quarta-feira, maio 10, 2006

Comissão de menores instalada em sanitário - notícia do JN

AComissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Nova de Paivafunciona no pavilhão dos sanitários públicos da vila. Os serviços estãoinstalados paredes-meias com os urinóis. E partilham a mesma entradaprincipal. Mais, dos sanitários vê-se tudo o que acontece na sala onde sereúnem os intervenientes de processos de crianças em risco."É um situação verdadeiramente chocante", protesta um membro de uma comissãode menores. "Numa altura em que se exigem enormes responsabilidades e trabalhoàs CPCJ, é indigno que um serviço local funcione naquelas condições",acrescenta.O presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, Manuel Custódio, reconhece a"falta de dignidade" do espaço. E promete arranjar um local alternativo. "Esseassunto foi discutido numa das últimas reuniões da Assembleia Municipal eficou decidido que a Câmara se empenharia numa solução adequada", explica.O autarca fala em duas alternativas possíveis um gabinete num edifício a serconstruído com verbas do "Progride", um programa destinado a financiarestruturas físicas de carácter social, ou a mudança do CPCJ para as futurasinstalações do rancho folclórico de Vila Nova de Paiva."Ali é que não pode continuar muito mais tempo, não dignifica o próprioorganismo", admite Manuel Custódio."Ninguém sai dignificado", protesta uma fonte da Comissão Nacional deProtecção de Crianças e Jovens, lembrando que são as autarquias que seresponsabilizam pela disponibilização dos espaços para o funcionamento dasCPCJ."O que se espera é que sejam locais mais ou menos acolhedores, discretos e coma privacidade adequada a casos tão delicados como são os de crianças ejovens em risco. É o mínimo que se espera", afirma a fonte, indignada com oespaço disponibilizado para a CPCJ de Vila Nova de Paiva."Num pavilhão dos sanitários públicos? Nem ao diabo lembrava. É o sítiomais impróprio, mais indecoroso e até desprezível para lá se instalar umacomissão de protecção de menores", protesta.Um funcionário da autarquia está destacado, em permanência, para a CPCJ deVila Nova de Paiva. Ontem, quando a reportagem do JN lá foi, não estavaninguém. As luzes estavam apagadas e a porta fechada.

O autor da notícia é Rui Bondoso

6 comentários:

PTM disse...

Só um esclarecimento. O Sr. Presidente da Câmara deve ter-se equivocado quando menciona a construção de um edifício com verbas do Progride pois este projecto não contempla tal coisa.
Em termos de infraestruturas apenas contempla pequenas obras em casas degradadas pertença de pessoas desfavorecidas.

Deve, por certo, ter sido um lapso, esperamos nós.

Anónimo disse...

Uma dúvida? Alguém me pode dizer quem instalou a comissão neste edifício, foi este presidente ou o anterior.

PTM disse...

Essa é uma pergunta de quem não precisa de ser esclarecido. É uma pergunta de quem sabe a resposta mas deixe que lhe diga que uma coisa nada tem a ver com a outra. A solução encontrada na altura, a título provisório, não pode ser tornada definitiva.

Não estamos a criticar o Sr. Presidente da Câmara, que até se mostrou sensível à situação, estamos a alertar para algo que é grave e merece ser solucionado.

Viperina disse...

vergonhoso!!!

só vemos vila nova de paiva nos media pelas piores razões.

Anónimo disse...

Sr. Paulo Marques,
uma pergunta? É vidente?

" É uma pergunta de quem sabe a resposta (...)"

PTM disse...

Não sou vidente mas é óbvio que quem quer que você seja já sabia a resposta.