segunda-feira, agosto 31, 2009

Mais concretamente

Temos de distinguir duas situações: a distribuição de água em "alta", ou seja, simplificadamente, as infraestruturas e transporte de água para o nosso Concelho.
A distribuição em "baixa" , está relacionada com a ligação e transporte da água até à casa de cada um de nós.
Quanto à primeira situação creio que a opinião seja, mais ou menos, unânime, que seria benéfico para o Concelho que houvesse a distribuição até ao nosso Concelho da água proveniente do protocolo com as Águas de Portugal.
Assim, chegaria mais água e com melhor qualidade, resolvendo oa grandes problemas de água que temos por cá.
Em "baixa" é que estáo verdadeiro busilis da questão. O contrato com as Águas de Portugal terá de prever também a cedência da exploração em "baixa" para a empresa, deixando-nos à mercê das suas vontades e sem poder para controlar ou aplicar os preços da água.
Resultado: os preços da água subirão exponencialmente, pelo menos triplicarão. Além disso, qualquer avaria terá de ser reportada para a empresa, e será ela a reparar ou a solucionar o problema. Assim, o que fazer aos trabalhadores da secção de águas? Incorporam-se nessa empresa? Irão para outra secção?Com certeza, com eles sabíamos que as reparações seriam rápidas, em pouco tempo teríamos o assunto resolvido. Desta forma é uma incógnita.
O protocolo com as Águas de Portugal diz claramente que , não havendo acordo para a diastribuição em "baixa", o protocolo caduca e fica sem efeito. Ou seja, tudo ou nada.
Estamos perante um tema sensível no qual o Sr. Presidente da Câmara esteve, de início, pouco ponderado mas que, face às interrogações e dúvidas dos vereadores, teve de refletir também.
Ainda temos um mês para refletir bem sobre toda esta situação e ponderar os prós e os contras.
Um mês pois, para tudo se conseguir realizar há que aproveitar os fundos comunitários, e o prazo de candidatura para esta situação encerra a 30 de Setembro.
esta é uma situação em que temos de ser cautelosos e ponderados, com politiquices à parte.

64 comentários:

Xico disse...

Está visto e revisto que os “Técnicos” tanto nas anteriores Administrações Camarárias, como na actual, são uma lástima nestes assuntos que versem a água!

O que nos resta é mudar de administradores, devem no entanto garantir aquilo que precisamos.
E como nos contractos bem elaborados, sermos indemnizados em tempo útil, se o contracto não for cumprido, em qualquer das cláusulas.

Não sendo assim, acontece-nos como em todos os fornecimentos, com incumprimentos:

EDP – falha a corrente ou temo-la a valores fora dos limites, (não temos o contratado), somos lesados, MAS NÃO SE PASSA NADA.

COMUNICAÇÕES (móveis e fixas) – falhas de linha, taxas de transferência ridículas, (não temos o contratado), somos lesados, MAS NÃO SE PASSA NADA.

ÁGUA – falhas de água, qualidade e quantidade duvidosas, (não temos o contratado), somos lesados, MAS NÃO SE PASSA NADA.

ESGOTOS – vão parar ao mar ou aos rios, muitos sem qualquer tratamento, água esta que volta a entrar na rede de abastecimento de água potável, (não temos o contratado), somos lesados, MAS NÃO SE PASSA NADA.

Veio-me agora à ideia uma publicidade de uma “instituição bancária” que por estes dias tenho ouvido e que reproduzo, sem ter a certeza absoluta das palavras utilizadas:

“As casas têm mais valor do que o seu custo”

Será que compramos pechinchas?
(Cuidado quando misturamos na mesma frase “alhos e bugalhos”)

Ou será o contrário, muitas vezes, pagamos, o que não recebemos?!
Mas não se passa nada.

Não faz sentido mudar, é se for para a mesma coisa.

PS. Um exemplo flagrante do que acima disse:
Estive desde aproximadamente as 15.00horas para enviar este comentário! “Comunicações de merda” a preço de coisa “boa”.

Laranjinha de Barrelas disse...

Caro Xico, começo a gostar de o ouvir falar! =) Quando fala assim claro! =)

Sobre esta questão da água, já dei a minha opinião na noticia anterior, e quem se quiser dar ao trabalho de saber o que penso, faça o favor de ir ler, agora este complemento é importante a nível de aprofundarmos a questão.

Só dizer aqui uma coisa ao Xico,


“As casas têm mais valor do que o seu custo”"
=)

Eu sei onde está o problema, e a seu tempo todo o povo de VNP irá saber, contudo Xico, vejo que você está lá, está perto de concluir onde sempre ESTEVE e ESTÁ o problema do não desenvolvimento do Concelho que já vem de á 20 anos atrás.

Como anónimo que sou, e como simples cidadão sem influencia politica, não vou ainda dizer onde está o cerne da questão, e peço-lhes que não me perguntem.
Haverá certamente um dia em que tudo virá ao de cima. E as pessoas serão julgadas. E quando falo de "pessoas serem julgadas", são pessoas que nem sequer imaginam.
Nestas coisas é preciso saber esperar pelo momento ideal.

Francisco Dias disse...

O problema da quantidade e principalmente da qualidade da água é efectivamente um tema que merece ser discutido. Lembro que no ano passado existiram localidades com graves problemas na qualidade da água.

A legislação é muito concreta no que diz respeito aos parâmetros a serem respeitados para a água destinada a consumo humano. O tratamento da água para consumo humano não é "um bicho de ste cabeças". O que é então necessário? É necessário exitirem Estações de Tratamento de Água devidamente dimensionados e projectados com rigor e de acordo com as características das águas captadas. Posteriormente é necessária uma monitorização adequada da qualidade da água.

Relativamente à entrega da gestão da água à empresa águas de Portugal entendo que dificilmente poderá ser benéfico.

A meu ver para a Águas de Portugal rentabilizar o investimento, quer seja em alta ou em todo o sistema o preço da água irá sempre disparar, uma vez que a capitação no nosso concelho é muito baixa em todos os meses excepto os de verão. Mesmo vendendo só em alta a factura será sempre inflacionada devido ao preço a que a Câmara teria de comprar a água.

A alternativa para o nosso concelho é ter um sistema de abastecimento de água gerido pela Câmara devidamente pensado, com recurso a captações de àguas subterrâneas e águas superficiais dependendo das localidades.

A água é um bem de todos e deve ser aplicado o príncipio do consumidor pagador mas não posso concordar que se retirem lucros de um bem que pertence a todos nós. A haver lucros que fiquem no concelho e que sejam aplicados no desenvolvimento da nossa terra.

A capital ecológica não se constroi com jardins nas rotundas e com cartazes a nomear o concelho de capital ecológica. A Capital ecológica deve ser baseada no desenvolvimento sustentável do concelho e um sistema de abastecimento de água eficiente é um passo importante no desenvolvimento ecológico do nosso concelho.

Aproveitar os recursos naturais que temos no nosso concelho em prol do concelho!

Laranjinha de Barrelas disse...

Caro Miguel,

Vejo no seu comentário uma postura admirável, uma opinião própria, e sobretudo a sua ideia/opção.
Respeito-a mas no meu ponto de vista não concordo.

Em relação ao problema da água quero dizer que é preciso distinguir 2 problemas:

o problema que existe da ETAR e da rede de esgotos/águas pluviais e ;

outro problema sobre o abastecimento de água, a qualidade e a quantidade da água que chega a nossas casas.

E é deste segundo problema que estamos a debater.

Sobre o primeiro problema não vale a pena discutir ideias pois cada um já disse o que queria em post´s anteriores.

Agora permita-me discordar em relação ao segundo problema.
O abastecimento de água.

Trocando por miúdos, o porquê de eu não concordar deve-se simples e unicamente que aquilo que você propõe não tem viabilidade económica.

"A alternativa para o nosso concelho é ter um sistema de abastecimento de água gerido pela Câmara devidamente pensado, com recurso a captações de àguas subterrâneas e águas superficiais dependendo das localidades."

Penso que isto era muito dificil de concretizar, para não falar em impossível.

Por alguma razão é que muitos concelhos da região norte e centro aderem entregam o abastecimento de água á Aguas de Portugal das Beiras.

Teria de haver um projecto que significaria a saída de muito dinheiro e conforme sabemos a situação financeira da câmara não é famosa.

Depois repare que a câmara paga anualmente uma quantia astronómica da água que é utilizada ilegalmente por muitos mas muitos particulares.
E a câmara teria de inspeccionar casa a casa todas estas ilegalidades.

Depois teriam de ser construídos muitos depósitos de água para abastecimento a certas zonas do concelho, que era mais um investimento.

A captação de águas subterrâneas penso que também não seja uma boa solução, pois a movimentação de terras, em obra, é das coisas mais caras.

Você também não concorda que o preço aumentasse, aí também não concordo, e um dos negócios que poderiam ser propostos é acordar um preço bom para ambas as partes e em trocar a câmara dispensava o alugar que tinha direito sobre o "direito superficial". (por exemplo)

Por outro lado, o aumento substancial da água iria fazer com que muitas pessoas não desperdiçassem tanta água e reflectissem mais sobre sustentabilidade ambiental.

Cump. do Laranjinha =)

Xico disse...

"…não é um bicho de sete cabeças"

Isto, do que estamos a falar, é verdadeiramente um bicho-de-sete-cabeças.

Veja-se só o que sobre estas coisas da água já se disse.

Pessoas com e sem formação, opinam sobre isto e dizem coisas muito “inteligentes”, porque razão não está o assunto ainda resolvido?

Quem tem o poder, é que não consegue fazer o que deve!

Pressionados pela falta de meios, por ideias de todo o género e feitio, por interesses políticos e económicos, tomam atitudes que se revelam uma nódoa.

Desperdiça-se a água que ainda existe no Coucão, e em muitos locais do concelho.
Fazem-se represas de saibro.
Fazem-se poços artesianos junto ao rio (a água é bombeada duas vezes, para chegar aos depósitos, de quem terá sido esta ideia, dos furos naquele local?)
Fazem-se outras coisas impensáveis, que nem chegam a ser conhecidas fora dos meandros dos serviços camarários.

E invariavelmente, todos os anos, temos esta miséria!
Este ano, chegamos ao cúmulo, de ter na rede, água vinda directamente do rio, sem sequer ser filtrada, bombada por uma auto-bomba dos Bombeiros.

A água, coisa muito complicada…!

Neste momento, também eu pressionado com a “sede”, não consigo saber como resolver o problema!

Não estou é disposto a pagar o dobro do preço da água, e não a conseguir beber (porque o sabor é horrível e o cheiro por vezes insuportável).
Para isso compro água em garrafões! Ou vou busca-la onde existe a correr de borla!

Laranjinha de Barrelas disse...

Bem, vou aqui escrever mais um pouco sobre estes problemas da água (e não só) que temos vindo a falar.

Apesar de não concordar com algumas coisas que o Xico e o Dias disseram quero salientar que fico preocupado em relação a muita coisa. Sou leigo na matéria, mas penso nas coisas, acho muito estranho muita coisa.

Primeiro que tudo, um dos principios básicos no planeamento das cidades é garantir as infraestuturas básicas ao funcionamento da malha urbana.

EDP
SANEAMENTO
ABASTECIMENTO
COMUNICAÇÕES
TRANSPORTES
REDES VIÁRIAS

são estes os principais elementos para se poder ter uma cidade a funcionar minimamente.
Quando são criados, devem ser rigorosamente bem feitos pois são os alicerces para o futuro das nossas gentes.

Agora, sabemos que no passado foram cometidos muitos erros nestes "alicerces" que falei (erros por muitos e espero que não estejam a pensar que já tou a acusar alguem!NAO!).

Já diagnosticá-mos os problemas vamos agora tentar fazer um relatório com algumas soluções.

EDP

Porque em pleno Verão por vezes falha a luz?
No inverno ainda se compreende por causa das trovoadas... mas no verão?
Se alguem puder que me explique sff

Falhar a luz é talvez uma situação normal que acontece em todo o lado.
Mas nas grandes cidades isso seria impensável, pois mal falhasse a luz era logo um furacão de assaltos, por isso eles têm os geradores para prevenir os actos de criminalidade que podem acontecer quando falha a luz.

SANEAMENTO

Já sabemos que o sistema de drenagem das águas pluviais e residuais foi feito mas mal.
Penso que os políticos já têm noção que é preciso aumentar a capacidade da ETAR.

ABASTECIMENTO

A água não chega em quantidade e qualidade.
A cãmara gasta muitos euros em água pública.(ilegalidades de particulares incluidas)
Uns apontam para a construções de novas infraestruturas, outros para a entrega do "problema" ás Águas de Portugal.

Na minha opinião não podemos pensar em fazer tudo nós, sermos independentes e auto-suficientes, pois isso seria utópico...
Penso que a solução seria por fazer um contrato bom para ambas as partes.
Tem de haver flexibilidade de ambas as partes para se chegar a um entendimento.

COMUNICAÇÕES

Já ouvi dizer que a fibra óptica ia chegar a VNP.
Quando? Como? Que identidades?
Vale a pena apostar nisto?
Deve valer...não sei...

REDES VIÁRIAS

Parece que aqui se apostou muito...
È com muita estranheza que vejo muitos terrenos sobrevalorizados, á terrenos no centro de VNP em que pedem por eles 350,000 euros...
Casas antigas com 4 paredes pedem 30,000 euros... Enfim
Um terreno em VNP custa mais do que um em lisboa porque? (depois claro que ninguem se muda para cá)

Peço desculpa se pouco sobre a noticia concretamente...
Mas como é que se pode querer fazer uma boa casa sem umas boas fundações?
Depois claro que não há desenvolvimento...

Pensem nisso... E comentem...

Abraços do Laranjinha =)

Xico disse...

Pessoal já viram uma besta irritada?
Eu nunca tinha visto! A espantar as moscas, e a espolinhar-se já...

Como seria a figura, gostava de ter apreciado.

Até parece que a gentinha que acompanhava o das feiras e ele próprio, andavam ás escondidas, incógnitos.
Até andaram a distribuir panfletos a divulgar a sua visita aos bombeiros, o que esperavam?
Era que as pessoas tapassem os olhos, quando sentissem o cheiro!

Quem me sabe traduzir:
“… lolol. Vá á m……missa.”
(merdadamissa), será? Não pesco!

É o comentário 85 a: “Novamente os cheques”

:-)

capucha disse...

O atraso de 20 anos teve um interregno de oito(8) anos, convenhamos!
Quanto à água defendo o protocolo, devendo inserir uma cláusula de salvaguarda que obrigue ao pagamento de direitos de passagem, variável de acordo com as receitas ou que "automaticamente" subtraisse ao custo da água uma certa percentagem.
Bastará um pouco de imaginação jurídica...!

Anónimo disse...

Muito paleio, muitas letras e palavras, mas resumindo, espremendo bem, dá uma ridicularia.

Se agora pago 8.00€, depois, na hipótese de triplicar o custo, vou pagar 24.00€ -5%=22.80€ ou eventualmente -10%=21.60€

Vou gastar a mesma água, e a qualidade pode ser ligeiramente melhor.

Mas não considero que aquele aumento no custo, tenha o benefício equivalente.

A imaginação jurídica é quase como a engenharia financeira, muitas vezes acaba por ter o mesmo fim que o Dias Loureiro deveria ter!

E na eventualidade da falta da água, serei indemnizado?!

E na eventualidade da variação do sabor da água (desinfectante), serei indemnizado?!

Se assim fosse ainda ponderaria a mudança!

Xico disse...

Esta malta que utiliza termos e frases dos articulados das leis, no discurso coloquial, ao falarem de maneira que os interlocutores não percebam, querem transmitir o quê?

Ex. (um só entre variadíssimos):
“Quanto à água defendo o protocolo, devendo inserir uma cláusula de salvaguarda que obrigue ao pagamento de direitos de passagem, variável de acordo com as receitas…"

Ou não dão conta da anormalidade ou “querem armar ao pingarelho”!

Cheira-me a burocratas! De que gosto pouco!

Os mais instruídos, é que têm a obrigação, digo delicadeza, de “baixar a fasquia”, para que os outros os compreendam, não o inverso!

xica disse...

ui ui afinal a maria lavadeira és tu xico. tás atrapalhadito ( a pedir socorro).

"pessoal já viram..." Socorro ajudem-meeeeeeeeeeeeeeee lololol

a Kem me xama besta eu xamo porkalhota.

ah e parabéns pela sua imaginação eheheh.

Xico leva o penico k ele ker fazer xixi. vá n te enerves vais fikar mais feio, mais porco e mais mauzao! ka medo grrrrrrrrrrrrrr

xica disse...

Xico nao é um ele, é uma elaaaaaaa, não me trokes o sexo.

xica disse...

“As casas têm mais valor do que o seu custo”"
=)

ahhahahhah deixa.me ririiiii

Este tem alguma á venda.

Xico disse...

“Assim, chegaria mais água e com melhor qualidade, resolvendo os grandes problemas de água que temos por cá.”
Que garantias têm os consumidores? É igual á que já conhecemos da EDP, certamente.

”...qualquer avaria terá de ser reportada para a empresa, e será ela a reparar ou a solucionar o problema”
No caso de ruptura, será rapidamente reparada, de outro modo estão a desperdiçar um bem que já não vendem.

“Assim, o que fazer aos trabalhadores da secção de águas?”
Um problema sério para o município, mas que se pode tornar a médio prazo, um benefício. Diminuição de pessoal.

A Câmara deveria deixar de ser o maior empregador do concelho!

Os benefícios são difíceis de quantificar.
Os prejuízos, são facilmente quantificáveis (preço/m3, pelo menos o triplo do actual)

Para se ter uma opinião concreta e fundamentada, é por isso bastante difícil.

Um argumento muito importante e que nos permite decidir, é a questão do custo.

A opção será então ficar com o fornecedor Câmara Municipal!

Xico disse...

Pelo que se nota, quem opina sobre quem não conhece, são estes (nem sei ainda bem “quens”) que, repentinamente descobriram os próprios “nomes”.

Custa-me a compreender, porque razão se indignam com comentários que não são a seu respeito, pois como o(s) próprio(s) disse(ram), nem por lá andou(aram)!

Chamei besta, a um:
“Anónimo disse... k impressão. acccccccccccccc….”, e ele o anónimo, indignou-se e veio dizer que era “Xica”:
“a Kem me xama besta eu xamo porkalhota.”.

Como classificar estas atitudes? Não sei.

Quanto ao comentário sobre as casas, e ás conclusões sobre elas tirada, denota falta de censo comum!

Quanto á água, era essencial que não tivesse o sabor que tem. Ela não está a ser "apropriada" para a "Capital Ecológica"

Cpts

Maria Papoila ( ex xica) disse...

xico pois xamaste-m besta a mim k fui eu k escrevi isso do Iacccc.... por acaso se tava como anónima nem reparei. Eu nao sou essessss sou esssa sim?

Mas afina kual é o teu problema, heimmmmmm?

a kem me trata mal eu respondo an mesma moeda. ai n duvides disso. Nao sou besta e aprende a respeitar uma senhora

assunto encerrado

Maria papoila disse...

"(nem sei ainda bem “quens”) "

Esta n percebi, acaso tens k saber é?

vá fika bem, fika em paz

Xico disse...

Era só o plural de "quem". :)

Não tenho que saber, é única e exclusivamente curiosidade, da pura.

Não sou, nem a isso tenho pretensões, a ser “BigBrother”

Para estar na onda: A paz esteja convosco!
Cpts

Xico disse...

Como está claro, já não é a água que move estes moinhos (comentários) por aqui!

Para tentar perceber, melhor, os comentários dos últimos dias, vamos então fazer um exercício, como que um jogo:

1- Xica disse...
ups. keria dizer

2- xica disse...
“Prakistamos nao sou muito dado ao k os outros possam axar…” “…Nem lá estive…”
"Mas k importância tem isto tb? ................ai."

3- Maria Papoila ( Ex-Xica) disse...
"ups,
*fadinhas merdinhas"

4- Maria papoila (ex-Xica) disse...
"Anónimo disse...
ERROS ORTOGRÁFICOS deste último"

5- Maria Papoila ( ex - xica) disse...
"Na quinta do Tio Manel"

6- Maria Papoila disse...
"Foste ver o meu perfil…”

7- Maria Papoila ( ex xica) disse...
"xico pois xamaste-m besta a mim k fui eu k escrevi isso do Iacccc...."

8- Maria papoila disse...
"(nem sei ainda bem “quens”)"

Quem corresponde a quem?
(Ressalvo que não tenho qualquer interesse nas pessoas que estão por detrás destes falsos “pseudónimos”).

Gosto bastante mais das palavras, das frases, dos enigmas, das ideias.

É nítida uma coisa: De repente surgem, não se sabe bem de onde e para quê!

Tanta referência ao mesmo termo, será que tem mel, ou m…a?

:-)

Anónimo disse...

Aqui só falta venderem detergentes

Anónimo disse...

Para quem não gosta a solução existe:
Vai dar banho ao cão!

Anónimo disse...

Permitam-me um reparo à conclusão hoje divulgada pelo jornalista da Rádio Escuro...em que o Touro estava para o candidato do PS...como a Queiriga estava para o candidato do PSD...É verdade como terras naturais dos candidatos...mas apenas isso...pq em termos politicos é muito diferente.
O PS ganhou a Junta do Touro na anterior eleição...o PSD perdeu as eleições da Queiriga. O PS substituiu o candidato do Touro, pelos vistos tinha vários, escolheu um com 41 anos e abdicou de um que ganhou as últimas três eleições (12 anos). O PSD na Queiriga teve imensas dificuldades para fazer a lista (resultando na mais fraca, quando comparada com a do PS e até CDS)e apresenta um candidato com 72 anos, que já perdeu 4 eleições, ou seja as últimas 4 eleições a que concorreu após dois mandatos como Presidente de Junta nos já longínquos inícios dos anos 80.
Há diferenças.....

Anónimo disse...

De facto este ultimo comentario do anónimo é bem verdade.
Mas ve-se que o morgado foi "tolo".
E o morgado é do touro....pior...
Entao o ano passado o PSD ganha pa camara e o PS (ferrolho) ganha no Touro e ele foi substituir o gajo que já la ganha á 3 mandatos.
Em equipa que ganha nao se mexe.
Quem ganha com isso é o CDS, o pessoal vai votar no ferrolho, como sempre votaram... pois o ano passado votaram PSD para a camara e PS para a junta do touro. Este ano vai ser CDS para a junta do Touro e CDS para a camara.

Anónimo disse...

Até o governo de Sócrates quer privatizar a empresa das águas de Portugal.

Anónimo disse...

O PSD não quer ganhar eleições, eles já têm os tachos quase todos, agora querem que os outros “dêem o coiro”.

Claro que metem muita água, o primeiro responsável é o “inaugurador mor”!

Anónimo disse...

Sou residente no concelho. Não tenho partido político. Nunca estive envolvido em política. Qd tenho oportunidade na altura das eleições vou ouvindo a Rádio Escuro. É triste a forma de fazer política em Portugal. Gostava que neste pequeno concelho se discutissem ideias e projectos para sairmos da cauda do Distrito. Não consigo diferenciar nenhum candidato à Câmara pela positiva, embora o Dr. Morgado mereça o beneficio da dúvida.
Dr. Avantino, 12 anos chegaram, o tempo dele passou. Depois um Sr. que falta a 18 reuniões, havia ser de proíbido a candidatar-se, porque eu trabalho numa empresa a ganhar cerca de 600€/mês e se faltar põe-me na rua. Já lá trabalho à 8 anos e por acaso nunca faltei.
Sr. Custódio, prometeu e não cumpriu: praia fluvial, passadisso, fábrica bio-massa, relvado do campo, feira, etc, para mim estas pessoas só têm um nome MENTIROSAS- e o concelho deve ser representado por pessoas honestas. Depois durante a sua gestão os encargos com Recursos Humanos continuam a aumentar, as cunhas não param de funcionar, a casa está a ficar sem espaço para tanta gente.
Vou-me apercebendo pelo que escrevem nos blogs, de que os funcionários não são tratados de igual forma senão vejamos: Magalhães, Soutos, familia Cocas, secretárias, Alcidias, telefonistas, etc.
Por outro as familias abastadas de barrelas têm um tratamento VIP- Farmacias, Tavares, Xiquinhos etc. Isto é grave e não respeita a Constituição da República Portuguesa.
Depois continuam a contratar pessoal que não reside no concelho-Gravissimo- os de fora são melhores. É intenção fazer o concelho de Capital Ecologica, ou seja, não habitar cá ninguém.
Só vi jantaradas, almoçaradas, passeios- estas foram as grandes obras, mas o Portuga gosta, por isso, depois não se venham queixar.
Mt mais haveria para falar, mas como amanhã não posso faltar senão o Patrão põe-me as malas à porta vou dormir.
Qt. ao Dr. Morgado pelo que tem sido dito podia ter feito melhor oposição, no entanto, como nunca governou aquela casa fica o beneficio da dúvida. Talvez seja a opção mais credível, uma vez que, os outros já tiveram uma oportunidade e demonstraram que não é isto que o nosso concelho precisa. Mas o Povo é que decide eu não vou decidir porque não vou votar, porque não me identifico com nenhuma das propostas.
Uma palavra para o Dr. Macário que é pena estar no partido errado e com pouca expressão no nosso concelho.

Maria papoila disse...

Xico tens a mania da perseguiçao! Ainda n reparas-te k kem komeçou as ofensas foste tu?


ò laranjinha xiuuuuuuuuuu, cale-se axo bem mais interessante o xico, lol.


Xico sou muléeeeeeeeeeeeee. Irraaaaaaaaaaaaaaaaaaaa e tu a dar-lhe.

Anónimo disse...

Resumindo, são todos iguais, um bando de tachistas que colocam interesses pessoais acima dos interesses do concelho e dos seus habitantes. Por este andar prevejo num futuro não muito longuinquo, Vila Nova de Paiva ser uma frequesia de Moimenta ou Satão ou mesmo Castro Daire.

Anónimo disse...

Não há dúvida que a forma de fazer política em Portugal, e especialmente no nosso concelho, só revela uma grande falta de educação por parte dos agentes politicos. Só encontro este motivo para se contractar uma Educadora de Infância.

Anónimo disse...

A educadora de infância....querem que faça o quê? ...Apenas servirá para animar/combater o tédio dos funcionários da Quinta do Tio Manel...só os meandros da sua contratação já permitiram imensas conversas/ajudaram a passar o tempo.

Anónimo disse...

Servirá também, segundo dizem, para segurar os votos, pelo menos alguns, de um ramo da familia do Sr. Custódio. Este ramo da familia parece que vai pouco na treta dele, e terá razões para isso pois sabem (sobretudo uma tia da Educadora de Infância) que o PS cumpre promessas, não faz como o Sr. Custódio que arranja tachos para os que não votam nele.
Agora,como esse tacho já está seguro é necessário arranjar outros.....e também umas obrazitas públicas...segundo dizem, é sempre a somar....e quem for burro que aprenda..e se não aprender que carregue com as bandeiras ....

Xico disse...

O comentário anónimo feito a 07 Setembro, 2009 21:23 É MAIS UMA DAS ANORMALIDADES que por aqui se lêem. Passo a explanar:

Contrata-se uma educadora de infância, porque os agentes políticos têm falta de educação!?

Como podemos classificar semelhante ideia?
Eu, não encontro outra classificação.

No entanto não deixa de ser também uma anormalidade, aceitar uma educadora, alegando vir estagiar, (mais certo será futura contratada), e ao mesmo tempo ter uma educadora de infância, diplomada, contratada como auxiliar de acção educativa há pelo menos 3 anos lectivos, ou melhor como agora se diz, Assistente Operacional.
(Só se é Educadora com o estágio já efectuado, incluido no curso).

Enquanto o primeiro, não passa de um comentário, o segundo, é da responsabilidade da autarquia, mas estão ao mesmo nível de anormalidade. Sendo que esta última não era admissível que acontecesse!

Anónimo disse...

Ó Sr. Xico...sabe se essa Assistente Operacional concorreu e se foi preterida?

Anónimo disse...

Pois....se concorreu e foi preterida poderemos estar perante mais um caso de nepotismo.

Maria papoila disse...

POis realmente isto de taxos só se vê mesmo com o Senhor custódio!

Com o senhor diogo nunca tal coisa se viu lolololololol.

ò paulo Marques nao é por isso k anseias? pelo teu tacho?

Bailha-me deusssssssssssss!!!!

Anónimo disse...

Será que o Sr. Custódio também vai "atacar/assediar" a priminha.....ou ela não é loura?

