Qual o nosso espanto, quando a lista do PSD concorrente à Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, encabeçada pelo Sr. Manuel Custódio, escolhe como mote da sua campanha Vila Nova de Paiva “Capital Ecológica”. Não poderíamos estar a ver bem, haveria um engano de certeza...
Será que a campanha do PSD vai passar por dizer que o PS fez um excelente trabalho, em particular na área do ambiente, e transformou o nosso concelho em Capital Ecológica???
Será que a campanha do PSD vai passar por dizer que o PS fez um excelente trabalho, em particular na área do ambiente, e transformou o nosso concelho em Capital Ecológica???
Ou será que quererá dizer que vai transformar Vila Nova de Paiva numa Capital Ecológica??? O que não fará de todo sentido, porque então vejamos:
- Capital Ecológica, indo à definição do termo “Ecologia”, pressupõe todo um equilíbrio entre os ecossistemas e um equilíbrio ambiental de modo a que a seja preservado todo o espaço envolvente permitindo a todo o ecossistema desenvolver-se de forma natural de forma a que seja atingido o equilíbrio no meio;
- O desenvolvimento, faz com que os ecossistemas sejam alterados, a intervenção humana, traz obviamente desequilíbrios à evolução natural dos ecossistemas alterando a harmonia natural dos mesmos, há então que minimizar os danos e tentar repor esse equilíbrio;
- Neste dois mandatos do Partido Socialista houve uma intervenção acentuada na área do ambiente, o que permitiu e aproveitando o mote, transformar o Concelho em “Capital Ecológica”.
- Foram encerradas as lixeiras a céu abertos, até então existentes;
- Optou-se por um sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU) que além de serem enviados para aterro (solução ambientalmente correcta) passou a fazer a recolha selectiva dos mesmos;
- Foram construídas novas ETARs, de forma a que existisse um tratamento correcto das águas residuais, chegando mesmo ao tratamento terceário das mesmas, não danificando e preservando os ecossistemas dos nossos rios;
- Foram realizadas alterações à rede se saneamento, de forma a que esta funcionasse de forma adequada e que as águas residuais não sujeitas a tratamento afectassem os nossos solos e perturbassem consequentemente os ecossistemas;
Estes são alguns dos exemplos do que a “Força” socialista fez nestes últimos anos neste nosso concelho, na área do ambiente e que o desenvolvimento tenha acontecido mas de forma sustentada, como é exigido actualmente, transformando o nosso concelho aquilo a que agora chamam de “capital ecológica”. O ambiente foi e continuará a ser de certeza, uma das maiores preocupações do executivo socialista.
Será que o PSD quer fazer este reconhecimento ao Partido Socialista e aos seus candidatos, ou simplesmente se enganaram e utilizaram o conceito por soar bonito???? desconhecendo o significado do mesmo?
A dúvida mantém-se.
1 comentário:
Bastante louvável alguns feitos realizados em pró do Património Ambiental. Porém, ainda existem muitos mais para serem realizados. Para começar, existe um enorme vazio na área da educação e sensibilização do Património Cultural, neste caso mais especificamente na área do Património Ambiental.
Em lugares pequenos, como Vila Nova de Paiva, e extremamente necessário fazer chegar as populações medidas de educação e sensibilização, para evitar algumas das situações abaixo:
- Reflorestamento com espécimes que não são autóctones. O mesmo se aplica à agricultura.
- Nas freguesias, a reciclagem é quase que inexistente sem contar com o número insuficientes de eco pontos.
- Utilização de pesticidas junto as nascentes, linhas d’água, ribeiros, rios, etc.
- Inexistência de produtos locais com qualidade diferenciada e segurança alimentar
- Ausência de projectos na área das Energias Renováveis.
- Resíduos de construções despejados nas encostas e em terrenos baldios.
- Construções em zonas verdes.
- etc.
O Património Ambiental é uma matéria bastante vasta e muito complexa, existindo para isto técnicos e empresas especializadas que deveriam ser consultadas e respeitadas. Toda a decisão final em relação a qualquer Projecto Ambiental deveria ser tomada por um técnico e nunca por um político.
Como já mencionei, As medidas realizadas são louváveis mas não devem ficar limitadas somente a estas sendo necessário muito mais.
Por favor, apelo a todos os senhores políticos que não brinquem com o ambiente e tenham cuidado com o tipo de propaganda que fazem.
Enviar um comentário