O concelho de Vila Nova de Paiva é constituído quase na sua globalidade por vivendas isoladas, estando distante da realidade dos grandes aglomerados urbanos onde a habitação quase se resume a apartamentos onde o espaço não abunda.
Esta particularidade no nosso concelho permite implantar uma Política de Gestão de Resíduos que eleja a separação dos resíduos como uma prioridade, estabelecendo metas ambiciosas nas percentagens de resíduos que entrem nas fileiras da reciclagem.
A recolha selectiva de resíduos porta a porta é uma medida que certamente iria contribuir significativamente para o aumento da percentagem de recolha de resíduos recicláveis, diminuindo consequentemente a quantidade de resíduos encaminhada para aterro.
A recolha diferenciada de resíduos deve ser uma prioridade, uma vez que ao reciclar estamos a poupar recursos, matérias-primas, estamos a poupar para a geração de amanhã.
A recolha de resíduos porta a porta pode ser feita através da marcação de dias específicos para recolha de papel, de plástico, de embalagens, de equipamento eléctrico e electrónico.
É uma Política que tem custos associados, estamos a falar de custos na obtenção de recipientes para colocar os resíduos, mas a recolha de resíduos valorizáveis também é um bom negócio de onde podem provir lucros significativos.
Um lucro é real e efectivo, que é a contribuição que um concelho que pretende ser "Capital Ecológica" pode dar na preservação do ambiente e dos recursos naturais.
terça-feira, abril 01, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário