Um ponto prévio para apelar à serenidade dos comentadores deste blog. Em nenhuma altura restringimos comentários ou os moderámos. Fizémos questão disso para dar total liberdade aos comentadores. Contudo, apelamos para alguma contenção, principalmente no que concerne a comentários a pessoas. Pedimos desculpa por este apelo mas era importante continuar a ter um blog muito activo mas também respeitador.
Este foi um tema já aqui trazido há um ano atrás, mas que, a nosso ver, está perfeitamente presente e vamo-nos bater por o conseguir.
O Plano Municipal de Emancipação Jovem procura desenvolver uma política direccionada para a concretização de um objectivo de fixação das camadas jovens, a partir da criação de condições de acesso ao emprego e à habitação de modo a promover um Concelho que coloca as pessoas, o ser humano, no centro.
Não se trata de garantir tudo a todos, mas trata-se sim de dar a oportunidade aos jovens de viverem numa sociedade que lhes garanta uma possibilidade de acesso a um futuro que lhes permita cumprir os seus projectos de vida, as suas ambições, as suas expectativas e os seus sonhos, por forma a encontrarem a sua realização humana e profissional.
O Programa CRIAR apoia a criação de novas entidades, independentemente da sua forma jurídica, e tem como objectivos criar novos postos de trabalho, estimular o empreendedorismo na juventude e incentivar a iniciativa individual dos jovens, contribuindo assim para o desenvolvimento da economia local.
O Programa CRIAR tem sede própria, que deverá funcionar num edifício municipal construído de raiz ou readaptado, com lojas comerciais num primeiro andar e com escritórios nos andares sequentes, e ainda com pequenas oficinas construídas no exterior do edifício. O programa está aberto, por um período máximo de cinco anos, a novas entidades formadas essencialmente por jovens com idade inferior a 35 anos de idade, em situação de desemprego ou em situação de procura do primeiro emprego, ou a pessoas portadoras de deficiência, de qualquer idade, desde que se encontrem inscritas no Centro de Emprego.
O Programa CRIAR consiste assim na criação de uma forma inovadora e moderna de estruturar uma incubadora de empresas capaz de estimular a criação de novas entidades e de promover com isso o desenvolvimento e a competitividade da economia local.
O edifício deverá ter um Centro de Atendimento ao Público, um Parque de Exposições, um Gabinete de Recrutamento e Selecção de Recursos Humanos, um Gabinete de Formação Profissional, uma Loja do Jovem Empresário e um Gabinete de Inserção Profissional.
Serão disponibilizados serviços, informações, apoios estatais e comunitários aos interessados, bem como uma ligação estreita ao microcrédito e aos capitais de risco.
No final de cada ano, o Município premiará as empresas do Programa CRIAR consoante os resultados que estas conseguirem obter.
O Programa CRIAR deverá assim promover a criação de novos postos de trabalho, estimular a criatividade e a iniciativa individual, incentivar o empreendedorismo, qualificar e requalificar recursos humanos, promover os produtos regionais, dotar a economia local de uma maior capacidade competitiva, reintegrar pessoas com deficiência e grupos de risco e estreitar ligações entre diversas organizações, institutos, estabelecimentos de ensino, empresas e indústrias.
Só assim evitamos o êxodo dos nossos jovens parao estrangeiro. Seria um bom começo para o nosso Concelho.
Conseguiríamos apoios e financiamentos para a construção, e, parao apoio logístico, com alguma racionalização dos meios e das pessoas que trabalham para o Município, e com parcerias com as associações, com certeza conseguimos ter tudo a funcionar sem ser necessário grandes recursos humanos ou monetários.