domingo, setembro 13, 2009

Plano Municipal de Emancipação Jovem - "Criar"

Um ponto prévio para apelar à serenidade dos comentadores deste blog. Em nenhuma altura restringimos comentários ou os moderámos. Fizémos questão disso para dar total liberdade aos comentadores. Contudo, apelamos para alguma contenção, principalmente no que concerne a comentários a pessoas. Pedimos desculpa por este apelo mas era importante continuar a ter um blog muito activo mas também respeitador.


Este foi um tema já aqui trazido há um ano atrás, mas que, a nosso ver, está perfeitamente presente e vamo-nos bater por o conseguir.


O Plano Municipal de Emancipação Jovem procura desenvolver uma política direccionada para a concretização de um objectivo de fixação das camadas jovens, a partir da criação de condições de acesso ao emprego e à habitação de modo a promover um Concelho que coloca as pessoas, o ser humano, no centro.
Não se trata de garantir tudo a todos, mas trata-se sim de dar a oportunidade aos jovens de viverem numa sociedade que lhes garanta uma possibilidade de acesso a um futuro que lhes permita cumprir os seus projectos de vida, as suas ambições, as suas expectativas e os seus sonhos, por forma a encontrarem a sua realização humana e profissional.
O Programa CRIAR apoia a criação de novas entidades, independentemente da sua forma jurídica, e tem como objectivos criar novos postos de trabalho, estimular o empreendedorismo na juventude e incentivar a iniciativa individual dos jovens, contribuindo assim para o desenvolvimento da economia local.

O Programa CRIAR tem sede própria, que deverá funcionar num edifício municipal construído de raiz ou readaptado, com lojas comerciais num primeiro andar e com escritórios nos andares sequentes, e ainda com pequenas oficinas construídas no exterior do edifício. O programa está aberto, por um período máximo de cinco anos, a novas entidades formadas essencialmente por jovens com idade inferior a 35 anos de idade, em situação de desemprego ou em situação de procura do primeiro emprego, ou a pessoas portadoras de deficiência, de qualquer idade, desde que se encontrem inscritas no Centro de Emprego.

O Programa CRIAR consiste assim na criação de uma forma inovadora e moderna de estruturar uma incubadora de empresas capaz de estimular a criação de novas entidades e de promover com isso o desenvolvimento e a competitividade da economia local.
O edifício deverá ter um Centro de Atendimento ao Público, um Parque de Exposições, um Gabinete de Recrutamento e Selecção de Recursos Humanos, um Gabinete de Formação Profissional, uma Loja do Jovem Empresário e um Gabinete de Inserção Profissional.
Serão disponibilizados serviços, informações, apoios estatais e comunitários aos interessados, bem como uma ligação estreita ao microcrédito e aos capitais de risco.
No final de cada ano, o Município premiará as empresas do Programa CRIAR consoante os resultados que estas conseguirem obter.

O Programa CRIAR deverá assim promover a criação de novos postos de trabalho, estimular a criatividade e a iniciativa individual, incentivar o empreendedorismo, qualificar e requalificar recursos humanos, promover os produtos regionais, dotar a economia local de uma maior capacidade competitiva, reintegrar pessoas com deficiência e grupos de risco e estreitar ligações entre diversas organizações, institutos, estabelecimentos de ensino, empresas e indústrias.

Só assim evitamos o êxodo dos nossos jovens parao estrangeiro. Seria um bom começo para o nosso Concelho.
Conseguiríamos apoios e financiamentos para a construção, e, parao apoio logístico, com alguma racionalização dos meios e das pessoas que trabalham para o Município, e com parcerias com as associações, com certeza conseguimos ter tudo a funcionar sem ser necessário grandes recursos humanos ou monetários.

12 comentários:

Anónimo disse...

Não acredito no empreendorismo em Vila Nova de Paiva.
Nem "Jovens Empresários", nem velhos, quem vão ser os malucos que vão investir aqui???
Ninguém quase de certeza.
Se alguém tivesse que investir numa empresa escolheria Viseu por 1001 motivos.
Em Viseu existem terrenos de baixo custo, e o Ruas até pagava a um empresário para investirem em Viseu da vez de aqui!(pois eram postos de trabalho que Viseu ia ganhar, e o Ruas não é burro nenhum)
Já para não falar que agora qualquer empresa tem de ter mao-de-obra qualificada e especializada...

