sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Isto é que é Capital Ecológica?

Nós já sabíamos, e na altura certa o dissémos, que o título Capital Ecológica, servia tanto como nada. Aliás, conforme o Presidente se lembrou desse título poder-se-ia ter lembrado de outro qualquer, a validade seria a mesma.

Sabíamos também que este título (auto proclamado) poderia também servir para, em nome da ecologia, nada fazer no Concelho, e isso confirma-se.
Agora uma questão:

Que raio de Capital Ecológica é esta em que nem a água se pode beber?
Não será a água (para a qual supostamente há também uma Rota) algo de extrema importância com ou sem capital ecológica?

1 comentário:

Francisco Dias disse...

A situação da água é aliás mais grave... não estamos a falar em Ecologia, mas estamos a falar em Saúde Pública. A responsabilidade de abastecimento de água à população (abastecimento em baixa) tem que ser asseguarado pela Câmara Municipal, e a qualidade da água tem que ser garantida até à torneira do consumidor final.
O Edital, que tive oportunidade de ler e com o qual não queria bem acreditar, dizia para as pessoas ferverem a água e noutros casos para adicionarem uma determinada porção de lixivia, antes de a mesma ser consumida.
O que significa que a àgua que andamos a consumir está contaminada microbiologicamente. Que tipo de microorganismos contém a água?? Podem ser vários e juntamente com o edital devia estar afixada a análise efectuada à água de forma a dar a conhecer à população a qualidade efectiva das águas que consome.
Agora pergunto. há garantia que fervendo a água, nalguns casos (eu por exemplo não sei qual é o ponto de fornecimento da minha casa) ou misturando líxiva, a qualidade da água está garantida? Não teria sido lógico proceder-se ao corte da água até o problema estar resolvido, e assegurar que ninguém corria o risco de consumir a água contaminada??
A qualidade da água de consumo é uma responsabilidade da Câmara Municipal, a sua análise e o tratamento da mesma também é da sua responsabilidade! De pouco vale dizer-se que somos a capital ecológica (seja lá o que o Sr. Presidente entende por capital ecológica) se nem a Saúde Pública a Câmara garante.

Ps: O conceito de capital Ecológica no ponto de vista desta Câmara Municipal deve estar associado à estagnação do Concelho, é uma "Boa Política" não desenvolver em nome da Ecologia. Como não se pode acusar o Sr. Presidente de ter desenvolvido o Concelho também não pode ser acusado de danificar a ecologia do nosso mesmo.
Seria interessante que o lema fosse Vila Nova de Paiva Capital do desenvolvimento Sustentável e aí eu já gostava de ver a capacidade de desenvolver políticas que contribuíssem efectivamente para o crescimento do concelho acompanhadas de responsabilidade ecológica e ambiental.

Francisco Dias