terça-feira, março 18, 2008

Após a solidificação democrática do poder autárquico e de uma geração de políticas autárquicas que residiu na criação e na aposta clara em infra-estruturas básicas, encontramo-nos agora numa nova geração de políticas autárquicas.
Encaramos as autarquias como agentes e parceiros no Emprego, nas Politicas Sociais, na Cultura, no Desporto, no Desenvolvimento sustentado e sustentável.
É, pois, aqui que a Juventude Socialista aposta decisivamente.
Na procura das soluções necessárias para que as autarquias sejam de facto o motor de desenvolvimento que os cidadãos necessitam e ajudem a criar a qualidade de vida que todos anseiam.Temos de lutar para que seja uma realidade.
Só um concelho com uma economia viva, adaptada às necessidades locais e com uma forte índole empreendedora, permite satisfazer uma das maiores necessidades e anseios dos jovens para garantirem a sua autonomização e contribuir cabalmente para a sua emancipação, ou seja, o acesso ao Emprego e Habitação!
É fundamental criar condições para que os jovens sejam empreendedores e produzam investimentos em áreas chave, na clara contribuição para uma base económica local forte que dinamize o tecido empresarial e que, por sua vez, dê respostas às várias competências técnicas dos jovens quadros.
Consideramos que a fixação das camadas jovens nos Concelhos depende crucialmente das oportunidades de emancipação e de autonomia que cada Município proporciona.
A Concelhia da JS de Vila Nova de Paiva propõe a realização de um Plano Municipal capaz de dinamizar as condições desejadas para a fixação dos jovens no seu município de origem, evitando assim a sua fuga para as grandes cidades na busca incansável de novas oportunidades e de realização humana e profissional.
Esse plano traduz-se na implementação de dois programas que consideramos fundamentais: o programa “Criar” e o programa “Habitar”.
Só assim é que estamos a contribuir para o futuro da JUVENTUDE PAIVENSE.

3 comentários:

Unknown disse...

Boas,

Quem vive no concelho de VNP, já se apercebeu que “não há pessoas”. A população estudantil caiu a pique. A falta de emprego, obriga a muitos ex-emigrantes a optar por voltar a emigrar. Novos emigrantes a partirem (…).

O que se fez nos últimos 15 anos para se segurar os jovens e para se criar emprego no concelho?

Em minha opinião, o melhor investimento realizado no concelho nos últimos 15 anos, foi a aposta no Parque Industrial de Vila Nova de Paiva. O que seria de VNP hoje, se não tivesse este Parque Industrial?

O Parque Industrial dá emprego directo a 92 pessoas. Não estão contabilizados, os sócios-gerentes. Se não fosse a actual conjuntura económica, muito desfavorável, onde se espera que os próximos 2 anos continuem igualmente muito difíceis em termos globais, o Parque Industrial poderia dar emprego, se estivesse em velocidade cruzeiro, a cerca de 125/140 pessoas. Ou seja, passaria a ser o maior empregador do concelho, superando a autarquia de VNP.

Penso que é vital como de pão para a boca, que se alargue “ para ontem “ o Parque Industrial, pois actualmente está totalmente lotado. Que se obrigue aqueles industriais que têm lotes atribuídos, a iniciarem as obras, ou então que se faça cumprir o regulamento.

Que a autarquia crie condições e benefícios á criação de empresas. Dar preferência a pequenas empresas não poluidoras deve ser a opção correcta.

A autarquia deverá também criar condições á habitação aos jovens no concelho. Não podemos continuar a ter uma das habitações mais caras, e deixar fugir potenciais residentes para o Sátão, onde os custos da habitação são muito mais acessíveis.

Sem emprego não á pessoas. Não havendo pessoas, o comércio não “mexe”, os restaurantes ficam ás “moscas” e não se vendem jornais, sapatos, camisas e chupa-chupas

Podemos ter auditórios de luxo, bibliotecas de luxo, praias fluviais,…, mas se não houver pessoas, de que vale isto tudo?

Anónimo disse...

ouvem-se uns zum zums e vê-se por ai alguma obras duma empresa de gás natural ou gás canalizado...será verdade que estamos a chegar a civilização?
Para quando se pode esperar esse bem tao precioso?
boa pascoa
cump

JS Vila Nova de Paiva disse...

Concordamos em absoluto com as suas afirmações.
Aliás, como poderá reparar em próximos posts na continuação deste, emprego, zona industrial e habitação, são as nossas grandes preocupações.
De facto, tocou mesmo nos pontos fulcrais.
Boa páscoa