segunda-feira, setembro 14, 2009

Plano Municipal de Emancipação Jovem - "Habitar"

O Programa HABITAR visa facilitar o acesso dos jovens à primeira habitação.
De facto, um dos indicadores que permite avaliar e conhecer de modo mais adequado a realidade do tecido social de um Concelho é o número de jovens que nele reside.

Por isso, é necessário criar as condições necessárias para as camadas jovens poderem nos seus municípios de origem atingir a sua emancipação, de modo a poderem aí iniciar uma vida própria, sem precisarem de partir na busca dessas oportunidades para as grandes cidades de Portugal, da Europa e do Mundo.

Deste modo, o Programa HABITAR deve promover:

A criação de Cooperativas Municipais de Habitação Jovem, através de contratos onde, por um lado, a Autarquia assegura a aquisição e infra-estruturas dos terrenos e o apoio técnico necessário e, por outro lado, os promotores se comprometem a construir habitações de qualidade a preços inferiores aos praticados no mercado livre.
A preços controlados.
Esta será a parte mais difícil de conseguir, contudo, será uma aposta para o futuro. Pode ser que, mais cedo ou mais tarde isto se consiga.

A Discriminação positiva nas taxas e licenças a aplicar sobre as habitações de indivíduos ou casais jovens com idade inferior a 35 anos;

Aproveitamento dos centros históricos para promover a habitação jovem, a partir da isenção de taxas e de licenças aos jovens que pretendam habitar casas localizadas nos centros históricos;

Isenção total de taxas e licenças na reconstrução de habitações abandonadas e degradadas;

Estas duas medidas complementam-se de sobremaneira, estando a segunda já presente no programa Municipal do Partido Socialista.

O executivo PS que comandou os destinos do Concelho durante oito anos deu um passo importante neste sentido ao disponibilizar lotes de construção para casais jovens.
Foi um passo, agora, é preciso dar outros e não deixar esmorecer essa vontade que já existiu no concelho.
Os lotes para casais jovens foram abandonados pelo Sr. Manuel Custódio. É nosso dever re implementá-los, publicitá-los, e colocá-los à disposição dos jovens deste Concelho.

10 comentários:

Xico disse...

“O executivo PS que comandou os destinos do Concelho durante oito anos deu um passo importante neste sentido ao disponibilizar lotes de construção para casais jovens.”

Eu acrescento:
E no local contíguo construiu casas novas para famílias “pseudo-carenciadas”!

Pessoas, algumas, que as têm para passar férias, outras que delas não são necessitadas, outras ainda que delas não são merecedoras.

Para documentar o que digo:
Veja-se as casas, entregues, que por lá estão totalmente fechadas;
Veja-se os veículos que por lá estão estacionados todos os dias;
Repare-se em casas construídas noutros locais da vila, por famílias “carenciadas”, que continuam a usufruir da referida habitação no bairro;
Veja-se a vida, depravada, que levam alguns dos residentes, no referido bairro.

Se é isto o Socialismo, ou Social Democracia, NÃO GOSTO!

JS Vila Nova de Paiva disse...

A pensar assim nada se faria.

O bairro foi uma grande obra neste Concelho.
Agora, se as casas estão mal atribuídas há que reclamar, com certeza.
São os serviços de acção social da Câmara que devem actuar.
Mas não é por poder haver um ou outro caso que está mal, que toda a obra é má.
Eu diria mais, aquele bairro pode e deve ser o orgulho social do Concelho.
Temos sempre de querer mais e melhor e não nos conformarmos com o que existe.

Prakistamos disse...

Claro, óptimos serviços prestou à autarquia, a sua colega de profissão, no gabinete de acção social da CM, assim como o restante ”staff”.

E reclamar não serve de nada, esses serviços são sempre os donos da verdade, mesmo que as razões dos reclamantes sejam óbvias e flagrantes. Para os sensibilizar é preciso andar sujo, roto e ser pedinte.

Serve o presente comentário, para que quando chegar a sua vez de participar mais directamente nos destinos deste Município, esteja atento a casos necessitados, e muitas vezes não declarados, por questões de dignidade.

Quanto à obra, em si é de louvar.

Anónimo disse...

Casas novas, equipamentos sociais, para quê !?, viva a capital ecológica e o esgoto a céu aberto! isto sim! é obra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Devia ser "Plano Facilitar"
Eu facilito
Tu facilitas
...
Vós comprais!
...
NÃO GOSTO! Algumas ideias mais "a sério", pode ser?

Anónimo disse...

O comentário anterior é de certo, de um dos que vive á custa da sociedade, se calhar querias mais outra para os filhos!

As pragas deviam ser combatidas, dizimadas!

Anónimo disse...

então vamos combater a praga já no dia 11 de outubro. fora com eles já chega de 4 anos de devastação

Anónimo disse...

Por falar em pragas, uma de outro género, mas também com interferência no que se está a comentar, até já saiu, nem foram preciso eleições, mas parece que para lá quer voltar. Vai na lista do CDS!

Enquanto lá esteve, só fez borrada, agora quer ir completar a “pintura”

Não te esqueças de lhe dar o apoio!

Anónimo disse...

Abaixo com as pragas seja qual for a cor! não estou a apoiar ninguém, nem cores politicas!!!!!!!!!! Só a verdade! E só com verdade o Concelho pode sair do marasmo!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Abaixo com as pragas seja qual for a cor! não estou a apoiar ninguém, nem cores politicas!!!!!!!!!! Só a verdade! E só com verdade o Concelho pode sair do marasmo!!!!!!!!!!