terça-feira, março 16, 2010

Assembleia Municipal

Decorreu ontem a Assembleia Extraordinária cuja ordem de trabalhos incluía a discussão e votação do mapa de pessoal, grandes opções do plano e orçamento.
Foi uma reunião acesa, bem discutida e que resultou na aprovação dos três pontos.
O mapa de pessoal, tal como se previa, gerou uma maior discussão pois quando se propõe o fim da precaridade no emprego de muitos funcionários, tal não é muito bem aceite e compreendido.
Chegaram até a dizer que era o cumprimento de promessas eleitorais quando este quadro de pessoal, os trabalhadores da Câmara não foram contratados por este Executivo.
Quanto ao Plano e ao Orçamento, não tiveram votos contra. É um plano arrojado e ambicioso, que tem de refletir as expectativas em torno do QREN e da possibilidade de se conseguirem financiamentos importantes.
Ao contrário do que fizeram crer, nada tem a ver com a prossecução do plano do anterior Executivo.
Aliás, é de salientar que neste Plano estão já incluídas as grandes promessas eleitorais do novo Executivo: Livros escolares grátis para o primeiro ciclo e a requalificação de toda a extensão dos rios deste Concelho (75 km).
Explicou-se que em relação ao Campo da Pedralva se está a tentar reduzir os custos, sem comprometer a obra. Tentar fazer uma boa obra, mas com responsabilidade e contenção orçamental.
A Rota da Água, em vez de ser o projecto bonito, pouco exequível e expendioso do anterior Executivo, e que apenas abrangia o Rio Paiva em Vila Nova e Fráguas, servirá para toda a extensão dos Rios Paiva, Covo e Vouga.
Além de outros investimentos importantes, está consagrada também a preocupação em cumprir com os compromissos anteriores, nomeadamente em termos de pagamentos das muitas coisas que não se pagaram anteriormente, de modo a termos uma Câmara séria e credível.

Sem comentários: