas mesmo da bancada do PSD . Esqueceu-se ?!!! Ora aqui está a sua independência

Também não lhe contaram aquela em que o Presidente da Assembleia Municipal repreendeu o chefe de serviços por causa da acta que tinha omissões graves e que foi obrigado a corrigir …porque queria esconder as vigarices que tem feito
Conte a verdade às pessoas …
Há uma regra do jornalismo que o senhor devia saber , mas também não admira o senhor não o é …
Quando não se esteve e não se tem a certeza das coisas o melhor é não escrever …
A culpa não é sua é de quem neste país deixa que qualquer um tenha um jornal para si para os amigos …

Zeca Sá eleito presidente dos aviões …
O que é que isso tem a ver com V N Paiva … aHHH é seu amigo , já me esquecia …

Anónimo disse...

Hoje estou um pouco mais lúcido e quero pedir imensa desculpa.
Finalmente consegui uma dose!!!
E era isso que me transtornava. Afinal que tenho eu a ver com o facto do Presidente ser um Deus e de chamar ao senhor Bonito jornaleiro ?
Que ele não é jornalista toda a gente sabe, mas que faz o papel muito melhor do que muitos jornalistas, isso não tenho dúvidas.
Agora, enquanto dura o efeito da dose, depois...
Peço desculpa. Não fui eu que escrevi neste blog. Foi o diabo por mim... maldita Pasta... E até o Zé dos aviões veio à baila. Pobre homem, ele que até vive em Coimbra e que eu saiba é baixinho mas tem os tomates no sitio.
Ajudem-me, ajudem-me, está acabar o efeito e quero continuar a ser anónimo.

Anónimo disse...

Hum!!!
Cheira-me a anónimos a mais...
Ou será que !!!