Entre outras coisas...
NÃO FUNCIONA

Anónimo disse...

Pensando como o do comentário anterior, isto, por cá, vai ser um monte de esterco, só cá vão ficar os oportunistas, os burocratas, a chupar o sangue de quem já não se consegue mexer!...
Será verdade!?...

Mas tu contribuis com muito peso para isso mesmo!

Xico disse...

Estas ideias, DE OUTROS, transferidas para a nossa terras, sem serem alicerçadas, realmente servem para muito pouco. Sr. PM.

Não passam de termos, de conceitos, de frases.
Tal como as de há um ano, com a mesma génese, não passam de ideias!

Fala-se como se já fosse algo:
“O Programa CRIAR consiste assim na criação de uma forma inovadora e moderna de estruturar uma incubadora de empresas capaz de estimular a criação de novas entidades e de promover com isso o desenvolvimento e a competitividade da economia local.”

Parece publicidade enganosa!

Esta, é tão só a minha opinião.

JS Vila Nova de Paiva disse...

Para começar não são ideias de outros.
São ideias pensadas e elaboradas por muita gente, daqui e do resto do distrito.
E creio que estão explicadas de uma forma fácil de entender.
Não é publicidade enganosa pois é algo que queremos efectivamente implantar no nosso Concelho, de modo a dar mais estímulos à população de modo a evitar a estagnação do Concelho.
Nós não tentamos falar de projectos irrealizáveis, de sonho, falamos e apresentamos coisas concretas que poderão e serão implantadas.

Paulo Marques

Xico disse...

Cá estarei para lhes dar os parabéns ou os apupos, conforme o que achar que melhor se enquadra!

Maria Papoila disse...

As "ideias" até me parecem muito boas, aliás sao boas, mesmo que sendo de outros,Mas de repente veio-me á ideia o Projecto de Luta contra a pobreza " Crescer em Cidadania" e sinto uma enorma angustia.

" Nasceu na esperança de solucionar um elevado número de problemas sociais no Concelho, minorando, assim, o sofrimento de uma populaçao envelhecida, atenuando a falta de escolaridade, o desemprego e o emprego precário (elevado número de mulheres nao tem actividade profissional), os fracos recursos económicos, as más condiçoes de alojamento, os hábitos enraizados de consumo de alcool e outros problemas familiares...."

... ker dizer até serviu para algo, para encher os bolsos de alguns pk que os objectivos criados no projecto,esses foram eskecidos.

Tb axo k nao funcionará

JS Vila Nova de Paiva disse...

Gostava de saber que outros tiveram essa ideia.
Nós inspirámo-nos, naturalmente, nas melhores práticas de outros Concelhos, daí até as ideias serem de outros vai uma grande distância.

De qualquer forma, o importante é a ideia ser boa ou má, e ser realizável.

Anónimo disse...

Em Fim. (Ó Primeiro comentario)
É a lei do bota a baixo, se nós não acreditar-mos em nos quem é que vem de fora acreditar.
Força é importante ter ideias, teem, que ser postas em pratica e se por algum motivo essas não vingarem ha que criar outras.

Anónimo disse...

Ideias para ficarem em projecto ja chegam. ja esta-mos fartos estes 4 anos.
SE o arrependimento mata-se

Maria papoila disse...

lollolllol anónimo. Tu sabes que eu sei que tu sabes,lol, quem vai ganhar!


Vai uma apostinha que o Doutor Avantino ganha mesmo? vai?

E nao me rosnem sim?

Vá fika bem, fika em paz, risos.

Xico disse...

Se não fores tu, M.P. a acreditar nisso, mais ninguém acredita!

Tens de empurrar bastante essa ideia, para que o teu futuro tacho se concretize!

Resta-me saber se ele te vai aturar durante muito tempo, ou se te manda ir dar uma volta ao bilhar grande!

Maria papoila disse...

lololo xico. Kual tacho kerido?

Se me conhecesses verias que, tadita, nunca procurei, nao procuro, nem procurarei tachos.

Mas ok até te entendo, porque realmente, aqui neste concelho vejo sim, a maioria das pessoas k se mete nestas "brincas" é por isso mesmo, por um tacho.

Pois xico, concerteza será isso k procuras, um tacho. Caso contrário nao axarias que eu tenho essa intençao.

bjoka