Anónimo disse...

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA:
O Sr. Custódio já sabe o que vai fazer depois de 11 de Outubro: Actor de cinema "spaguetti".
Já tem em mãos vários argumentos, mas começará por duas sequelas que prometem ter grande êxito de bilheteira:
1º Sexo, Mentiras e Viagens;
2º Os Salteadores da Câmara Perdida.
Está a tentar também comprar a possibilidade de fazer o James Bond,mas, tirando a "sorte" perante as louras, não lhe reconhecem, mesmo para sequelas spaguettis, atributos físicos convincentes, e exigiria muito investimento em duplos e montagens.

Xico disse...

Então mas, por causa da crise, a admissão de pessoal não foi suspensa?

Xico disse...

Quero ser eu a fazer a chocadeira para a “Incubadora de empresas”!

E tu o que queres ser e/ou fazer?
:-)

Xico disse...

Essa da "loura" é baixa!...

Xico disse...

Então mas aqui, em VNP, o currículo serve para alguma coisa?!

Maria papoila disse...

essa da loira lololl é porca mesmo!! Seuuuuuuuuuu sujoooooooooooooo

Maria papoila disse...

Nao xico nao serve de nada mesmo. Em vez de darem cursos aos Vossos filhos dêem-lhes é boas cunhasssssssss

Unknown disse...

Um aviso à navegação aos trabalhadores da Cambra: Aproveitem o resto das férias, pq a partir de 11 de Outubro a coisa vai doer. TINO A PRESIDENTE. Vamos lá trabalhar, Xicas, Xicos, Maria Papoilas e companhia

Laranjinha de Barrelas disse...

Maria Papoila, voce é de lisboa?

Fique sabendo que se a sua intenção é irritar-me, nao passa mesmo da sua intenção! LOL!

Eu nao me xatei-o com estas coisas =)

Voce, é uma senhora que fala das coisas, e parece-me que não é de nenhum partido, pois critica-os todos.

Será que existe por aí alguma frustação de nunca lhe terem "dado" nada?

Seja como for...


P.S. estou completamente desiludido com este blog, á uns tempos atrás até estava a gostar, e apesar de ser do PSD ate gostava de vir para aqui discutir ideias.
Mas isto agora é o caos.
É só mal dizer, só comentários destrutivos...
Falta de seriedade pela maior parte dos comentadores...
Anyway

Fiquem bem....

Cump. do Laranjinha =)

Maria papoila disse...

Voce, é uma senhora que fala das coisas, e parece-me que não é de nenhum partido, pois critica-os todos.

Olha nem sei k dizer acerca do teu comentário.

Sim neste momento sinto-me bastante frustrada com o comentário k fizes.te.

Olha lá e entao eu tenho k ser de algum partido???? E se por acaso acaso "fosse" de algum partido isso tirava-me o direito a criticar o "meu" partido?

Por favor tem dó de mimmm. Poupa-me a burrice. Nao fazes nada, nada, nada mesmooooooooooooooo o meu género de pessoa e jamais conseguiria conviver com alguem k tem semelhante forma de pensar.

Nao, nao sou de Lisboa, sou adoptada por barrelas.

Maria papoila disse...

"Será que existe por aí alguma frustação de nunca lhe terem "dado" nada? "


tenho o péssimo hábito de pedir o impossivel lololol. Enfim....feitios né?

Anónimo disse...

pois é, antes podia-se andar aqui à vontade a comentar e a debater seriamente, pois os "comentários destrutivos" ficavam-se pelo tribuna, mas eles agora parece que estão amordaçados... de maneiras que os "Xicas, Xicos, Maria Papoilas e companhia", cm não conseguem fazer comentários de jeito, mas tambem não sabem estar calados/as, entopem isto de parvoices!

um post sério e com alguns comentários de valor, rapidamente se tornou numa novela mexicana, repleta de comentarios dispensaveis!

falta-lhes o que fazer e principalmente falta-lhes bom senso.

Cpts.

Maria papoila disse...

lololo és serio demais anónimo ehehheh.

Descontrai, relaxa, curte o sommmm .

K kerem? kom bocas destas só respostas assim!!!

Anónimo disse...

isto parece uma lixeira.

Laranjinha de Barrelas disse...

Maria papoila espero que não tenha ficado triste com o meu comentário.
Olhe que se há pessoa que não leva a mal o que dizem sou eu! =)

Eu respeito a sua maneira de ser! =)
by the way

http://laranjinhapsd.blogspot.com

Anónimo disse...

Relativamente ao comentário da loura ...ele é realmente baixo/sujo...todavia penso que se adequa ao nivel:
1º Do Sr. Custódio, pois esse tipo de assuntos dominam 90% das suas conversas. Gaba-se que come "resmas" de gajas, descrevendo pormenorizadamente os actos, gestos, posições, modalidades, etc, etc...
2º Dos familiares da Educadora que, segundo dizem, tratam/julgam todas as mulheres que lidam com ele por essa bitola.
Pergunto eu agora: será que esse tipo de suspeições só deve ser utilizada para com as filhas dos outros.....

Xico disse...

Pois claro, mais concretamente, voltamos a não meter água.

Vamos falando de ninharias!

Maria papoila disse...

Puxaaaaaaaaaaaaaa, ainda bem laranjinha. Já tava a ficar com complexos. Já me tava a roer a consciência ( Maria Papoila k mázinha).

Olha tb nao digo estas coisas para ofender ninguém acredita. Se me conhecesses saberias isso perfeitamente.

Em relaçao á questão da água Xico, lamento mas a sério existem tantos outros assuntos k me xocam, magoam, revoltam, e esse n me me "excita" mesmo.

De kk forma escrevammmmmmm, muitoooooooooo pk eu gosto de vos lerrrr. Tb se aprende assim e, por vezes, ao ler-mos os comentários somos alertados para kestões k nunca nos tinham despertado interesse.

Laranjinha, Eu percebi o k kerias dizer kdo me perguntas-te se sou de Lisboa. Naooooooooooooo, nao sou esse género de pessoa, nunca, jamaisssssssssss. Nao acha nada k aki é tudo mau, k as pessoas sao pésssimas, invejosas, etc... Aliás, fika a saber k adoro esta terraaaaaaaaa, faz.m lembrar a minha aldeia e entendo perfeitamente o comportamento e forma de ser das pessoas deste meio.Tenho o dever de as compreender. Nao stresso nada, mas nada mesmo,com isso. Sou do género, VIVO MUITO BEM COMIGO PRÒPRIA.

Ai xicoooo o meu forte nao é mesmo o Português, mas " perontosssssssssssssssssssss" ...

Maria papoila disse...

Anónimo disse...
Relativamente ao comentário da loura ...ele é realmente baixo/sujo...todavia penso que se adequa ao nivel:
1º Do Sr. Custódio, pois esse tipo de assuntos dominam 90% das suas conversas. Gaba-se que come "resmas" de gajas, descrevendo pormenorizadamente os actos, gestos, posições, modalidades, etc, etc...
2º Dos familiares da Educadora que, segundo dizem, tratam/julgam todas as mulheres que lidam com ele por essa bitola.
Pergunto eu agora: será que esse tipo de suspeições só deve ser utilizada para com as filhas dos outros.....

Desculpe mas comigo o Senhor Custódio nunca fez tais conversas. Se consigo as fez é pk lhe permitiu isso. Se as faz com outras pessoas é pk elas lhe permitem isso.

Axo de tau mau gosto esse tipo de comentário.

Eu sou mulherrrrr, tive, em tempos, k me relacionar mais directamente com o senhor custódio e a mim nao me tratou dessa forma.

Lamento desiludilo anónimo

nao existirá, por aí, senhor anónimo uma pontinha de inveja????

Maria papoila disse...

"Anónimo disse...
isto parece uma lixeira.

08 Setembro, 2009 17:12"

Pois anónimo e com esse teu comentário resolves-te tudo lololol.

Mais um k nada faz para tentar alterar o k axa k tá mal.


Deixa lá anónimo tb nao parece nada a Capital ecológica e no entanto é

Anónimo disse...

Esta Maria Papoila é loura de certeza......ahahahah

Laranjinha de Barrelas disse...

"Desculpe mas comigo o Senhor Custódio nunca fez tais conversas. Se consigo as fez é pk lhe permitiu isso. Se as faz com outras pessoas é pk elas lhe permitem isso.

Axo de tau mau gosto esse tipo de comentário."

Maria, aqui são experts nestas coisas... só sabem fazer críticas destrutivas. (tirando algumas pessoas claro) =)

Concordo consigo, isto da água não me excita tambem a mim. Mas o que eu acho mais grave, nem são os temas.
Na cãmara devem fazer opçoes politicas, se nao as fizerem, depois claro que se queixam que "não desenvolvemos"...

Nesta questão da água, por 2 vezes que o presidente queria entregar o "problema" á companhia das águas de portugal, e o sr. morgado e o sr. beleza, votaram contra.

Antes noutros temas, onde é preciso TOMAR DECISÕES, o sr. avantino FALTAVA ou ABSTINHA-se. Ficava sempre empatado.

Claro que não saímos da cepa torta...
Começo achar que foi tudo de propósito para não desenvolvermos...
Enfim...

Maria papoila disse...

lololololololo sou nada loira

Anónimo disse...

O tempora! ...O mores!

minimusdodemo@hotmail.com disse...

Quis custodiet custodes?

Xico disse...

Proh pudor!

Quousque tandem?

Maria papoila disse...

heimmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm???

Xico disse...

A falta de comentários estará relacionada com a utilização da "nossa mater língua"?!

O Sr. Paulo Marques já não dá importância a este meio de discussão de ideias?

Ou esta algaraviada já não suscita interesse?